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Como economizar e ganhar ainda mais dinheiro usando pontos de retirada

por Cristian Trentin Segunda-feira, 03 de abril de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar dos “pontos de retirada“? Também conhecido como parcel shop, o ponto de retirada é uma inovação na logística dos e-commerces que está sendo muito utilizada nos Estados Unidos e na Europa.

O ponto de retirada funciona da seguinte maneira: em vez de o consumidor receber as suas compras em casa (precisando lidar com prédios sem porteiros, ou então residências que ficam completamente vazias durante o horário comercial), ele pode buscar as suas encomendas em algum estabelecimento comercial próximo do seu endereço, que se responsabiliza por receber os seus pacotes.

Esses estabelecimentos comerciais são estrategicamente escolhidos, tanto pelas suas localizações quanto pelos produtos que oferecem. Com os pontos de retirada, uma pessoa que deseja comprar uma camisa pela internet — mas que não tem ninguém para receber o seu pacote — pode retirar o seu produto em uma lavanderia de confiança perto do seu trajeto do escritório para a casa, por exemplo!

Os pontos de retirada trazem benefícios para todas as pessoas envolvidas no processo de entrega da encomenda.

  • Benefício do parcel shop para o consumidor

Ao optar por retirar os seus produtos em um estabelecimento comercial próximo do seu endereço, o consumidor acaba garantindo um frete muito mais barato nos e-commerces! Além disso, não precisa mais se preocupar com a falta de alguém para receber o produto em casa.

  • Benefício do parcel shop para o dono do estabelecimento

Ao se tornar um ponto de retirada, o estabelecimento acaba ganhando mais movimento por consequência!

  • Benefício do parcel shop para o dono do e-commerce

Os donos de e-commerce podem não apenas economizar, mas ganhar ainda mais dinheiro usando pontos de retirada. Nos tópicos a seguir, você confere alguns dos muitos benefícios que trabalhar com esse sistema podem trazer para o seu negócio. Olha só:

1- Ao oferecer pontos de retirada, você aumenta a sua taxa de conversão

Sabia que 55% dos seus clientes abandonam o carrinho após calcular o frete? Você não quer perder todo o investimento que teve para atrair os consumidores (propaganda, anúncios no Google e redes sociais, tempo do seu time de marketing, etc.) no último momento da compra, né?!

Oferecer uma opção de frete mais barata acaba sendo muito mais vantajoso financeiramente para o dono do e-commerce do que gastar ainda mais dinheiro atraindo novos clientes para o site (que, no final das contas, também vão se assustar se o valor da entrega for alto).

2- Com os pontos de retirada, você sai na frente dos seus concorrentes

Você estava pensando em criar alguma estratégia para sair na frente dos seus concorrentes? Ao oferecer os pontos de retirada você não precisa gastar dinheiro em determinadas campanhas de posicionamento! Isso porque ter um frete mais em conta já é um um fator que influencia na hora do seu potencial consumidor escolher entre você e o seu concorrente.

3- Economia de tempo

Tempo é dinheiro quando estamos falando de e-commerce! Ao adotar uma boa ferramenta de pontos de retirada (como a Send4, por exemplo), você não precisa desperdiçar o seu tempo se preocupando em checar se as suas entregas foram feitas, se tudo ocorreu bem com o transporte do seu produto, etc. Isso porque a nossa ferramenta conta com uma automatização de status do pedido.

4- Três vezes mais vendas

Muitas pessoas acabam deixando de comprar online pelo possível estresse que vão enfrentar ao receber as encomendas (prédios sem porteiros ou então pessoas que moram sozinhas em casas e trabalham fora, por exemplo). Ao oferecer pontos de retirada no seu e-commerce, você aumenta as opções para o seu cliente e esse resultado acaba se convertendo em três vezes mais vendas.

5- Ticket médio mais alto

O problema aí de cima (falta de alguém para receber as encomendas) também faz com que muita gente deixe de comprar produtos com valor mais alto, pelo medo de as encomendas serem extraviadas no meio do caminho. Com a opção de pontos de retirada, o seu ticket médio pode aumentar em até 11%.

6- Mídia espontânea com clientes satisfeitos

Se os seus consumidores tiverem uma experiência positiva com o seu e-commerce, é muito provável que eles indiquem a sua loja para conhecidos, gerando uma propaganda gratuita com o seu negócio. Ao oferecer a opção de pontos de retirada — que garante um frete mais em conta para o cliente — as chances de você se tornar um queridinho é muito maior!

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