Como criar urgência e atrair mais clientes para o seu e-commerce

por Ryan Kulp Segunda-feira, 16 de janeiro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Não é segredo para ninguém que oferecer promoções no estilo “Black Friday” pode aumentar – E MUITO – as vendas do seu e-commerce. Aliás, pesquisas mostram que 30% de todas as vendas anuais no varejo são efetuadas entre a Black Friday e o Natal.

E por que isso acontece?

Porque os descontos limitados oferecidos durante o período de festas de fim de ano criam urgência no E-commerce.

Os clientes tiram as carteiras do bolso e buscam incansavelmente o melhor negócio que eles podem encontrar ao saber que existe uma promoção. Com esse sentimento de urgência, esses compradores têm a impressão de que não podem esperar para efetuar a compra. Se eles esperarem, vão perder a oportunidade de preços mais baixos.

Agora, vamos pensar dessa maneira: E se você pudesse criar o mesmo senso de urgência, porém, durante todo o ano e, assim, conseguir fazer as compras em sua loja online decolarem?

Se você achou uma boa ideia, nós temos uma boa notícia: É possível criar essa urgência em seu E-commerce, independentemente da época do ano.

A seguir, vamos apresentar algumas maneiras de fazer isso acontecer:

Como estimular as vendas de e-commerce usando o poder da urgência

Chame atenção para os prazos

No marketing online, os prazos geram o FOMO, que em inglês significa “medo de perder”. Quando você divulga que uma oferta estará disponível apenas durante um tempo limitado, isso faz com que os clientes queiram efetuar a compra no ato para não perder a oportunidade de melhor negócio.

Repare neste exemplo de ConversionXL:

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Perceba que na Variação B existe uma notificação de “tempo restante para download” com um cronômetro em evidência.

O exemplo também divulga o número de pacotes comprados e um status para criar ainda mais o senso de urgência no E-commerce e fazer com que os usuários tenham a impressão de estarem perdendo algo caso não efetuarem a compra urgentemente.

Consegue adivinhar o resultado desse exemplo?

Se você acha que a Variação B promoveu muito mais conversões, você acertou. Para sermos mais específicos, a taxa de conversão da Variação B foi quase três vezes mais alta do que a da Variação A.

Outra empresa que é conhecida por usar uma aproximação parecida na estratégia de venda é a Groupon.

Veja este produto:

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Viu o relógio com o prazo para a promoção no canto direito?

A Groupon colocou um cronômetro visível ali para que os compradores percebam que eles podem perder uma oportunidade única se não agirem com rapidez.

O relógio está sendo atualizado segundo por segundo e isso gera a sensação de que é preciso clicar em “Comprar!” logo.

Aprenda com esses exemplos e certifique-se de que você esteja divulgando o prazo das promoções corretamente em sua loja online. Se aplicada corretamente, essa estratégia pode criar tanta urgência que os seus possíveis clientes não vão resistir ao botão de comprar.

Utilize palavras que criem urgência no e-commerce

Para criar urgência no e-commerce, você precisa usar frases como:

  • Somente em tempo limitado!
  • Oferta termina em DD/MM/AA!
  • Tempo restante para aproveitar a promoção: XX minutos e XX segundos

Aí você pode se perguntar: “mas e se eu não quiser divulgar o deadline? Ainda é possível criar essa urgência no meu E-commerce?”

A resposta é: sim!

Nesse caso você pode usar frases como “Compre agora!” ou “Corra e não perca!” em sua loja online ao invés de dizer apenas “Compre” ou “Coloque no carrinho”.

Aqui está o exemplo da Galleon que usa essa estratégia:

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Você pode perceber que eles destacam a frase “Compre agora!” com uma cor chamativa. Essa é uma ótima maneira de chamar a atenção do cliente ao mesmo tempo em que se cria a urgência.

Se você desejar utilizar uma estratégia similar, é possível acrescentar frases como “Compra antes que acabe!”, por exemplo.

Apenas essas simples mudanças de linguagem podem motivar os seus futuros clientes a efetuarem as compras em seu e-commerce.

E isso nos leva ao próximo tópico:

Avise quando seu produto estiver acabando

Quando um cliente entra em uma loja física, é possível ver quando os produtos estão escassos nas prateleiras.

Mas e em uma loja online?

Em uma loja online isso não é possível a não ser que você avise-os.

Aqui está como a Nordstrom Rack faz no site deles:

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Eles adicionam uma barra na cor roxa que destaca quantas peças restam no estoque, criando a urgência de compra no E-commerce.

E essa informação é apenas um “preview”.  Quando o cliente clica no produto para ver mais informações, é possível também saber quais são os tamanhos que ainda podem ser comprados.

Neste caso, o único vestido que ainda pode ser comprado é do tamanho P.

Como você se sentiria se vestisse esse tamanho e soubesse que esse vestido seria perfeito para um evento que você tem agendado?

Você ia querer levá-lo para casa antes que alguém tivesse a chance. Tudo isso porque a Nordstrom Rack criou a urgência ao te avisar que há apenas uma peça no seu tamanho disponível.

Seus clientes online vão se sentir da mesma maneira se você divulgar que os seus produtos estão se esgotando. Eles vão querer agir com rapidez para não perder nenhum produto que deseja.

Agora, é possível que você esteja se perguntando o seguinte:

Como estimular as vendas dentro da loja com urgência?

Comece conectando o inventário da sua loja física com a sua loja online. Depois de ter feito isso, é possível atualizar o website para que seus clientes saibam do esgotamento das peças em seu estabelecimento físico.

Para isso, você pode usar ferramentas como a FOMO, por exemplo, que mostra as vendas no seu site em tempo real. Para apresentar esse dado, um bom exemplo de texto seria:

“Acabamos de esgotar a peça ____ na loja da Rua ____!”

Coloque o nome do produto e a localidade da loja e como em um passe de mágica você terá criado a urgência no E-commerce que você precisava para fazer com que os compradores online queiram comprar a mesma peça que ainda está disponível virtualmente.

E mais uma coisa:

Não tenha medo de testar diferentes estratégias até perceber qual é a melhor maneira de chamar a atenção do seu público-alvo.

É claro que algumas táticas (como inserir cronômetros no site) tiveram o sucesso comprovado algumas vezes. Mas não pare de testar diferentes estratégias só porque uma deu certo. Continue testando para que você veja as conversões sendo melhoradas ao mesmo tempo em que você aprende como fazer isso.

Um exemplo é testar o localização do cronômetro em diferentes pontos da sua página.

Você também pode testar cores diferentes para esses cronômetros para saber se existe uma cor específica que gera mais conversões.

Enfim, experimente com calma. Uma simples mudança pode afetar positivamente e intensamente as vendas em seu e-commerce.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

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