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Reviews: saiba como extrair dados importantes para o seu e-commerce

por Alex Teixeira Segunda-feira, 19 de março de 2018   Tempo de leitura: 8 minutos

Se você ainda tem dúvidas de como pode captar dados e através deles tomar decisões mais assertivas na sua loja, então você precisa ler esse artigo até o fim.

Muitas vezes nos baseamos nas experiências vivenciadas por outras pessoas para tomarmos alguma atitude ou, até mesmo, para realizarmos mudanças que achamos necessárias. Porém, nem sempre a realidade do outro é igual à nossa.

Falando em operação, nem sempre o que seu colega de mercado instalou na loja dele oferecerá os mesmos resultados para você e, por isso, antes de decidir qualquer alteração, atente-se às informações que já possui e as que pode captar facilmente. Os reviews, por exemplo, são uma fonte de dados para a sua loja, pois te ajudam a identificar o quão saudável está sua operação e quais pontos devem ser aperfeiçoados para vender cada vez mais.

Apresentarei em 3 tópicos exemplos simples de como você pode coletar dados a partir da opinião dos seus clientes e o que pode ser feito com eles:

Como realizar a captação de dados?

Essa pergunta é muito frequente entre os lojistas, e a resposta é bem simples: indicar ferramentas utilizadas por grandes marcas para auxiliar no entendimento do comportamento do consumidor e na obtenção de dados importantes para traçar estratégias.

O SEMrush, por exemplo, é uma ferramenta para realizar análise minuciosa para pesquisa de palavras-chaves, análise global do seu site e da concorrência — permitindo a você obter ótimos insights. Não por menos é considerada uma das melhores ferramenta para extrair dados e análises de SEO .

Outra ferramenta bem legal é o Hotjar, que fornece dados sobre a interação dos visitantes com o conteúdo do seu site. Esses dados revelam muito sobre o comportamento do usuário, podendo mostrar pontos cegos ou oportunidades para transformar o visitante em cliente. Também revela as ações tomadas pelos usuários por meio de mapas de calor, registrando suas atividades no período de navegação.

Ferramentas de reviews fazem muito sentido quando falamos em captar dados, pois é possível cruzar as informações coletadas e complementar as análises de outras ferramentas, como a Hotjar e SEMrush. Além disso, soluções robustas de reviews são capazes de gerar uma aproximação entre lojistas e clientes por meio da coleta de dados, valiosíssima para a tomada de decisões.

A La Roche-Posay, por meio de reviews personalizados, adquiriu informações riquíssimas que ajudaram a entender melhor o perfil do público de sua loja online. Ela descobriu, por exemplo, qual o tipo de pele, cabelo e a faixa etária dos consumidores. Com todos esses dados, a marca criou campanhas segmentadas a partir de estratégias de marketing mais assertivas.



O feedback dos clientes são dados valiosos!

Vamos supor a seguinte situação, muito comum no mundo físico: você deseja comprar um carro novo, mas ainda está em dúvida sobre algumas opções de modelos. Então, decide pesquisar na internet e consultar outras pessoas.

Esse comportamento já se tornou automático para nós quando queremos comprar ou contratar algo. Afinal, raramente tomamos uma decisão de compra sem antes pesquisar mais sobre o produto ou serviço e ter opinião de outras pessoas, principalmente de quem já possui o produto ou utiliza o serviço (em nosso exemplo, quem já possui os modelos de carro).

Antes de comprar o automóvel, você pesquisa sobre o conforto, se é econômico, se a manutenção é barata, se é visado para roubo, preço de seguro, etc. Se uma das opções de carro tiver muitos feedbacks negativos, certamente você não optará por ela.

O exemplo aqui utilizado deixa uma questão evidente: a influência da opinião dos consumidores na sua tomada de decisão. Isso não é diferente com seus clientes no mundo online, onde o consumidor pode decidir comprar um produto porque notou que ele possui ótimas avaliações de outros consumidores. Assim, recolher os feedbacks dos seus consumidores e utilizar esses dados auxiliarão na hora de realizar mudanças assertivas no seu negócio, pois indicarão possíveis falhas a serem corrigidas.

Uma pesquisa realizada pela consultoria TNS Research International mostra que mais de 90% das pessoas consultam antes de realizar uma compra. Sendo assim, não há controvérsias: escute seus clientes e preste atenção na experiência vivenciada com a sua empresa, pois certamente elas influenciarão outros consumidores (e futuros compradores).

Não tenha medo de dar voz aos seus clientes

Muitos lojistas têm um certo receio de trabalhar com os feedbacks dos seus clientes, pois acreditam existir um número considerável de reclamações e que isso possa refletir em suas vendas. Lembre-se, todo negócio tem pontos a serem melhorados. Por isso, os feedbacks negativos são importantes para promover melhorias, identificar possíveis falhas na operação e entender o que o seu público deseja e espera da sua loja.

Um exemplo de empreendimento que utiliza os feedbacks de seus clientes a favor do negócio é a Saldão da Informática, comerciante de produtos recertificados.

Ao iniciar o trabalho com as avaliações dos consumidores, ela aumentou a credibilidade e a confiança do site, captou informações importantes para realizar melhorias na loja e identificou dúvidas frequentes dos usuários, que impactavam na decisão de compra.

 

 

 

A opinião é algo muito pessoal e por mais que você, lojista, tente fazer o melhor para agradar o consumidor, infelizmente nem sempre será possível satisfazer a todos. Saiba usar todos os feedbacks (positivos ou negativos) a seu favor.

Ao exibir avaliações negativas, você mostra para o público a confiabilidade da loja, pois trabalha com opiniões verdadeiras de seus consumidores e se compromete a investir em melhorias.

A Loja Passarela trabalha muito bem com os reviews dos clientes (positivos e negativos), exibido-os na página de produto, inclusive. Isso facilita ao usuário filtrar as avaliações positivas mais úteis e as avaliações negativas mais úteis.

Dessa forma, ela promove uma melhor experiência para o consumidor, gerando credibilidade e facilitando na decisão de compra.



Sendo assim, a minha dica para você, lojista, é: busque trabalhar com uma ferramenta de reviews que lhe permita um alto nível de personalização, e também possibilite a captação e a importação dos dados para um CRM. Além de te auxiliar nessas tarefas, fornecerá insights visuais para criar novas estratégias a fim de alavancar as suas vendas.

 

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