Acesso rápido

Como e por que o cupom de desconto deve ser utilizado por e-commerces e varejistas

por Thiago Klaumann Terça-feira, 10 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 9 minutos

O cupom de desconto não é uma tática de vendas recente, mas quando aplicado em lojas online pode trazer resultados impactantes, já no curto prazo.

Nos últimos anos, houve um crescimento considerável de consumidores utilizando promocodes, o que significa que muitos e-commerces fecharam várias de suas vendas graças à esse recurso.

Se você tem sua loja virtual e está em dúvida sobre o uso dessa ferramenta, descubra como e por que o cupom de desconto pode ser utilizado por e-commerces e varejistas.

O que é um cupom de desconto?

Muito utilizado no comércio em geral, o cupom de desconto funciona como uma senha secreta, em que o consumidor ganha um desconto ao apresentá-lo. Anos atrás, era muito comum que os cupons viessem impressos em revistas e jornais.

Essa velha estratégia não é mais tão funcional, já que o varejo online passou a aplicá-la também, assim que comprar pela internet passou a ser algo usual. Na prática, não importa se você tem um e-commerce ou uma loja física, todo comerciante pode utilizar um promocode para ampliar as vendas.

Por que utilizar cupom de desconto?

A verdade é que essa ferramenta já ficou tão conhecida pelos consumidores que eles passaram a buscar por cupons antes mesmo de pensar em fechar uma compra. Inclusive, buscar e utilizar um cupom faz parte do processo de pesquisa de preços.

Ou seja, os usuários vão além de um site comparador de preços ou do preço de tela do próprio e-commerce, buscando o desconto diferenciado via voucher antes de tomar a decisão.

Para facilitar essa busca, nos últimos anos foram lançadas grandes plataformas de códigos promocionais. São sites em que é possível encontrar vouchers de milhares de lojas virtuais, de diversos segmentos, e que são gratuitos para o consumidor pegar os cupons de desconto.

Ao optar por não oferecer um voucher ao cliente, seja via parceria com um site de cupom, ou até mesmo no seu e-mail marketing e/ou redes sociais, o lojista está indo contra uma importante tendência de mercado – e perdendo vendas.

Conversão

A taxa de conversão de vendas com cupom de desconto é mais alta do que aquelas que incluem qualquer outro tipo de oferta – como uma seção de preços especiais ou de datas comemorativas. 

Isso pode até ter relação com o psicológico do consumidor, que entende que o cupom é uma vantagem extra para a compra, escassa, que precisa ser aproveitada imediatamente.

Se muitos negócios são fechados através dessa ferramenta, é importante que o lojista faça no mínimo um teste, para não deixar passar essa oportunidade.

Táticas de venda com cupom de desconto

Toda negociação tem dois lados e é positivo quando ambos os lados saem ganhando. Em uma oferta com cupom de desconto, o consumidor é capaz de receber um incentivo extra para fechar a compra.

Isso trabalha tanto o aspecto econômico quanto o psicológico, com a sensação de que ao comprar determinado produto ou serviço, o usuário também tem um certo lucro.

Por isso, nada melhor do que se valer do cupom de desconto como tática de vendas. A maior vantagem dessa ferramenta é que ela pode ser utilizada de diferentes formas e em várias épocas do ano. Confira a seguir algumas formas de usar o cupom de desconto para aplicar no seu negócio hoje mesmo.

Várias promoções em andamento

Independentemente de ser a primeira ou a milésima compra de um cliente em sua loja, ele sempre vai gostar de receber um incentivo a mais. O cupom de desconto é interessante porque funciona tanto como um incentivo na compra inicial, quanto um método de fidelizar o consumidor para novas compras.

Além disso, ele permite que você crie diferentes campanhas promocionais ao mesmo tempo. A maioria dos e-commerces conta com algum tipo de serviço de CRM para que você consiga personalizar o desconto de acordo com o acesso de cada cliente.

Assim, você pode ter em andamento 20% de desconto para quem fizer a primeira compra, 10% para quem já é cliente, e 25% para uma data especial, por exemplo.

Como os pedidos só aceitam um código por vez, você não precisará se preocupar com vários descontos acumulados na mesma compra. É possível configurar também para que o desconto não seja cumulativo com outras promoções, assim a margem do e-commerce é preservada sempre.

Melhoria no relacionamento com o cliente

Sabe quando você tem um cliente e faz tempo que ele não compra nada em sua loja? Então, o cupom de desconto pode servir como um ótimo “lembrete” de que você está disponível para outros negócios.

É possível enviar um e-mail ou SMS para seus clientes que estão sem novas compras há algum tempo, utilizando o mesmo cupom de desconto para todos. Certamente, você terá alguns retornos depois disso.

Outro método de fortalecer o relacionamento é criar um e-mail marketing semanal ou quinzenal, anunciando as promoções vigentes com determinado cupom de desconto.

Muitos especialistas afirmam que poucas pessoas abrem e-mail marketing, mas seu custo baixo continua compensando a produção. E claro, não custa tentar pensar em outras formas de deixar seu e-mail atrativo para que os consumidores queiram abrir.

Movimentar o estoque

Já é possível saber quais são os meses do ano e até dias de semana em que os números do comércio caem. Sabendo disso, você pode aproveitar para oferecer vouchers específicos e incentivar os consumidores a movimentarem seu estoque, e até mesmo criar promoções únicas.

Se você tem menos acesso ao site no final de semana, que tal um cupom de desconto com maior porcentagem para alavancar as vendas? Ou ainda dar um super desconto para aquelas categorias de produtos encalhados?

Moeda de troca

Uma das coisas mais importantes para quem quer vender mais é conhecer o seu cliente. Para isso, nada melhor que uma boa pesquisa.

Para que você convença seus clientes a participarem, é possível oferecer uma contrapartida à opinião dele, ou seja, um cupom para quem colaborar.

Já existem na internet ferramentas para realizar pesquisas com investimentos muito baixos ou praticamente nulos. Certamente, as informações coletadas serão bastante úteis em suas estratégias.

Diminuição de abandono de carrinho

Sabemos que diversas pesquisas apontam número alarmantes sobre o abandono do carrinho nas lojas virtuais, e oferecer um cupom é um estímulo a mais para recuperar essa venda.

Como você percebeu ao longo deste artigo (e talvez até mesmo por experiência própria), o cupom de desconto pode ser o estímulo que faltava para que um negócio seja concluído. 

Aproveite a reta final do ano, época sazonal forte para o comércio, e pense com carinho na utilização dessa estratégia para vender mais na sua loja virtual. Se ainda não testou, essa é a hora. Se já fez no passado e não deu certo, avalie o que não deu certo e faça diferente. O que não pode é ficar parado!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.