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Como fazer seu e-commerce se destacar de forma simples e efetiva

por Thiago Sarraf Quarta-feira, 27 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Não é novidade para ninguém que o e-commerce cresce, de forma considerável, todos os anos. É esperado que o número de e-consumidores atinja um total de 2.14 bilhões de pessoas em 2021.

Enquanto o cenário fica favorável para o comércio, muitas lojas ainda têm dificuldades em alcançar o sucesso. Existem muitos fatores que podem atrapalhar na lucratividade do seu negócio, mas um dos maiores deles é a concorrência.

Mesmo que você tenha um ótimo produto para vender, o número da concorrência faz com que seja difícil sua loja se destacar. Por isso, encontrar maneiras de se destacar de seus competidores, é essencial para que sua loja consiga aproveitar o crescimento do mercado de e-commerce.

Crie propostas de vendas memoráveis

Os seus produtos são o melhor jeito de diferenciar a sua loja. Existem diversas lojas que vendem roupas infantis, por exemplo, mas seus produtos precisam de um diferencial que os faça se destacarem.

Pesquise seus concorrentes e entenda como o seu produto fala com o seu público alvo. Ter produtos que sejam os diferenciais da sua loja não significa que seu produto precisa ser inovador e nunca antes visto no mercado. Mas, sim, que seus produtos precisam ter algum tipo de diferencial em relação aos de seus concorrentes.

Seja a qualidade ou proposta dele e até mesmo opções de pagamento e envios são considerados diferenciais. Cuidado na hora de oferecer condições de pagamento e frete grátis, por exemplo. Esses diferenciais não podem simplesmente ser “oferecidos” sem planejamento ou seu e-commerce vai perder dinheiro.

Envolva-se em causas significativas

Com o público cada vez mais nichado, é possível que o diferencial da sua loja seja as causas em que estão envolvidas.
Por exemplo, produtos veganos ou sem testes em animais.

Com a causa de maus-tratos em animais ficando em evidencia e o veganismo se popularizando, sua marca já tem determinado peso com o nicho de pessoas preocupadas com essas causas ou adeptas a esse estilo de vida.

Ou se parte do seu faturamento é destinado a caridade, plantio de árvores, reciclagem… enfim, é importante informar as pessoas sobre as causas que sua marca trabalha em prol.

Além de ser um diferencial, pois o cliente se sente mais seguro com políticas de transparência, é uma forma de dizer para seus consumidores que sua marca apoia determinadas causas.

Investir em sites bem desenhados

Para o e-commerce, um site bem desenhado tem o mesmo papel que a vitrine de uma loja física. Deve ser atrativa, mostrar os produtos em destaque com a melhor luz e deixar uma impressão favorável para os consumidores.

Sites responsivos, com layout fluido e de fácil entendimento são os preferidos dos internautas. Afinal, ninguém quer ter que caçar o produto desejado.

Por isso, na hora de montar a sua loja, no começo é até possível optar por designs mais simples, dependendo do seu produto. Mas, não tente fazer as coisas sozinho só para economizar dinheiro, ou pedir para o primo daquele seu tio distante.

O custo de um bom layout e design da sua loja tem que entrar nos gastos iniciais do planejamento do seu e-commerce.

Vitrines mal organizadas não atraem clientes.

Impulsione vendas com provas sociais

Por provas sociais nos referimos a duas coisas:

  • Reviews
  • Marketing de influenciadores

O marketing tradicional exerce um grande papel na sua marca, mas estamos falando de internet e o marketing digital prova-se extremamente benéfico para as suas vendas.

Peça para os clientes avaliarem os produtos, deixarem seus feedbacks, positivos e mesmo negativos. Isso, além de dar mais confiança para os compradores, ajuda a esclarecer possíveis dúvidas sobre o produto em questão.

Usar influenciadores digitais para promover seus produtos também é uma boa estratégia. Além da divulgação da sua marca / produto, você ainda tem dicas de como usar e identificação do seu público com determinada celebridade.

Conclusão

Estas são estratégia simples, mas se bem utilizadas muito úteis para fazer o seu e-commerce se destacar. Muitas vezes, à procura de soluções novas, incríveis e milagrosas, acabamos nos esquecendo do básico.

Um bom planejamento financeiro e estratégico evita surpresas desagradáveis no futuro, além de melhor estruturar sua loja para mudanças. Ter uma base bem consolidada é o primeiro passo para o seu e-commerce sair na frente de muitos.

O importante é analisar o mercado, analisar seus consumidores e ter certeza que o seu e-commerce pode se destacar mesmo com produtos de alta competitividade.


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