Logo E-Commerce Brasil

Como fazer o gerenciamento eficaz das equipes na logística

Por: Gabriel Linden

Empreendedor desde os 14 anos, formado em Administração de Empresas pela ESPM-Sul. Com passagem em organizações do setor privado como Lojas Americanas S/A e setor público, hoje é sócio-proprietário e COO da Iluminim, e-commerce especializado em iluminação.

Pensando no universo de PMEs, devemos refletir sobre a importância do gerenciamento de equipes de todos os setores da empresa. Da mesma forma, muitas vezes vemos a Logística sendo deixada um pouco de lado e não damos a devida importância para o setor que acaba sendo generalizado todo com um só.

Refiro-me ao fato de trazermos para dentro da cultura da companhia o desmembramento e divisão de times dentro de um determinado setor. A Logística possui diversas “miniequipes” e cada uma delas deve ser gerenciada de acordo com seu número de colaboradores e seus objetivos.

Dentro disso, vamos observar a divisão de 4 pilares ou “subsetores” que fazem parte da logística: Packing (embalagem), Picking (separação), Faturamento e Armazém.

Packing

Dentro da equipe de embalagem temos, dependendo do tamanho de sua empresa, diversas pessoas que precisam ter suas metas claras e gerenciadas. Então, um(a) líder dentro deste setor que faça o gerenciamento da equipe com metas, objetivos, treinamentos e que responda por essas pessoas, é primordial para o bom funcionamento do setor. Métricas como o tempo de embalagem, o custo de cada insumo, devem estar muito claras na mente do gestor do setor para as melhores tomadas de decisão.

Picking

Temos aqui os responsáveis pela separação dos produtos no armazém para que o pedido seja enviado da maneira correta. Controlar o tempo e o tipo de processo de picking (por zona, discreto, por lote, etc.) que está sendo executado, por exemplo, deve também estar claro para o gestor da Logística, mas ao mesmo tempo, deve ser acompanhado diariamente pelo líder que cuida do setor específico que aqui falamos.

Faturamento

Regras fiscais, naturezas de operação, preenchimento e impressão das DANFES. Essas são apenas algumas tarefas e assuntos existentes nessa célula da Logística. A resposta e o acompanhamento do setor devem ser realizados por um líder capacitado que, em reuniões periódicas, irá debater com seu gestor para buscar otimização em processos e melhorias.

Armazém

Para toda a empresa que trabalha com venda de produtos físicos, o Armazém é onde está localizado um de seus bens mais preciosos: o estoque. Para ter o gerenciamento correto e a execução das tarefas determinadas é necessário que se tenha um líder capacitado e que responda por esse setor. Controle de inventários, de entradas e saídas de mercadorias, cuidado da organização e outras funções devem ser desempenhadas por essa equipe.

Fica cada vez mais clara a reflexão e a necessidade de ter um líder específico para cada subsetor dentro da Logística. Ela é um mundo à parte e repleto de desafios. Em muitas empresas, é o local onde se encontram a maior parte dos colaboradores, então a divisão e o desmembramento de equipes tendo, cada uma delas, as suas metas e objetivos específicos, farão com que os objetivos macros do setor sejam alcançados.