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Como escolher o fornecedor de software como um serviço (SaaS) para as suas necessidades de e-mail marketing

por Fillipo Madella Quinta-feira, 24 de abril de 2014

Software-como-um-Serviço é amplamente usado na computação em nuvem. E quando se fala de aplicativos de SaaS, os de e-mail marketing são os mais utilizados. Cuidar dos seus negócios de e-mail em nuvem tem vantagens únicas, como os recursos e a possibilidade de pagamento baseado nas suas necessidades. Mas, como todo bom negócio, este serviço em nuvem também traz uma série de preocupações. Existem vários SaaS para se levar em conta, mas os benefícios estão diretamente ligados a empresa escolhida para prover tais serviços. Nem é preciso dizer que escolher um bom fornecedor é crucial.

Os recursos devem ser baseados nos seus interesses

As soluções de e-mail marketing tem interessantes recursos, mas a melhor maneira de encontrar SaaS que funciona para você, é pensar nas suas necessidades especificas. Por exemplo, você pode precisar de recursos básicos, como modelos, editores de HTML e respostas automáticas ou então alguns mais complexos, como conexão entre sistemas já existentes. Se o seu caso for o último, você precisará de um fornecedor com acesso API que permite a integração com bases de dados externas, programas de CRM e outros aplicativos.

Procure por Acessibilidade em Várias Plataformas

Quer você adote um software ou não, seus empregados estarão utilizando mais plataformas móveis do que nunca. Seu empregado esforçado pode começar a trabalhar em um computador Windows no escritório, mas pode preferir continuar de onde parou no Mac OS X que ele tem em casa. Também existem aqueles funcionários que transferem documentos e outros arquivos entre diferentes sistemas. Você pode acomodar essa diversidade escolhendo um fornecedor de SaaS que permite que sua informação possa funcionar perfeitamente em todos os sistemas operacionais e navegadores.

Se você não quiser fazer isso pelos seus empregados, então faça pelos seus subscritores, com os quais você se comunica através do e-mail. Seus clientes não estão sentados nos computadores esperando que sua mensagem chegue. Eles estão lá fora, explorando o mundo digital nos seus smartphones e tablets. Você precisa de uma maneira para acomodar aqueles que tem o poder de consumir a sua mensagem em seus dispositivos móveis. O mesmo nível de acesso deve ser estendido aos seus funcionários, então, se você quiser uma solução multiplataforma, exija uma boa funcionalidade móvel de seu provedor SaaS.

Tenha certeza sobre Propriedade e Privacidade de Informação

Uma das maiores preocupações da nuvem está ligada à informação e à quem ela realmente pertence – ao cliente, ao provedor de serviço ou a terceiros. Essa questão traz muita controvérsia e não é tão simples quanto pensa. Por exemplo, enquanto você pode ser dono de alguma informação na nuvem, uma grande parte dela pode pertencer a seus clientes. Quando as informações de clientes estão envolvidas, você precisa ter um cuidado especial em quem você quer manter com você.

Para proteger seus próprios ‘esconderijos’, muitos serviços oferecem informações protegidas na forma de centrais de informação criadas especificamente para atender a certos padrões. Isso é bom saber, mas você ainda pode tomar a iniciativa de descobrir como os seus dados são cuidados agora e no futuro. Isso é importante e pode ter grandes complicações se você resolver trocar de fornecedor.

Priorize a Segurança

Segurança é uma preocupação em potencial com qualquer plataforma na nuvem, e ambientes SaaS não são exceções. Quando você faz esse caminho, você essencialmente coloca suas operações nas mãos de terceiros. Como você sabe se eles estão mantendo as suas informações seguras? Não existe garantia, mas pode se tranquilizar checando alguns elementos de segurança como:

– Protocolos de Criptografia como SSH para fornecer acesso remoto seguro

– Encriptação com força de pelo menos 128bits para proteger as informações guardadas

– Instalações bem cuidadas, vigilância e outros recursos de segurança local

– Backups regulares para garantir rápida recuperação.

Pente fino nos SLAs

Contratos por nível de serviço ou SLAs são cruciais no segmento SaaS. Em poucas palavras, esses contratos definem a responsabilidade do provedor dos serviços e ao mesmo tempo, deixam você ciente do que pode acontecer. O SLA que o fornecedor passa à você é algo que você precisa olhar cuidadosamente antes de assinar com a companhia. Você precisa saber se está coberto quando algo der errado e a explicação sobre essa cobertura deve estar bem detalhada. Acima de tudo, fazer uma verificação do histórico da empresa vai te dar a confiança de que o fornecedor irá honrar o SLA.

A núvem apresenta oportunidades maravilhosas, mas nem tudo são arco-íris e raios de sol. Falhando em checar os essenciais, você pode terminar com uma situação desastrosa nas mãos. Tenha certeza de manter esses pontos em mente quando estiver procurando um bom SaaS para satisfazer as suas necessidades de e-mail marketing.

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