Acesso rápido

Como criar um sitemap e cadastrá-lo no Google?

por Henrique Aren Troitinho Sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Hoje vou explicar um pouco sobre como criar um arquivo sitemap da forma mais rápida possível e como cadastrá-lo no Google WebMasters.

Mas o que é um sitemap?

Um sitemap é um arquivo que lista todas as páginas já criadas e ativas no seu site com a data da ultima atualização, a frequência das alterações dessa página e a relevância a outras URL’s. Como se fosse um mapa de todo o seu site.

Ele ajuda o Google a indexar mais facilmente todas as páginas do seu site, isso ajuda o trabalho do Google BOT(robô de rastreamento da web do Google) na hora de rastrear suas páginas, pois toda a estrutura do seu site já está descrita nesse arquivo, o que também faz com que você ganhe alguns pontos com o Google na indexação e posicionamento.

Hoje para todas as páginas relevantes da sua loja virtual serem encontradas pelo Google esse arquivo é essencial, e deve ser cadastrado no Google WebMasters.

Para criar seu sitemap você pode usar várias ferramentas gratuitas, colocando apenas a URL do seu site e o processo é feito automaticamente. Entre as diversas ferramentas, seguem as testadas e aprovadas:

O segundo passo é entender o que é o Google WebMasters, esse vídeo explica resumidamente as principais funcionalidades (em inglês):

Para se cadastrar como cadastrar o sitemap no Google WebMasters,  primeiramente você precisará confirmar que é dono do site para que o Google possa oferecer os privilégios para manipulá-lo, e isso pode ser feito de duas formas:

1º –  Método recomendado pelo Google:

2º –  Método alternativo:

O que eu mais recomendo para lojas virtuais é o do Google Analytics, pois o google irá apenas verificar se você já possui o analytics cadastrado no seu site e se o administrador da conta é o mesmo do e-mail que você está logado no Google no exato momento em que faz essa validação.

Após validar seu site, acesse o menu na lateral esquerde:  Otimização > Sitemap e clique no botão “Adicionar Sitemap”.

Você precisará colocar o sitemap no mesmo local aonde seu site está hospedado, o padrão é colocar na raiz do seu site, para que ele fique assim:

Raiz do site: www.scoremedia.com.br

Sitemap: www.scoremedia.com.br/sitemapindex.xml

Depois disso basta adicionar o caminho no Google Webmasters e esperar para que o Google BOT verifique seu website e comece a posicioná-lo em sua busca.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

12 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    1. Leonardo, tudo bom?

      Se a sua plataforma gera automático não é necessário, porém se você usar alguma ferramenta para gerar o sitemap, você deverá sim gerar um novo toda semana ou mes (dependendo da frequencia de atualização) e subir novamente, pois podem existir novas páginas no seu site.

      Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.