Com a crescente do e-commerce e do mundo digital, as plataformas de comércio eletrônico têm se tornado cada vez mais importantes para as empresas. No entanto, com tantas opções disponíveis, pode ser difícil, como encarregado de um e-commerce, tomar essa decisão sem analisar diferentes fatores.
São diversos fatores que devem ser considerados, e um deles é o SEO, pois uma estratégia sólida de otimização para mecanismos de busca pode fazer uma grande diferença nos resultados de vendas do seu e-commerce. Neste artigo, vou te ajudar a escolher uma plataforma de e-commerce pensando em favorecer o SEO do seu site.
Vale destacar que, como especialista em SEO, não posso ser ardiloso de prescrever uma plataforma específica sem entender a dinamicidade do seu e-commerce, seu plano de negócio e particularidades da sua operação.
Por isso, uma dica de ouro: entenda o seu momento de mercado, suas dores e necessidades.
Escolhendo a plataforma: fatores a considerar
Como o título deste artigo já diz, os critérios pontuados serão referentes ao SEO de forma isolada. Afinal, é claro que regras de mercado, aspectos de frete, pagamento, integrações etc. devem ser considerados, mas não serão o foco aqui. Então, vamos lá.
Flexibilidade de personalização
Uma plataforma de e-commerce que possibilita a personalização total do seu site é uma ótima escolha para o SEO. Isso permitirá que você ajuste a estrutura do seu site para atender às necessidades específicas do seu negócio e dos usuários. Além disso, uma plataforma que permite a instalação de plug-ins de SEO pode ser benéfica.
Vale a pena avaliar as opções disponíveis no mercado e que se ajustam mais ao seu cenário. Confira algumas características variáveis:
– Back-end + front-end: existem plataformas que entregam as integrações e o front-end, todos em um único lugar.
– Open Source: plataformas open source disponibilizam recursos do back-end e requerem modificações front-end e de integrações de forma terceirizada.
Além das plataformas com total personalização, existem aquelas que entregam apenas o back-end e exigem a evolução e a personalização terceirizada através de agências ou profissionais especializados na plataforma. Isso nos leva ao seguinte ponto de consideração: o seu orçamento.
Budget
Além de possivelmente contar com uma agência de evolução da plataforma, você precisará de um desenvolvedor – dependendo do porte do seu e-commerce, um time completo – para auxiliar e implementar todas as demandas internas. E isso custa.
Algumas plataformas t}em um valor fixo, mas contam com variáveis dependendo da venda e de outras implementações.
Suporte técnico
Cada um dos tipos de plataforma conta com diferentes canais para realizar o suporte, seja através de chat, ligações, abertura de ticket, e-mails etc.
Tenha em conta qual te auxilia e atende às suas necessidades com assertividade e sem um grande desgaste.
Velocidade do site
A velocidade do site é um fator importante para o SEO, pois os mecanismos de busca não só dão preferência a sites que carregam rapidamente, como consideram isso um fator de desempate. Certifique-se de escolher uma plataforma de e-commerce que ofereça uma experiência de usuário rápida e confiável e que permita realizar otimizações de performance.
Leia o conteúdo e entenda as relações entre a velocidade e o SEO
URL amigável
Um URL amigável é aquele que é fácil de entender e relevante para o conteúdo da página. Isso é importante porque ajuda os mecanismos de busca a entender do que a página se trata. Certifique-se de escolher uma plataforma que permita que você personalize seus URLs para torná-los amigáveis.
Compatibilidade com dispositivos móveis
O tráfego móvel representa uma parcela significativa do tráfego da web hoje. Certifique-se de escolher uma plataforma de e-commerce que oferece uma experiência de usuário otimizada para dispositivos móveis. Isso não só melhora a experiência do usuário, mas também pode melhorar o ranking do seu site nos resultados de busca.
Recursos de otimização de imagem
As imagens são de extrema importância para o e-commerce, mas podem prejudicar a velocidade do site se não forem otimizadas corretamente. Certifique-se de escolher uma plataforma de e-commerce que oferece recursos de otimização de imagem, como redimensionamento e compressão.
Opções de meta tags
As meta tags são uma parte importante do SEO, pois fornecem informações aos mecanismos de busca sobre o conteúdo de uma página. Certifique-se de escolher uma plataforma de e-commerce que permite que você personalize suas meta tags e etiquetas HTML para cada página do seu site.
Segurança
A segurança é essencial para garantir a proteção das informações dos clientes e evitar fraudes. Por isso, é necessário que a plataforma conte com medidas de segurança robustas, como a criptografia de dados sensíveis, a implementação de autenticação de dois fatores, o monitoramento constante de atividades suspeitas e a atualização regular de softwares e sistemas.
A confiança dos clientes na plataforma é fundamental para o sucesso do negócio, e investir em segurança é uma maneira de garantir essa confiança.
Compatibilidade com ferramentas como Google Analytics/Search Console
A compatibilidade entre plataformas e ferramentas de análise são um ponto decisivo. Afinal, é preciso metrificar resultados e entender o comportamento dos usuários e dos dados para criar estratégias inteligentes de SEO.
Enfim, uma plataforma dentro da internet é como sua loja física – precisa ser funcional, fácil de explorar e contar com todos os itens necessários para gerar uma boa experiência de venda. Você tem levado em consideração todos esses fatores para escolher a plataforma na qual sua loja virtual será construída ou migrada para?
Não esqueça de que ela precisa atingir boa parte das suas necessidades e ser flexível a mudanças.
Espero que você tenha aproveitado este conteúdo, e lembre-se, qualquer dúvida, sabe onde me encontrar!