Logo E-Commerce Brasil

Como criar um sitemap e cadastrá-lo no Google?

Por: Henrique Aren Troitinho

Henrique Troitinho é Profissional certificado pelo Google e a mais de 11 anos atua na área de e-commerce, focado em performance de links patrocinados, SEO, Analytics e Transformação Digital. Participou de projetos como KabuM!, Dpaschoal, Karcher, Santa Lolla, Nespresso, TNG, Vila Romana, Skelt entre muitos outros projetos de sucesso. Bacharel de Sistemas da Informação pela Faculdade Rio Branco, atualmente é o CEO da Score Media Marketing Digital.

Hoje vou explicar um pouco sobre como criar um arquivo sitemap da forma mais rápida possível e como cadastrá-lo no Google WebMasters.

Mas o que é um sitemap?

Um sitemap é um arquivo que lista todas as páginas já criadas e ativas no seu site com a data da ultima atualização, a frequência das alterações dessa página e a relevância a outras URL’s. Como se fosse um mapa de todo o seu site.

Ele ajuda o Google a indexar mais facilmente todas as páginas do seu site, isso ajuda o trabalho do Google BOT(robô de rastreamento da web do Google) na hora de rastrear suas páginas, pois toda a estrutura do seu site já está descrita nesse arquivo, o que também faz com que você ganhe alguns pontos com o Google na indexação e posicionamento.

Hoje para todas as páginas relevantes da sua loja virtual serem encontradas pelo Google esse arquivo é essencial, e deve ser cadastrado no Google WebMasters.

Para criar seu sitemap você pode usar várias ferramentas gratuitas, colocando apenas a URL do seu site e o processo é feito automaticamente. Entre as diversas ferramentas, seguem as testadas e aprovadas:

O segundo passo é entender o que é o Google WebMasters, esse vídeo explica resumidamente as principais funcionalidades (em inglês):

Para se cadastrar como cadastrar o sitemap no Google WebMasters,  primeiramente você precisará confirmar que é dono do site para que o Google possa oferecer os privilégios para manipulá-lo, e isso pode ser feito de duas formas:

1º –  Método recomendado pelo Google:

2º –  Método alternativo:

O que eu mais recomendo para lojas virtuais é o do Google Analytics, pois o google irá apenas verificar se você já possui o analytics cadastrado no seu site e se o administrador da conta é o mesmo do e-mail que você está logado no Google no exato momento em que faz essa validação.

Após validar seu site, acesse o menu na lateral esquerde:  Otimização > Sitemap e clique no botão “Adicionar Sitemap”.

Você precisará colocar o sitemap no mesmo local aonde seu site está hospedado, o padrão é colocar na raiz do seu site, para que ele fique assim:

Raiz do site: www.scoremedia.com.br

Sitemap: www.scoremedia.com.br/sitemapindex.xml

Depois disso basta adicionar o caminho no Google Webmasters e esperar para que o Google BOT verifique seu website e comece a posicioná-lo em sua busca.