Como dominar um nicho de mercado?

por Paulo Faustino Quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Existe um conjunto muito grande de estratégias que devemos levar em consideração quando o objetivo é entrar num nicho de mercado para tentar ganhar dinheiro com ele, seja através de Adsense, programas de afiliados, ou uma outra forma qualquer. Dominar um nicho de mercado, é algo que requer bastante tempo e paciência, mas que bem feito, pode ajudá-lo a conseguir uma fonte de rendimentos muito interessante.

nicho mercado

Tenha certeza que entende do assunto

Em um conversa com um amigo, ele me disse “Entra no nicho de mercado das finanças pessoais que isso dá muito dinheiro”. É um facto. No entanto, não tenho conhecimentos sobre a área, muito menos tenho qualquer interesse em escrever sobre o assunto. Se o meu objetivo era ser o melhor nesse nicho de mercado, então estaria evidentemente a começar com o pé errado. Ter a certeza de que percebe do assunto que vai abordar é essencial numa estratégia de domínio de um nicho de mercado, caso contrário a sua concorrência estará, quase sempre, uns passos à sua frente.

finanças

Fazendo uma análise na Google Keyword Tool pelo termo “finanças” e derivados, percebemos rapidamente que é uma área com bastante procura no Brasil, sem dúvida. A palavra-chave “financiamento” gera algo como 1,8 milhões de pesquisas locais mensais, que é sem dúvida uma quantidade gigantesca de tráfego para quem está nas primeiras posições. No entanto, os níveis de concorrência são extremamente elevados, o que faz com que você tenha pela frente um trabalho extremamente exigente do ponto de vista da análise, especialmente agora que o Google Panda anda fazendo estragos um pouco por todo o lado.

financiamento

Fazendo uma busca no Google.com.br pela palavra-chave “financiamento”, percebemos rapidamente que os primeiros 3 lugares estão ocupados com anúncios patrocinados, e que os três primeiros lugares de resultados orgânicos são ocupados por instituições bancárias, o que significa que existe uma concorrência extremamente forte por essas primeiras posições. Outro aspecto interessante a ter em consideração é que a pesquisa por “financiamento” gera praticamente 58 milhões de resultados.

Uma análise destas pode desmotivar facilmente qualquer blogueiro, embora seja possível, através das palavras-chave derivadas, encontrar sub-nichos desse nicho de mercado, que tenham provavelmente menor concorrência e sejam igualmente atrativos no que diz respeito ao potencialmente de rentabilização. Veja:

  • empréstimo e financiamento
  • financiamento para carros
  • financiamento para veiculos
  • financiamento caixa
  • simular financiamento
  • financiar um carro
  • financiamento imóvel
  • financiamento casas
  • financiar casa

É precisamente em análises destas que você deverá fazer uma introspecção se perguntar: eu tenho conhecimento suficientes para abordar essa área de negócio uu se apenas o estou fazendo porque é uma área teoricamente muito rentável?

Nem sempre aquilo que é teoricamente rentável nos dá prazer. Se você acha que a área das apostas é uma área rentável, mas depois você não tem conhecimentos técnicos sobre como funcionam as casas de apostas como a BetclicBet365 ou Betfair, o mais provável é que a sua concorrência esteja sempre um passo à sua frente. E se você decidir copiar ou adaptar os conteúdos dos seus concorrentes, oGoogle Panda irá fazer com que você pague bem cara essa “brincadeira”.

Faça uma análise profunda

Depois de escolher um nicho de mercado do qual você percebe, e que na verdade tem algum potencial de rentabilização, você deverá analisar a concorrência a vários níveis, percebendo essencialmente se você será capaz, um dia, de competir pelos lugares da frente. Embora seja teoricamente possível qualquer página ascender ao primeiro lugar para uma determinada palavra-chave do Google, a verdade é que existem pesquisas que representam um trabalho simplesmente de Hércules e onde a probabilidade de sucesso é muito baixa.

analise Open Site Explorer

Fazendo uma análise ao TOP5 dos sites mais bem posicionados para a pesquisa por “Financiamento” através do Open Site Explorer da SEOmoz, percebemos rapidamente quais deles são os mais fortes e mais difíceis de ultrapassar em termos de análise de SEO. O primeiro lugar, ocupado pelo banco Caixa, é de longe a página mais forte e por isso mesmo encontra-se na primeira posição para essa pesquisa. No entanto, a terceira, quarta e quintas posições, são relativamente acessíveis no que diz respeito às métricas de SEO, tendo em consideração que nenhuma das páginas tem “links internos”, e quase todas essas têm poucos “Linking Root Domains” e “Linking C Blocks”. Ao nível de links externos follow, o site do Santander Financiamento está bastante bem, com mais de 8000 links apontando para a página e garantindo um bom posicionamento nessa palavra-chave.

financiamento

Outra opção em termos de análise de concorrência é a SEMrush, que permite analisar palavras-chave ao pormenor, nos resultados orgânicos e patrocinados do Google.com.br. Correndo uma pesquisa por “financiamento”, percebemos rapidamente que é uma pesquisa com bastante volume, quais as correspondências ao nível de frases, e quais as tendências de maior pesquisa orgânica.

resultado organicos

Se saltarmos para os resultados orgânicos, conseguimos saber imediatamente quais os primeiros 19 lugares para essa palavra-chave, quais os endereços URL dos concorrentes que estão rankeando na frente, e depois transportar esses dados para o Open Site Explorer, por exemplo, para analisar mais concretamente a dificuldade que existe em rankear na frente para essa palavra-chave em concreto.

Analise as estratégias

O terceiro passo, numa análise de concorrência para um nicho de mercado em específico é compreender quem são os membros mais influentes desse nicho de mercado, como eles se posicionam e qua estratégias utilizam para marketizar os seus projetos. Os influentes, no que diz respeito a sites e blogs, são sem dúvida os escritores. Os influentes no Twitter, por exemplo, são normalmente os usuários que têm o maior número de seguidores na sua área de acção. E por aí adiante.

Idealmente, você deverá procurar o TOP5 dos membros mais influentes na sua área, pois são esses usuários com que você deverá relacionar-se melhor (interesses à parte). Assim que você tenha encontrado os membros mais influentes no seu nicho de mercado, analise concretamente quais as estratégias que eles estão usando online. Eles têm um blog ou mais do que um blog? Eles têm uma página de fãs no Facebook? Eles usam o Twitter? Quanto mais locais você encontrar, maiores são as suas chances de poder interagir com esse usuário.

Encontre o seu diferencial

A partir do momento em que você sabe quem são os seus maiores concorrentes, e que tipo de estratégias eles utilizam na internet para marketizar os seus projetos, o seu próximo passo será encontrar uma forma de o seu site ou blog ser diferente dos seus concorrentes a um, ou vários níveis.

  • Se existem poucos blogs nesse nicho de mercado, será positivo criar um?
  • Se existem muitos blogs, será benéfico agregar e adensar a informação num único local de forma mais prática?
  • Se os conteúdos existentes são curtos e pouco explicativos, será benéfico criar artigos mais longos e/ou tutoriais mais explicativos sobre os assuntos relacionados ao nicho?

ganhar dinheiro

Se voltarmos a fazer uma análise na Google Keyword Tool, mas desta vez usarmos do lado esquerdo, um tipo de correspondência [Exata], poderemos saber concretamente quais os termos mais pesquisados mensalmente pelos usuários que vão ao Google, e com isso percebermos também se existem lacunas ao nível do conteúdo nessas áreas.

Depois de perceber quais os termos mais pesquisados pelos usuários para as palavras-chave relacionadas ao seu nicho de mercado, vá no Google, coloque essas frases no motor de pesquisa, e analise os resultados apresentados. Se por ventura os resultados que aparecem nas primeiras posições, não ajudam o usuário a cumprir o objetivo da sua pesquisa, isso significa que existem mensalmente milhares de pessoas a procurar por algo que ninguém consegue oferecer. Esse poderá ser o seu diferencial. Esta dica aplica-se tanto ao financiamento, como a qualquer outro nicho de mercado, quer você tenha um site de apostas, um site sobre dietas, ou mesmo um site devagas no brasil.

O que você necessita de fazer é procurar por uma falha que exista em seu nicho de mercado, ou simplesmente explorar esse mesmo nicho de uma forma completamente diferente. Obviamente, é possível você dominar um nicho de mercado e ganhar dinheiro com o Adsense escrevendo o mesmo que os seus concorrentes, mas usando um discurso único e coerente. No entanto, seu projeto não tem um diferencial.

Escreva conteúdo regularmente e otimize-o

Se o seu objetivo é ficar em primeiro lugar no Google para “Como Ganhar Dinheiro“, por exempo, então a sua estratégia deverá passar por produzir conteúdo de qualidade, regularmente, nessa área de negócio. No entanto, escrever conteúdo regularmente não é o suficiente para que o seu site, ou blog, se posicione à frente de outros grandes projetos como a Escola Dinheiro e outros blogs que andam nesta área há alguns anos. É necessário otimizar.

Recentemente explicámos passo-a-passo como escrever um artigo corretamente otimizado para SEO, o que significa que além de você escrever, deverá ainda preocupar-se com a correta otimização dos seus artigos para os motores de busca, caso contrário ninguém os irá ler.

como ganhar dinheiro

Além da otimização, é necessário também saber o que os usuários estão interessados em ler. Para isso existe o Google Insights for Search, que é uma plataforma gratuita da Google que permite-lhe comparar diversos termos de pesquisa, e analisar também os “Top Searches” relacionados a essa palavra-chave. Com esses dados, você consegue saber mais facilmente que tipo de conteúdos seus usuários estão mais interessados em ler.

Outra forma interessante de perceber quais os termos de pesquisa mais usados pelos usuários que realizam buscas no Google, e também conseguir encontrar novas ideias para artigos é através das recomendações de pesquisa do Google, assunto que abordámos no artigo sobre Como ter ideias para novos artigos a partir de pesquisas no Google.

Ao nível da escrita de conteúdo regular, um aspecto muito importante é a qualidade dos textos que você produz, quer sejam artigos sobre ganhar dinheiro, quer sejam artigos explicativos sobre o que é a depressão. O ponto de convergência entre ambos os assuntos é a qualidade dos mesmos e das explicações que você faz, desmistificando o assunto de forma prática e directa. É por essa razão que você não vê artigos de 400 ou 500 palavras aqui no blog. Sempre que escrevemos, o nosso intuito é que você leve o máximo de informação prática consigo, e possa aplicar essas ideias imediatamente nos seus projetos. E é isso também que faz com que você aqui ao blog para consumir mais informação.

Engajamento com a sua audiência

Um bom engajamento com a sua audiência é fundamental para que a sua mensagem se prolifere mais rapidamente. Este é também um dos aspectos em que muitos blogueiros falham, não utilizando as estratégias mais corretas. Tome nota de algumas ideias que você poderá colocar em prática:

  • Twitter: Quanto mais você engaja com outros usuários no Twitter, mais eles repassam as suas postagens e mais interagem diretamente com você. Não torne o seu perfil do Twitter em algo mecânico ou robótico. Seja um humano. Escreva seus próprios tweets, partilhe coisas interessantes na rede, e ajude seus usuários.
  • Facebook: Utilize a sua página de fãs para criar um canal de comunicação interativo com os seus usuários. Responda as questões que eles colocarem, faça enquetes, crie debates, e estimule ao máximo a sua audiência a participar na sua página e interagir com outros usuários.
  • Blogueiros: A grande maioria dos blogueiros não tem muito tempo disponível. Isso significa que se você pretende engajar com um determinado blogueiro na sua área, evite contatá-lo por email. Existem formas muito mais criativas de você dar nas vistas e conseguir a atenção de um outro blogueiro: repasse os artigos dele, envie links para artigos de qualidade que ele tenha escrito, deixe comentários de qualidade nos artigos, etc. Quanto mais você der, mais irá receber em troca.

Seja consistente

Um dos grandes problemas que a maioria dos blogueiros tem dificuldade em resolver é precisamente a consistência. Mesmo num nicho de mercado onde teoricamente não é necessário escrever conteúdo todos os dias, muitos blogueiros desanimam facilmente e acabam por deixar os seus projetos abandonados ou com atualizações esporádicas uma vez por mês. Mesmo num nicho de mercado, é necessário trabalhar com dedicação, afinco e ser produtivo. Isso significa que, mesmo que o seu blog seja sobre “financiamentos” ou “financiamento para automóveis”, você tem de escrever conteúdos regularmente, interligar esses conteúdos, procurar novas estratégias de link building, e por aí adiante.

Repita tudo novamente

Mesmo quando você cumpre com todos os passos, é necessário estar constantemente focado no seu objetivo, seja ele rankear em primeiro lugar no Google para uma palavra-chave, seja ganhar dinheiro com o projeto, seja ter milhares de subscritores. Isso significa que você terá, obrigatoriamente, de repetir todo o processo novamente, analisando constantemente a sua concorrência, fazendo comparativos com o seu site, e procurando novas formas de engajar com os seus usuários e criar conteúdos relevantes para eles.

O trabalho num nicho de mercado é como o SEO: é necessário estar constantemente focado e os resultados são sempre a longo prazo. Portanto, dedique-se, foque-se, defina corretamente seus objetivos, e acima de tudo retire prazer daquilo que faz!

Até Já!

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