Quem trabalha com consultoria já deve ter ouvido essa pergunta muitas vezes e continua sendo uma dúvida dos empreendedores: como escolher a melhor plataforma de e-commerce?
Para quem está se aventurando pela primeira vez pelo mercado de e-commerce, escolher uma plataforma parece uma decisão impossível diante de tantas opções que o mercado disponibiliza. E, mesmo para quem não está satisfeito e pretende migrar, escolher uma nova é sempre uma incógnita.
Recentemente, com toda a comoção causada pela Xtech e Rakuten, o tópico de escolha de plataforma veio à tona para muitos lojistas.
Como escolher a plataforma de e-commerce?
Se o primeiro pensamento que passou pela sua cabeça na hora de escolher uma plataforma de e-commerce foi: “qual o concorrente usa?” você já está começando errado.
Afinal, quem garante que o concorrente está 100% satisfeito com aquela plataforma? Ou até mesmo que ele tenha validado todos os passos na hora de decidir qual plataforma usar?
Não existe a plataforma perfeita que atenda 100% todos os públicos, com preços acessíveis à qualquer tamanho de investimento. A plataforma de e-commerce ideal é aquela que melhor atende a todas as necessidades do seu projeto.
Por isso, de pouco adianta perguntar para mim ou para qualquer outro profissional da área qual a melhor plataforma. Pois é preciso entender a fundo seu projeto e as ferramentas que você busca em uma plataforma.
Vamos validar alguns pontos que você precisa levar em consideração na hora de contratar a plataforma:
Analisar o cenário atual
No caso de migração de plataforma, é necessário ainda pensar se o momento é propício para mudanças.
Coloque os motivos para a migração na mesa e analise se o momento compensa o trabalho que terá de ser feito.
Analisar o cenário futuro
Tudo é planejamento e isso significa que é preciso pensar nas metas futuras e tentar “prever” os cenários.
Impacto sobre os processos atuais
A migração de plataforma é um processo trabalhoso e que tem impactos no seu e-commerce.
Se for migrar, tenha certeza de que sabe dos impactos sobre suas atuais estatísticas. A queda no número de conversão, em um primeiro momento é inevitável.
Processo de compra
É preciso checar também o processo de compra que é o maior decisor de conversão do negócio.
O processo de compra é o fluxo do carrinho, checkout, pós-carrinho (informações de cadastro) e forma de pagamento. E, também, como que é a parte de comunicação pós-pedido.
Suporte
A falta de suporte ao consumidor é uma das grandes reclamações quando falamos de plataformas. Dessa forma, é importante perguntar com detalhes na hora de conhecer a plataforma. Se possível, é importante falar também com clientes dela.
Além disso, é entender como é o suporte e se eles têm muitas reclamações em aberto para não ficar na mão em momentos críticos.
Integrações
É interessante validar quais são os sistemas de EPR que vão estar integrados na plataforma:
- Sistema de CRM;
- Sistema de vendas;
- Sistema de e-mail marketing;
- Marketplace;
- Meios de pagamento;
- Meios de entrega.
Sendo assim, vamos ter aproximadamente 25 fornecedores coligados dentro dessa solução. E muitos outros pontos específicos.
Conclusão
Escolher plataforma de e-commerce é muito mais complexo do que aparenta. Isso porque são inúmeros os pontos a serem consideradas, inúmeras pessoas com que é preciso conversar e outros inúmeros fatores a serem checados.
Por isso, é preciso planejar com muita cautela. É importante conhecer a empresa, os responsáveis por ela e os métodos de trabalho dessa plataforma.
A melhor plataforma para e-commerce não são empresas que só tem clientes grandes. Isso porque você, uma empresa pequena, pode não ter a atenção necessária.
O contrário também é válido. Uma plataforma que atende apenas empresas de pequeno porte pode não ter o suporte necessário para o seu crescimento planejado.
Temos que olhar para o projeto de acordo com a sua necessidade. É preciso ser perfeccionista aos mínimos detalhes, até porque a ideia não é trocar de plataforma todos os anos.
A mudança de plataforma é um acontecimento um tanto quanto traumático para as lojas e seus gestores.
Mesmo colocando as melhores práticas de SEO, redirect e planejamento para jogo, seu e-commerce vai ter uma leve queda na conversão e faturamento.
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