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Como criar um e-commerce perfeito?

por Mariana Sampaio Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Se você fosse um empresário do segmento de e-commerce, quais as suas propostas para conquistar o seu consumidor? Como criar uma loja online perfeita?

Assim como nos espaços físicos, os varejistas do mercado eletrônico devem proporcionar ao cliente digital uma boa experiência de compra.

No entanto, montar uma vitrine virtual que ofereça tudo que o comprador necessite não é uma missão muito fácil, não é mesmo?

Por isso, separamos algumas dicas para você sair na frente da concorrência e conquistar a confiança do consumidor.

Caso queira ser um e-commerce perfeito, continue a leitura!

Nada de Fake News!

“Fake News” é uma expressão americana usada para identificar as notícias falsas que circulam na internet. Um tipo de conteúdo que também está presente entre as páginas dos e-commerces. Quer ver só?

Expectativa x Realidade

Sabe aquela brincadeira que circula entre as redes sociais sobre expectativa e realidade? Então, ela funciona perfeitamente para exemplificar as fake news dos sites de e-commerce. Não é difícil encontrar alguém que foi vítima desse tipo de informação.

Imagine a frustração de uma pessoa ao receber um produto totalmente fora dos padrões descritos pela página do e-commerce? Nada mais desanimador, não é mesmo? A omissão de dados também vale como um erro e um dos mais graves. Outro exemplo seria o de um alérgico à glúten que por falta de informações na página de produtos, consome algo que não deveria. Imagine o problema causado pelo e-commerce!

Portanto, esse tipo de situação pode trazer graves consequências para a saúde do consumidor que provavelmente deixará de comprar no seu site e irá para o seu concorrente. Evite esse tipo de questionamento ao investir em informações completas e principalmente, verdadeiras.

Se o seu e-commerce passou nesse critério, chegou o momento de analisar outra dica.

Debate de qualidade

Vamos imaginar que você é um jornalista e que fez uma pergunta à um candidato a presidência da República. O que você espera que ele faça? Acredito que quando fazemos uma pergunta, desejamos uma resposta que acabe com as nossas dúvidas, certo?

Então, a missão de todo e-commerce é oferecer ao consumidor a resposta que ele precisa. O cliente digital não tem nenhum vendedor ao lado para perguntar se a loja tem uma cor diferente daquela mercadoria ou um tamanho maior, por exemplo.

O e-commerce perfeito deve se comunicar com o comprador. Isso pode acontecer por meio de chat online, um canal específico de dúvidas disponibilizado pela empresa ou até mesmo um atendimento telefônico.

Nunca deixe o seu cliente sem resposta. Caso contrário, provavelmente, ele irá para a concorrência.

E então, como está o atendimento da sua empresa?

O direito de votar

Você sabe o que os seus consumidores pensam sobre a sua marca? Como os seus clientes avaliaram os produtos que você comercializa?

Sem uma ferramenta de avaliações e comentários é como trabalhar no escuro. Você deixa de saber o que o seu consumidor pensa sobre a sua empresa e produto e fica cada vez mais longe de ser um e-commerce perfeito.

Portanto, disponibilizar um espaço no seu site para as avaliações dos compradores é uma forma de exercer a democracia brasileira dentro do seu e-commerce, e assim, você ainda “dá voz” aos shoppers permitindo que eles se comuniquem.

Esse tipo de recurso promove a famosa relação ganha-ganha:

  • Para os consumidores: há mais segurança para fazer o checkout da compra depois de analisar experiências anteriores.
  • Para as empresas: há um posicionamento de mercado sobre a atuação da marca. E ainda, existe um crescimento no número de conversões.

Os dados da pesquisa do Spiegel Research Center comprovam que as avaliações online têm impacto significativo no volume de vendas: aproximadamente 270% do faturamento de um e-commerce.

Aproximadamente 270% do faturamento de um e-commerce vem das avaliações e comentários.

Então, antes de passar para o próximo critério de avaliação do e-commerce perfeito, confira as suas estratégias de avaliações e comentários que servem tanto para o seu site como para cada página de produto.

Respire fundo e continue a leitura.

Respeito é bom e eu gosto!

Chegamos num dos mais importantes tópicos de avaliação para a eleição do e-commerce perfeito. Neste momento, vamos abordar a política de transparência da sua empresa. A clareza das informações que você disponibiliza ao seu consumidor no e-commerce.

Para isso, um dos tipos de conteúdo que deve conter no seu site está no Decreto Federal 7.962. O documento regulamenta o comércio eletrônico no Brasil e foi datado em 2013 pelo governo federal. A legislação aborda as regras de atendimento do segmento de e-commerce, critérios de devolução de mercadoria, reparação de danos, informações legais sobre a empresa, cláusulas contratuais, dentre outros.

E o que isso quer dizer? Isso significa que antes de pensar na criação de uma empresa virtual é fundamental estar de acordo com a legislação do país e pesquisar sobre o assuntos. Esses dados darão segurança ao seu negócio e aos seus consumidores.

Além disso, outro tipo de informação que deve ser analisada com cautela entre os e-commerces são os conteúdos das páginas de produtos. Os dados disponibilizados pela loja virtual devem ser completos e explicativos, detalhando as características do item que está sendo comercializado. Portanto, invista em descrições, títulos chamativos, imagens de alta resolução e estratégias de Trade Marketing Digital.

Talvez você ainda não saiba, mas a falta de informação é o principal motivo de abandono de carrinho entre os sites de e-commerce. Isso é o que comprova a pesquisa inédita no Brasil sobre a qualidade da experiência de compra online, o E-commerce Quality Index (EQI). Os dados mostram que apenas 40% das páginas online possuem a descrição dos produtos completa.

A falta de informações nas páginas dos produtos é uma das principais causas de abandono de carrinho.

Eleição! O e-commerce perfeito é…

O e-commerce perfeito é aquele que satisfaz as necessidades do consumidor. Um produto pode realizar um desejo, um sonho ou uma necessidade. E, o melhor é que a sua marca pode representar tudo isso para os seus clientes.

Você, como dono de e-commerce ou que trabalha em um, precisa pensar como consumidor quando for desenvolver as suas estratégias de vendas.

Para isso, avalie as atividades da sua empresa e busque sempre melhorar. Vote pela experiência do usuário.

O comércio eletrônico brasileiro precisa eleger a satisfação do consumidor online como prioridade.

 

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