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Como evitar fraudes na Black Friday?

por Felipe Cotecchia Quarta-feira, 09 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Falta pouco mais de um mês para a Black Friday, maior data promocional do varejo no país. Em 2018, segundo o relatório Webshoppers da Ebit, a Black Friday registrou faturamento de R$ 3,5 bilhões. No caso, foi responsável por 4,9% do faturamento total do e-commerce durante o ano, com ticket médio de R$ 608 — 8% a mais em comparação ao ano anterior. De acordo com a GFK Consultoria, em 2019 a data deve registrar 4% de aumento no faturamento.

Para aproveitar a data, lojistas e consumidores se preparam para picos de vendas e aquisição de produtos com melhores preços. Entretanto, ambos devem considerar que datas promocionais também atraem fraudadores — há um aumento significativo de tentativas de fraude nesta época.

É preciso tomar cuidado com a empolgação do momento para não ser alvo de armadilhas. Não é aconselhável focar apenas em performance. As tentativas de fraudes aumentam muito nessa época, balanceando o foco em conversão sem abrir mão da segurança. Os consumidores também precisam se atentar a e-mails e links com promoções. Afinal, muitas vezes são enviados por fraudadores fingindo serem lojas conhecidas para roubar dados ou incentivar compras que nunca serão entregues.

Destaco aqui 6 dicas que vão fazer diferença para os lojistas online nesta data tão importante para o varejo:

Ferramentas de repetições

Com o aumento do volume de vendas, as ferramentas que verificam repetições de transações se tornam mais poderosas. Use e abuse delas para evitar ataques. Soluções como Velocity Check identificam padrões fraudulentos e ainda garantem uma boa conversão.

Pishing

Cuidado com phishing, pois é um dos meios mais utilizados para enganar consumidores desatentos. Para o lojista, a recomendação é usar as mesmas ferramentas para mapear a concorrência com o objetivo de verificar se existe alguém usando o nome da loja indevidamente ou até desviando as vendas para outro local. Para o consumidor, a dica é ter total atenção aos endereços de e-mail e links antes de serem abertos.

Autenticações

Avalie usar a autenticação para validar as vendas, com soluções como o 3DS 2.0, por exemplo. Embora exista a ideia de que a autenticação impacta na conversão, não adianta vender muito se essas vendas vão se transformar em chargebacks, certo? Além disso, se a sua loja tem um preço melhor é natural que o consumidor se esforce mais para concretizar a compra. Neste caso, vale “sacrificar” a conversão em função da segurança, assim as vendas são mais assertivas e elimina o risco de prejuízo.

Antifraude

Tenha um bom antifraude, principalmente em situação de entrega mais rápida. Por exemplo, se um cartão foi roubado ou furtado, o antifraude vai gerar uma alerta e barrar a venda. Assim você mantém seu estoque garantido e reduz os chargebacks.

Tempo de atenção

Mantenha o seu time mais atento. Nessa época é comum as lojas contarem com equipes extras para atender a alta demanda. Entretanto, um time não treinado aumenta o risco de autorizar vendas indevidas. O ideal é mesclar essas equipes para manter um olhar mais crítico sobre as transações, principalmente nos períodos promocionais.

Tokenização

Aposte na tokenização. As formas de capturar os dados do cliente para tokenizar estão cada vez mais sofisticadas — e ajudam na identificação do portador e se de fato ele é o dono do cartão. Em conjunto com as bandeiras é possível aumentar ainda mais o potencial de conversão, além da usabilidade melhorar com “one click shop” e renovação de cartão vencido. Aproveite esta vantagem e foque em ofertas para os consumidores que já estão cadastrados de forma segura no site. É uma maneira de manter uma boa relação com o cliente e aumentar as chances de conversão sem riscos.

Uma boa Black Friday é aquela que garante um aumento de vendas reais, com redução significativa de chargebacks e mais segurança ao consumidor. O lucro acaba sendo maior e abre mais possibilidades para fidelizar o cliente, já que a confiabilidade é um dos itens fundamentais para o sucesso no e-commerce.

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