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Como criar uma boa experiência de compra online e aumentar vendas no e-commerce

por Davi Song Sexta-feira, 28 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Não dá para criar uma receita de bolo e simplesmente passar para todos os e-commerces com o objetivo de criar uma perfeita prateleira digital. Atingir esse objetivo requer esforço, mas é possível. Assim como em qualquer tipo de negócio, você deve investir tempo e estudo para deixar o seu ambiente online atrativo ao consumidor.

Apesar de cada segmento de venda pela internet representar um nicho de mercado e um público específico, existem algumas características nos e-commerces que se repetem. Infelizmente essa constância não é uma ação rotineira positiva, mas algo destrutivo. E isso reflete na qualidade da experiência de compra do consumidor online.

A boa notícia é que todo erro tem solução ou tudo que já está bom, pode melhorar. Eu já passei (e provavelmente você também) por situações desagradáveis devido à falta de conteúdo entre as páginas de produtos online. Cansei de comprar algo pela internet e ser surpreendido por um produto menor do que o tamanho descrito pelo e-commerce. Nesse sentido, acho todos temos uma história pra contar.

Se essa é uma ação que se repete entre os consumidores, significa que provavelmente o seu site também precise de uma repaginada. Já pensou em como isso pode significar a sobrevivência da sua loja virtual? Não adianta ter um bom produto e não investir para que ele se destaque na vitrine.

Para mim não há fórmula mágica, mas cito cinco dicas que vão deixar o seu consumidor online satisfeito. Você vai criar uma vitrine virtual atrativa e consequentemente aumentará as vendas do seu e-commerce. Tenha sempre em mente que no ambiente online o seu cliente não tem um vendedor para tirar dúvidas. Nesse caso, portanto, o conteúdo será a alma do seu negócio. Confira as dicas que separei!

Descreva seu produto de forma completa

Muita gente não sabe, mas as descrições de um produto influenciam diretamente no SEO. Ou seja, nos mecanismos que fazem a sua página aparecer nas primeiras posições em sites de buscas, como o Google. Quanto mais informações um produto tiver, mais tempo o usuário permanecerá na sua página e melhor será o ranqueamento do seu e-commerce pelos buscadores. Sites com grande número de informações e conteúdo aumentam o tráfego do e-commerce e, consequentemente, a conversão de vendas. Afinal, o consumidor não precisará deixar a sua página para procurar em outros sites. Investir em qualidade de textos, vídeos e imagens é essencial para otimizar vendas e fidelizar o cliente.

Invista na experiência do cliente

Quando a jornada do consumidor é desagradável isso gera frustração. Com soluções simples é possível reverter esse quadro e conquistar clientes. Investir para o usuário ter no e-commerce as mesmas sensações de uma loja física é, com certeza, o que fará o negócio deslanchar. O cliente precisa encontrar com facilidade o que necessita no ambiente online.

Acerte no design

Assim como nas lojas físicas, os e-commerces que valorizam a exposição dos produtos nas vitrines digitais. Ambientando-os de forma correta, portanto, as chances de vendas aumentam. O varejista precisa conhecer e estar a par dos produtos com maior rotatividade e desenvolver estratégias de marketing para aumentar vendas. Supere as expectativas dos seus clientes.

Monitore a concorrência

Você sabe tudo o que seu concorrente está fazendo nesse momento? Já parou pra pensar que seus clientes podem estar migrando para outros sites e, por isso, suas vendas caíram? Conhecer as estratégias e criar planos de ação para superá-las é o mais importante quando se trata de observar os e-commerces que concorrem com você.

Invista em um checkout simples

Concluir a compra é o último passo do processo (e o mais importante). Estudos indicam que 70% dos consumidores de lojas virtuais desistem exatamente neste momento. E como garantir que a compra seja, de fato, efetivada? Com um processo de finalização simples e fácil. O excesso de cliques e abertura de telas para a conclusão do processo de compra é um dos fatores que estimulam o abandono de carrinho. Informações claras sobre formas de pagamento, frete e canais de comunicação são formas de não perder vendas no checkout. Encerrar o processo de compras com facilidade e simplicidade faz toda a diferença.

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