Como escrever um modelo de e-mail marketing e aumentar as vendas do seu e-commerce

por Diego Carmona Quinta-feira, 04 de maio de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

O e-mail, ao contrário de muitas predições, não se tornou obsoleto com a chegada de outros meios de comunicação. Ele continua sendo uma das mais eficientes ferramentas de marketing que existem, principalmente para conquistar e fidelizar clientes em estratégias de e-commerce.

Portanto, ter um modelo de e-mail, ou vários, é fundamental para você criar um relacionamento com seus leads e clientes.

Nesse artigo, vou ensinar a como elaborar um modelo de e-mail eficiente para você usar como estrutura para suas estratégias de e-mail marketing e aumentar as vendas do seu e-commerce. Confira!

Criando uma comunicação próxima

O primeiro passo para criar um modelo de e-mail é entender que suas mensagens precisam estar sempre adequadas à linguagem do leitor.

A comunicação próxima é a melhor maneira de abordar seus leads. Uma mensagem fria é o melhor caminho para a caixa de spam. Veja algumas dicas:

Pare de falar para uma lista: não converse com as pessoas a quem você envia suas mensagens como se fossem um grupo indistinto de indivíduos. Seja mais pessoal: escreva como se estivesse falando diretamente com uma única pessoa.

Seja útil: não envie e-mail somente quando você precisa que seus destinatários realizem uma ação de compra. Ao contrário: seja útil e generoso, como um verdadeiro amigo deve ser.

Escrevendo o assunto do e-mail

O assunto do e-mail é uma das partes mais importantes, pois chamará a atenção do leitor e o fará abrir a mensagem. Confira algumas dicas:

Faça uma promessa encantadora

Se as pessoas sabem exatamente o que vão aprender, como podem melhorar a própria condição, qual a promoção do dia, como podem ser mais informadas ou ganhar uma vantagem no trabalho depois de lerem o seu e-mail, certamente vão querer saber mais.

Apenas lembre-se de fazer uma promessa que você realmente possa cumprir! Se o cliente se sentir enganado, pode dizer adeus a ele!

Escolha bem as palavras para o assunto

Palavras intimamente ligadas aos sentidos e emoções atraem a atenção dos clientes. Portanto, apelar para esse vocabulário é uma boa forma de fazê-los abrir suas mensagens.

Outro bom recurso é introduzir números e valores. Eles têm o poder de atrair os olhos que examinam um texto na tela.

Destaque os erros mais comuns

Trata-se de abordar os erros mais comuns e mais grosseiros que as pessoas costumam cometer naquele contexto específico.

Esse truque de e-mail marketing funciona porque ninguém quer fazer papel de bobo e cometer tais erros. Todos vão querer aprender a evitá-los, como por exemplo: como fugir das ciladas de promoções de Dia das Mães.

Seja específico ao escrever o assunto

Esqueça linguagens rebuscadas e artifícios inúteis. Seja simples e direto na comunicação.

Lembre-se de que o assunto é um texto objetivo. Portanto, tenha foco nas palavras que darão mais resultados em atrair a atenção. Seja bem legível e compreensível.

Realize experimentos

Não tenha medo de provar alguma coisa nova. Seja diferente dos outros. Quem se diferencia emerge e tem mais chances de vencer no campo do e-mail marketing.

Existem estruturas costumeiramente vencedoras como modelos de e-mail marketing. Entretanto, procure usá-las de forma inovadora, não abusando da imitação. As chances de a mesma pessoa receber dois e-mails semelhantes de pessoas diferentes são enormes.

Aprenda com os mestres do e-mail marketing

Uma forma de sempre aprimorar seu modelo de e-mail e mantê-lo atualizado com o que está funcionando no mercado é acompanhar quem entende do assunto e vive fazendo experimentos.

Inscreva-se nas listas de outros e-commercer’s para obter excelentes resultados de vendas e analise os assuntos de e-mail que você recebe, para descobrir os segredos e os truques que funcionam.

Escrevendo o texto do e-mail

Escrever o assunto é importante, mas não é o fim da tarefa. Se o seu assunto for bom o bastante para que o leitor se sinta atraído a abrir a mensagem, a próxima etapa é mantê-lo interessado em lê-la até o fim.

Seja breve: procure lapidar o texto do seu e-mail, pois uma mensagem longa pode tirar a atenção dos leitores. Também procure escrever em parágrafos e sentenças mais curtas.

Faça perguntas: pense que está tendo uma conversa face a face com o seu cliente. Faça perguntas, mesmo que retóricas, de forma a se aproximar mais intimamente dele.

Cuidado para não soar chato: esteja atento aos sinais que indicam que está escrevendo de forma desmotivada e chata. Vá direto ao ponto do discurso. Rompa as regras que aprendeu e crie um estilo único.

Usando o seu modelo de e-mail marketing

Após aprender a escrever um assunto atraente e um texto interessante, é o momento de cumprir com a última etapa e deixar o seu modelo de e-mail pronto para ser usado e adaptado a qualquer estratégia de e-mail marketing.

Um detalhe importante é saber que você não deve tentar vender nada antes que o seu lead esteja pronto para comprar. Uma estratégia de e-mail marketing envolve o trabalho de relacionamento com o seu lead antes de tentar vender um produto ou serviço.

Quando ele estiver pronto, tenha certeza de que a sua mensagem será convincente e adequada para ele tomar uma atitude. A inclusão de uma chamada para ação (CTA, call to action) é importante e deve ser feita da maneira correta.

Com essas estratégias, você vai criar um modelo de e-mail marketing matador e assim, fidelizar seu cliente e aumentar as vendas do seu e-commerce.

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