Logo E-Commerce Brasil

Como entregar mais rápido e reduzir os custos com logística

Por: Evilásio Garcia

CEO e co-fundador da AgileProcess Possui larga experiência no mercado de tecnologia para logística. Formado em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), é mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Durante anos atuou com tecnologia e processos na indústria, até que em 2014 abriu sua própria empresa que tem como objetivo trazer visibilidade e automação para processos logísticos.

A logística é considerada uma das áreas mais importantes para o e-commerce, por estar diretamente ligada com a satisfação do consumidor. Em casos de entregas que não respeitam os prazos estabelecidos no momento da compra ou possuem valores de frete muito altos, a possibilidade de abandono de carrinhos ou reclamações no SAC é grande.

De todos os processos, a logística por si só representa um custo alto para o e-commerce, por englobar desde a entrega do produto pelo fornecedor, armazenagem e estoque até a entrega ao cliente final. E, quando necessário, logística reversa. Estima-se que apenas o last mile representa em torno de 28% do custo total de transporte de um produto.

Desde o boom das vendas online em 2020, os consumidores têm buscado mais comodidade e rapidez em suas compras. Para atrair esse perfil de cliente, muitas empresas estão apostando em soluções que ajudem a entregar com o menor prazo possível para conquistar esse perfil de cliente, e assim reduzir custos com logística.

E se o objetivo da sua empresa é entregar mais rápido e economizar com logística, confira algumas das soluções que podem ajudar:

Minihubs e estoques mais próximos

O aumento do interesse por entregas expressas força o e-commerce e o fornecedor a estarem mais próximos do cliente final. Dessa forma, uma opção já comum é transformar as lojas físicas em depósito para o e-commerce, minihubs focados em diminuir as distâncias entre o clique da compra e a entrega ao consumidor.

Estoques bem alinhados

Estocar produtos em grande quantidade não é uma prática adequada para quem busca reduzir custos. Isso porque produtos parados não geram lucros para a empresa. Por isso deve ser feita uma avaliação sobre as necessidades do e-commerce através de ferramentas de gestão que analisam a real necessidade da empresa.

A curva ABC, por exemplo, é uma ferramenta para categorização do estoque que determina quais produtos são mais ou menos importantes para a operação. Com ela, é possível analisar o giro de estoque dos produtos, a porcentagem que cada item representa no faturamento e sua lucratividade. Os dados coletados a partir da curva ABC podem ser de grande importância para a empresa quando utilizados corretamente, auxiliando principalmente na redução de custos.

Pontos de coleta e retirada

Realizar entregas e coletas com sucesso pode ser um desafio para algumas operações logísticas, seja pelo alto custo do frete, pela falta de comunicação com o cliente final e consequente revisitas, pelas regiões perigosas ou zonas de restrição. Umas das soluções para atender à demanda e facilitar tanto para o cliente, que ganha em praticidade, quanto para o e-commerce, que ganha em eficiência e economia, são os pontos de coleta e retirada.

Esses pontos, também conhecidos como PUDO (Pick Up & Drop Off), ficam localizados em lugares estratégicos, com grande circulação de pessoas, facilitando a entrega por parte do motorista e dando uma maior segurança para o consumidor. Conveniências, postos de gasolina, farmácias e shoppings são exemplos de espaços que podem trabalhar como pontos de coleta e retirada.

Rede de entregadores

Outra alternativa capaz de minimizar os custos e agilizar as entregas é contar com uma rede de entregadores. Nessa modalidade, as entregas são realizadas por pessoas comuns, com seus carros próprios, motos, bicicletas ou até mesmo a pé, que se responsabilizam por pegar os produtos e levar de um ponto a outro. Com entregadores capacitados e à disposição conforme a demanda, as entregas são realizadas com mais agilidade e segurança.

Em situações de alta demanda, como a Black Friday e outras datas sazonais, contar com uma rede de entregadores pode ser o diferencial para realizar as entregas com qualidade, dentro dos prazos estabelecidos, e não sobrecarregar a equipe de entrega existente.

Automação dos processos

Automatizar os processos manuais tem se tornado uma das principais alternativas para atender ao nível de serviço dos clientes da operação. Isso porque a digitalização dos processos aumenta a produtividade dos colaboradores, diminui o tempo para realizar as tarefas e possibilita uma gestão mais eficiente, permitindo analisar em tempo real as informações coletadas.

Segundo o estudo Diagnósticos da automação no Brasil, produzido pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, sistemas de gestão estão presentes em 53% das empresas estudadas. Isso mostra o quão relevante tem sido contar com soluções para aumentar a competitividade perante o mercado. Além dos sistemas de gestão, diferentes ferramentas podem auxiliar na automação dos processos logísticos da empresa e tornar a logística mais eficiente e lucrativa, como ERP, WMS, TMS, roteirizador e gestão de entregas. E se a ferramenta escolhida utilizar inteligência artificial, os resultados serão melhores e o retorno pelo investimento pode vir ainda mais rápido.

Com o investimento nas tecnologias certas, nas melhores opções de entrega e com planejamento adequado, sua empresa poderá se destacar da concorrência. Portanto, colocar essas soluções em prática, além de contribuir para oferecer prazos melhores, pode ser a estratégia ideal para quem está em busca de redução de custos na logística e, principalmente, garantir uma experiência de compra do consumidor satisfatória.

Leia também: Perspectivas e tendências para o setor de logística em 2022