Como e-commerces de pequeno e médio porte podem aproveitar a Black Friday

por Thaysa Coutinho Terça-feira, 10 de outubro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

A Black Friday é muito visada pelos ecommerces, porém melhor aproveitada pelos gigantes do varejo que utilizam a data para realizar bons descontos nos produtos, e com isso conseguem limpar os estoques para a entrada de novas mercadorias. Mas e para ecommerces de pequeno e médio porte, como esse evento pode ser aproveitado?

Muitos varejistas de pequeno e médio porte podem questionar sua presença no segundo maior evento comercial do ano devido seu poder de barganha ser muito inferior aos grandes ecommerces, pois diferente dos grandes varejistas, não é viável oferecer uma grande variedade de produtos com super descontos, o que não significa que bons resultados não podem ser obtidos com essa data, ainda mais se tratando de épocas de crise.

Reuni algumas dicas de como ecommerces de pequeno e médio porte podem tirar proveito da Black Friday:

Invista na credibilidade da sua loja

Ter na sua loja um selo de segurança que informe ao consumidor que ele está comprando em um ambiente seguro é essencial para transmitir a segurança e credibilidade do seu negócio.

Hoje em dia encontramos muitas empresas que oferecem esse serviço de segurança para ecommerces, é um investimento que vale a pena!

Além dos selos de segurança, você deve investir nos selos que exibam a credibilidade de compra do seu site. Um exemplo é o Selo Loja Confiável, fornecido pela empresa Yourviews, que mostra aos consumidores as avaliações da experiência de compra, entrega e atendimento feitas pelos clientes.

As avaliações serão exibidas numa página assim que o consumidor clicar no selo, conforme mostra o exemplo abaixo:
Selo Loja Confiável 2017.png Selo Loja Confiável
selolojaconfiavel.jpg

E por falar em avaliações, não tem melhor maneira de conquistar novos clientes do que dar voz aos que já compraram com você.

Ter as reviews de produtos em suas páginas é uma ótima maneira de transmitir credibilidade aos consumidores, pois uma avaliação é muito mais eficaz do que qualquer propaganda feita pelo próprio anunciante.

Mais do que conquistar novos clientes as avaliações de produtos também podem gerar insights valiosos para sua loja.

Adotando essas práticas, seus consumidores se sentirão muito mais confiantes em realizar as compras da Black Friday em seu site, assim como em todos os outros dias do ano.

Informações verídicas e atualizadas sobre sua empresa

Seu site deve conter uma área com informações básicas como a sua razão social, nome fantasia e CNPJ. Outras informações essenciais são as formas de contato, como número de telefone, e-mail, ou quais canais você definir como atendimento ao cliente (pode ser um chat online, formulário de contato, redes sociais).

Lembrando que as redes sociais ainda não são canais regulamentados para atendimento ao cliente, então não podem ser os únicos canais disponíveis.

Caso você tenha também uma loja física é preciso colocar o endereço dela, e uma boa sugestão seria indicar como os consumidores podem chegar até seu estabelecimento.

Em tempos de Black Friday é de suma importância estabelecer um canal eficiente para dar um bom atendimento aos seus clientes, principalmente para solucionar possíveis dúvidas. A grande vantagem de lojas de pequeno e médio porte é oferecer um atendimento personalizado aos usuários. Tire proveito disso!

Desconto nos produtos

Como todo mundo já sabe, Black Friday é sinônimo de desconto, e de acordo com dados de pesquisas do Google, 68% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday 2017. Ainda referente aos dados desta pesquisa, os entrevistados responderam que o preço dos produtos é o fator decisivo na hora da compra (49%) seguido pela confiança que a loja passa (27%).

Essa data é a oportunidade que os lojistas têm de escoar produtos que estão encalhados no estoque, por isso a dica é que você ofereça descontos nessa parcela de produtos que não vendiam.

Outra dica, é verificar quais são os produtos mais vendidos do seu site e tentar uma negociação com seu fornecedor para conseguir oferecer bons descontos em cima deles.

Metade do dobro? Não cometa esse erro

Já estamos cansados de ver lojas que aumentam seus preços antes da BF e depois oferecem um “super desconto”. Não é uma boa prática e ainda compromete a imagem do negócio.

Não engane seu consumidor, a cada Black Friday eles estão mais atentos às promoções oferecidas pelas lojas. Se pararmos para refletir, somente no ano passado, 91% dos compradores pesquisaram online, levando em média 16,5 dias antes de decidir a compra.

Preserve sua imagem e seja honesto com seus consumidores, como falamos acima, credibilidade é essencial, ainda mais quando não se tem uma marca tão conhecida no mercado.

Elabore campanhas e crie landing pages

Crie campanhas focadas na Black Friday e divulgue em suas redes sociais. Além das campanhas, uma boa prática utilizada por muitos ecommerces para essa data é a criação de landing pages.

Nessa página você pode dar dicas para os seus consumidores sobre como fazer uma boa aquisição nessa data e reunir os produtos que estão com descontos na sua loja.

Através dessa landing page você pode captar leads e manter um contato futuro com eles. Utilizar a base de leads para campanhas futuras de marketing e até mesmo convertê-los em clientes.

Fidelize seus clientes!

Muitas pessoas irão comprar com você pela primeira vez no impulso pelo desconto.  Aproveite a Black Friday para oferecer a melhor experiência de compra que seus consumidores podem ter, usando a data para fidelizar seus clientes, e após o evento aproveite o contato deles para nutrir um bom relacionamento.

A expectativa para a Black Friday 2017 é faturar em torno de R$2,185 bilhões de acordo com o E-bit, portanto siga essas dicas e se planeje com antecedência para entregar ao seu cliente a melhor experiência que ele pode ter.

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