Projeto mantido por:

Como criar uma descrição para seu produto

por Roberto de Jesus Oliveira Sexta-feira, 14 de junho de 2013

A descrição de um produto em sua loja virtual conta muito para o fechamento da venda por meio da internet, quando escrevemos devemos ter em mente que produzimos um texto para pelo menos 2 tipos de leitores: o visitante do site e o algoritmo do Google.

Sim! O Google é o maior vendedor dos seus produtos, pelo menos essa é a situação de hoje e devemos nos adaptar a ela, quando alguém faz a busca de uma determinada palavra é o Google que mostra uma página com os melhores resultados e se o seu produto estiver nesta lista suas vendas podem aumentar bastante, segundo uma pesquisa realizada pela empresa Chitika Online Advertising Network, o primeiro resultado recebe 34,35% dos cliques, o segundo 16,96% e o terceiro 11,42%, o restante divide os 37% que sobrou.

Então vamos ao que interessa, um método para criar textos atrativos e organizados sobre seu produto seja ele o que for, não é necessário segui-lo a risca, mas é aconselhável utiliza-lo como um começo ou modelo inicial.

1ª fase

Utilize a ferramente de palavras chave do Google Adwords (https://adwords.google.com/o/KeywordTool) e procure quais palavras as pessoas buscam que estão relacionadas com o nicho de mercado em que atua e com o produto que vai descrever, você vai utilizar estas palavras para formar o título e partes do texto.

2ª fase

Nesta fase vamos escrever o texto seguindo o modelo abaixo e utilizando as palavras que você encontrou na 1ª fase, veja o modelo:

Modelo

Descrição Comercial
– Comece demostrando as vantagens que o comprador terá se comprar este produto, fale qual problema o produto resolve e como ele se sentirá depois de adquiri-lo. Utilize palavras que mostram um aumento de status social, grande vantagem monetária, maior segurança ou outras que remetem as necessidades humanas relatadas na piramide de Maslow (Busque por estas informações pois é muito interessante), aqui também já vale a pena falar sobre a garantia, a forma de entrega e como proceder em caso de devolução.

Descrição técnica
– Entre agora com a descrição técnica do produto, algo como material, duração, tamanho, peso, funções, qualidade, procedência, acessórios, cores disponíveis, voltagem e outras informações relevantes para o cliente.

Descrição de utilidade
– Agora ensine o cliente como utilizar o produto da melhor maneira e onde utilizar, cite situações e casos reais para que o cliente possa visualizar o produto já em sua casa e resolvendo as necessidades para quais ele foi produzido, use os casos reais para demostrar uma aprovação social do produto, ou seja, você pode utilizar testemunhos ou opiniões de quem já comprou e está totalmente feliz.

Final
Finalize deixando claro os contatos da loja virtual, as formas que existem para atender o comprador e pergunte se o cliente não conhece outra pessoa que também poderia gostar de conhecer o produto em questão, as pessoas adoram compartilhar o que encontram de bom na internet.

Bom, espero que estas dicas ajudem a todos aumentarem a visibilidade dos produtos individuas na loja virtual e a conversão.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

6 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá, uma dica tanto quanto valiosa.

    Agora, me veio uma dúvida. Qual seria a dica para descrição de produtos voltado ao público feminino, sendo estes produtos, acessórios, roupas e artigos de moda?

    Abraços, aguardo resposta.

    Responder
  2. Cara, acho que a dica não muda, o que você deve ter em mente é que a cliente não compra efetivamente o produto, ela compra a solução que o produto dará para a necessidade atual dela, vender moda para mulheres tem um apelo emocional muito alto, posso te deixar uma dica valiosa, se você possui mulheres na sua equipe peça para elas descreverem o produto que deseja vender, observe as palavras utilizadas e as caras e bocas que elas farão ao descrever o produto, depois use isso para criar a descrição do site, me conte o resultado da sua experiência.

    Responder
CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER