Logo E-Commerce Brasil

Como fazer uma auditoria básica em SEO de graça

Boa parte dos empreendedores digitais e proprietários de e-commerce sabem que um website precisa ser otimizado para os mecanismos de busca, o famoso SEO. Mas o que nem todo mundo sabe é que fazer uma auditoria básica em seu website pode sair barato, e até de graça.

Abaixo, mostramos algumas ferramentas que tornam isso possível para todos aqueles que aceitem estudar um pouco e conhecer melhor os processos de SEO.

As ferramentas

Screamming Frog

O Screamming Frog é uma das ferramentas free mais conhecidas do mercado. Com a versão free, você pode baixar até 500 páginas do seu website rapidamente e sem custo.

Eu prefiro bastante o Screamming Frog por conta de seu visual e, também, por causa das ferramentas detalhadas que possui. Baixe aqui o programa.

Beam Us Up

Sendo similar ao Screamming Frog, o Beam Us Up não oferece limitação de páginas que pode carregar (mas isto dependerá de quanta memória seu computador possui) e a exportação de arquivos para o Google Drive e para o formato Excel. Clique aqui para baixar o Beam Us Up.

O que você pode fazer com estas ferramentas

As ferramentas acima podem ajudá-lo a procurar por pequenos erros, como páginas duplicadas, conteúdo duplicado, páginas que não apontam para nada e precisam de redirecionamento, códigos de resposta de servidor (200, 300, etc) e muito mais.

Hoje, vamos destacar algo que é bastante visível e relevante: o uso de title tags e meta descriptions.

Title tags ou tags de título são aqueles títulos azuis que aparecem quando se faz uma busca no Google. Eles representam o título de suas páginas e devem estar em conformidade com algumas regras.

Já as meta descriptions aparecem logo abaixo das title tags e são um breve resumo do que o usuário poderá encontrar na página. Assim como as title tags, as meta descriptions também devem obedecer a certas regras promovidas pelo Google.

1) Title Tags

Para avaliar suas title tags no screamming Frog, dê um clique em uma das páginas que aparecem na lista, e clique na aba SERP Snippet (que aparece lá embaixo na ferramenta).

Lá, você poderá ver um resultado muito semelhante tanto de sua title tag quanto de sua meta description nos resultados de busca do Google.

Abaixo, seguem algumas dicas sobre title tags:

  • Mantenha o tamanho entre 50 e 65 caracteres.
  • Use apenas um título por página (não copie e cole os títulos, eles não devem ser os mesmos).
  • Utilize uma ou duas palavras-chave, se o espaço permitir. Você pode usar separadores para cada palavra-chave, como uma vírgula, por exemplo.
  • Utilize um “|” entre as palavras-chave e o nome de sua empresa ou site.
  • Inclua um fator de geolocalização se achar necessário (Fortaleza, Ceará, ou Fortaleza – Ce).
  • Utilize abreviações: Conj., Unid, Pçs, etc. para economizar espaço.
  • Mantenha as palavras-chave o mais próximo do início da sentença.

2) Meta Descriptions

Para quem não sabe, a grosso modo, as meta descriptions são aqueles textos descritivos que aparecem abaixo do texto azul, quando se faz uma pesquisa no Google.

seo-mikael-1

 

Elas são bastante importantes, pois são o primeiro meio de contato do cliente com o seu website. Uma descrição que chame bastante a atenção do público pode fazer total diferença nos acessos de seu website.

Tenha certeza de que você não tenha meta descriptions faltando ou que elas apresentem conteúdo duplicado.

A ferramenta mostrará isso a você. As meta descriptions que estão faltando (missing), duplicadas (duplicate), que possuem mais de 156 caracteres ou menos de 70 (Over 156 characters e below 79 characters, respectivamente), abaixo de 400 pixels (below 400 pixels) e múltiplas (multiple).

seo-mikael-2

seo-mikael-3

  • Quando uma meta description tem conteúdo acima de 160 caracteres, seu conteúdo aparece truncado e a mensagem é interrompida por “…”. O mesmo acontece com as title tags.
  • Algumas outras dicas sobre meta descriptions:
  • Tenha certeza de que elas são únicas e relevantes para a página que apontam.
  • Elas devem ser escritas como um anúncio e com uma “chamada para ação” (visite agora, compre aqui, etc).
  • Não devem ter mais do que 160 caracteres (incluindo pontuação) e nem devem ter menos de 51 caracteres.. Uma margem entre 140-150 caracteres é o ideal.
  • Devem ter entre uma a duas sentenças com pontuação correta e não mais que 5 vírgulas.
  • Mantenha as palavras-chave o mais natural e o mais perto do início da sentença que puder.
  • Inclua atributos de localização, como “Fortaleza, CE”, se relevante.

Bem, esta foi apenas uma introdução sobre como fazer uma auditoria básica em SEO. Ela pode ajudar você a aprender alguns conceitos fundamentais e dá a possibilidade de melhorar suas posições na busca.

Compartilhe suas experiências e sugestões nos comentários. Até a próxima!