Como fazer um bom planejamento para 2021 a partir de datas comemorativas

por Rebeca Duarte Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021   Tempo de leitura: 7 minutos

As datas comemorativas têm grande influência no resultado das vendas ao longo do ano na maioria dos segmentos, especialmente no varejista. Aqui no Brasil, não faltam comemorações para sua marca encontrar oportunidades e fazer uma ação que ajude nos seus objetivos. O que você precisa, antes de tudo, é ter o entendimento sobre o que você quer alcançar.

Afinal, não adianta participar de todos os eventos do ano sem ter um planejamento bem definido. Até porque você não consegue criar uma campanha completa e eficiente para gerar resultados em cima da hora, certo?

Para ajudar você a se programar este ano com um calendário mais tranquilo e focado, aqui vão algumas dicas para definir as ações em datas comemorativas do ano.

1 – Comece sabendo que você não precisa participar de todas as datas comemorativas

Faça um levantamento de todos os feriados, datas comemorativas e eventos comerciais que podem acontecer durante o ano todo, existem vários calendários disponíveis online, alguns já focados em e-commerces, por exemplo. Selecione os principais e os secundários, ou seja, os que merecem mais grandiosidade e os que não valem tanto esforço estratégico e operacional. Para essa seleção, leve em conta os que -se conectam com o perfil da sua empresa, se algum já é tradição para seus consumidores ou você quer que seja mais associado ao que a marca tem pra oferecer..

A partir daí, divida o ano em trimestres e terá outra resposta que está sempre atrelada à questão de trabalhar eventos: com quanto tempo de antecedência devo me programar? Para datas de destaque, três meses é um bom tempo para elaborar ações mais robustas. Se for um evento menor, recomendamos que não deixe passar de um mês para definição de estratégia, estruturar a ação e trabalhar a divulgação

2 – Faça uma análise do seu histórico

Uma boa tomada de decisão estratégica está diretamente atrelada a uma análise eficiente de ações anteriores. Antes de trabalhar com uma data comemorativa, retome o que foi aplicado e quais os resultados gerados nos anos anteriores. Aposte no valor dos dados e aprendizados que sua própria marca já obteve e utilize no seu planejamento, neste processo, busque responder perguntas como:

  • As metas traçadas para a data foram atingidas em outros anos?
  • Essas metas anteriores eram muito distintas das que você busca hoje?
  • Como foi a recepção do público com a ação aplicada?
  • Quais dificuldades foram enfrentadas para implementações anteriores?
  • O tempo e abordagem de divulgação foram eficientes nas outras ações?
  • Alguns produtos/serviços se destacaram mais?

3 – Veja como o mercado e seus concorrentes atuam

Fica nítido quando uma marca faz alguma campanha ou mesmo post nas redes sobre alguma data apenas para marcar presença e não “ficar de fora” sem conseguir amarrar bem o contexto. A competitividade é válida. Estar atento ao que o mercado pede, ser visto e acompanhar os movimentos é importante. Porém, não deixe de avaliar a real adequação à sua empresa.

Para ter força diante de uma data importante para o seu segmento, a observação do que outras marcas fazem e quando começam é necessária. Além disso, vale conferir informações sobre o comportamento do público nas buscas online sobre o tema, por exemplo. Entretanto, aproveite também as lacunas que a concorrência deixa. Isso porque podem existir muitas oportunidades no calendário que não estão no radar de todos, mas ser relevante em algum mês que você poderia ter destaque com sua campanha.

4 – Invista nas datas tradicionais

Dia das Mães, Black Friday, Natal… Geralmente são datas que funcionam muito bem para todos os segmentos. E, se você não se destacar, pode perder uma oportunidade que impacta o faturamento de um trimestre inteiro. É claro que você pode trabalhar datas mais nichadas — e é muito interessante que faça isso. Mas não deixe as tradicionais de lado. Afinal, elas são mais seguras na maior parte dos casos.

Depois de definir o seu calendário de vendas, comece a pensar na estratégia de ação para alcançar seus objetivos:

Os benefícios são prioridade

O que é uma festa sem presente, não é mesmo? O consumidor quer saber quais vantagens serão oferecidas com a comemoração. A não ser que a sua campanha envolva branding, reforço de marca, de valores ou outros objetivos que não a venda, você precisa chamar atenção com descontos ou outros benefícios como frete grátis e vouchers.

Prepare intervenções e personalizações nas redes sociais

Crie uma identidade visual para essa campanha — mude avatar, capa e outros elementos. Seja visto e lembrado no dia a dia do seu consumidor para conquistá-lo.

Considere uma decoração especial se tiver loja física

Ainda que a abertura do comércio esteja parcialmente restrita em algumas regiões do país, se você conseguir chamar a atenção com seu ponto de venda, pode fazer com que esse consumidor entre ou até busque por você online apenas por ter tido contato com um destaque físico.

Aposte no e-mail marketing

A personalização do anúncio é muito valorizada pelo público digital. Inclusive, tem aumentado suas taxas de abertura e conversão desde o começo da pandemia em março do ano passado. Crie ofertas exclusivas pelo canal; faça captação de leads e aproveite para formar uma base engajada para os próximos eventos.

Agradeça e ouça feedbacks

Trabalhar o pós-venda é importante não só em datas comemorativas. O que acontece nesses casos em específico é que a pessoa pode estar com uma expectativa maior — pode se tratar de um presente, por exemplo. Por conta disso, qualquer coisa não cumprida gera uma frustração, uma experiência que arrisca a recompra, entre outras coisas. Entender o que funcionou e o que pode ser melhorado é ótimo para afinar as operações de grandes eventos.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER