Como estar sempre um passo à frente da concorrência?

por Leonardo Rocha Quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Você está “à toa na vida” até que o concorrente vai lá e dá um pequeno passo que o coloca na mesma posição que você. Então, você fica desesperado para descobrir como recuperar sua vantagem. Depois de um tempo consegue uma solução que não é, nem de longe, a mais eficiente, mas que te dá uma pequena vantagem. Assim, o concorrente rapidamente volta a te ultrapassar e todo esse ciclo recomeça.

Já aconteceu com você?

Bem, a cena é frequente em qualquer mercado competitivo e é aí que manter estratégias melhores do que “aguardar o movimento do concorrente” faz toda a diferença. Uma oportunidade muito insignificante pode ser insuficiente para manter a concorrência longe. Para ganhar mais vantagem e alguns passinhos à frente dos concorrentes é preciso ir além. Sabe como?

Não tente ultrapassar seus concorrentes: escolha outra rota e que seja melhor

É muito simples: imagine que você e seus concorrentes tenham um e-commerce similar, onde vendam os mesmos produtos, das mesmas marcas e para o mesmo público. Sua única vantagem sobre ele é ter estoque em uma cor a mais para um dos produtos que oferece. Percebe como é muito fácil ele adquirir o produto nessa coloração e se equiparar a você?

Por isso, levam vantagens as empresas que param de olhar a mesma rota que o concorrente e conseguem, de certa forma, descobrir novos caminhos, criar atalhos que possam torná-las exclusivas de alguma maneira.

A qualidade impecável, o atendimento diferenciado, a entrega muito rápida, a personalização de produtos ou do pacote abrem vantagens melhores.

Criar sua própria rota e descobrir onde é possível ser exclusivo garante que a concorrência, no máximo, te alcance, mas leve mais algum tempo extra para ser capaz de conseguir ultrapassá-lo.

Mexa – sim – no time que está ganhando

Um bom gestor deve ter em mente que o time que está ganhando pode estar sendo acompanhado e monitorado pela concorrência. Em breve ela pode criar um cenário semelhante por mera observação e repetição.

Analisar o próprio papel no mercado, posicionamento e oportunidades e, sobretudo, torná-las reais no negócio, é algo que garante a liderança de forma simples. Enquanto o concorrente te analisa e dá um passo para alcançá-lo você já montou outro jogo.

Invista em inteligência de mercado e opte pelo marketing que te dá resultados

Conheça bem seu mercado e trabalhe com dados realistas: informações confiáveis ajudam a evitar retrabalho e redirecionamento por conta de decisões mal tomadas. Isso vale inclusive para seus investimentos em marketing que devem existir, claro, mas sem haver qualquer desperdício de dinheiro.

Ferramentas de análise de performance de campanhas de marketing podem dar visibilidade para os canais que estão contribuindo para o ROI e os que não te dão nenhum retorno. Invista nessas ferramentas, e também no bom marketing e corte ou modifique suas campanhas nos canais que não dão resultados.

Saiba a hora de baixar o preço, mas também de subi-lo

Se manter à frente da concorrência nem sempre quer dizer baixar o preço no limite, mas sim de manter boas ofertas com preços estratégicos.

Algumas vezes será mais adequado manter uma margem de lucro maior, caso o seu produto tenha um valor simbólico agregado ou caso seus concorrentes estejam sem estoque para ele. Utilizar ferramentas de precificação ajuda a acompanhar concorrentes e tomar a melhor ação quanto ao preço para manter-se na liderança.

Equilibre os custos do negócio mantendo a melhor equipe possível

É importante o gestor discernir o que é custo do que é investimento. Por exemplo: um marketing que não dá resultados pode ser um custo pela forma como ele vêm sendo realizado, mas isso não significa que dedicar algum budget para marketing seja, necessariamente, um custo. Aliás, muito pelo contrário.

Marketing que te dá retorno é investimento. Uma equipe qualificada que melhora sua relação com o cliente é investimento. Softwares e ferramentas que aprimorem a gestão e te deem informações confiáveis podem ser um belo investimento. Não comprometa seus resultados por querer economizar onde não deveria. Por outro lado, não deixe de cortar a verba onde ela realmente é uma despesa para o negócio.

Se prepare para ser surpreendido

Como assim? Pois é, assim mesmo como você leu: é preciso que a “surpresa” vinda do concorrente não seja nunca uma completa novidade para você. Isso só é possível, claro, se você se antecipar fazendo a lição de casa.

Acompanhe o concorrente de perto, mas também o mercado, como um todo, as novas tecnologias e como elas podem interferir no seu setor, além do que há de novo no mercado externo, as perspectivas para o produto que você vende e etc. Informações podem ser um bom compilado a te dar munição para que a “surpresa” nunca te pegue desprevenido, mas sim caminhando bem, confiante e ainda mais à frente do que o concorrente jamais foi capaz de chegar.

Mas, e você? Tem alguma outra tática para se manter mais bem posicionado que seus concorrentes? Compartilhe conosco!

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