Como escolher a plataforma de e-commerce?
Se o primeiro pensamento que passou pela sua cabeça na hora de escolher uma plataforma de e-commerce foi: “qual o concorrente usa?” você já está começando errado. Afinal, quem garante que o concorrente está 100% satisfeito com aquela plataforma? Ou até mesmo que ele tenha validado todos os passos na hora de decidir qual plataforma usar? Não existe a plataforma perfeita que atenda 100% todos os públicos, com preços acessíveis à qualquer tamanho de investimento. A plataforma de e-commerce ideal é aquela que melhor atende a todas as necessidades do seu projeto. Por isso, de pouco adianta perguntar para mim ou para qualquer outro profissional da área qual a melhor plataforma. Pois é preciso entender a fundo seu projeto e as ferramentas que você busca em uma plataforma. Vamos validar alguns pontos que você precisa levar em consideração na hora de contratar a plataforma:Analisar o cenário atual
No caso de migração de plataforma, é necessário ainda pensar se o momento é propício para mudanças. Coloque os motivos para a migração na mesa e analise se o momento compensa o trabalho que terá de ser feito.Analisar o cenário futuro
Tudo é planejamento e isso significa que é preciso pensar nas metas futuras e tentar “prever” os cenários.Impacto sobre os processos atuais
A migração de plataforma é um processo trabalhoso e que tem impactos no seu e-commerce. Se for migrar, tenha certeza de que sabe dos impactos sobre suas atuais estatísticas. A queda no número de conversão, em um primeiro momento é inevitável.Processo de compra
É preciso checar também o processo de compra que é o maior decisor de conversão do negócio. O processo de compra é o fluxo do carrinho, checkout, pós-carrinho (informações de cadastro) e forma de pagamento. E, também, como que é a parte de comunicação pós-pedido.Suporte
A falta de suporte ao consumidor é uma das grandes reclamações quando falamos de plataformas. Dessa forma, é importante perguntar com detalhes na hora de conhecer a plataforma. Se possível, é importante falar também com clientes dela. Além disso, é entender como é o suporte e se eles têm muitas reclamações em aberto para não ficar na mão em momentos críticos.Integrações
É interessante validar quais são os sistemas de EPR que vão estar integrados na plataforma:- Sistema de CRM;
- Sistema de vendas;
- Sistema de e-mail marketing;
- Marketplace;
- Meios de pagamento;
- Meios de entrega.
Conclusão
Escolher plataforma de e-commerce é muito mais complexo do que aparenta. Isso porque são inúmeros os pontos a serem consideradas, inúmeras pessoas com que é preciso conversar e outros inúmeros fatores a serem checados. Por isso, é preciso planejar com muita cautela. É importante conhecer a empresa, os responsáveis por ela e os métodos de trabalho dessa plataforma. A melhor plataforma para e-commerce não são empresas que só tem clientes grandes. Isso porque você, uma empresa pequena, pode não ter a atenção necessária. O contrário também é válido. Uma plataforma que atende apenas empresas de pequeno porte pode não ter o suporte necessário para o seu crescimento planejado. Temos que olhar para o projeto de acordo com a sua necessidade. É preciso ser perfeccionista aos mínimos detalhes, até porque a ideia não é trocar de plataforma todos os anos. A mudança de plataforma é um acontecimento um tanto quanto traumático para as lojas e seus gestores. Mesmo colocando as melhores práticas de SEO, redirect e planejamento para jogo, seu e-commerce vai ter uma leve queda na conversão e faturamento.Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br