Como criar uma estratégia de marketing para trazer resultados

por Maria Marques Chizhikova Terça-feira, 29 de maio de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Estudo realizado pela SEMrush, empresa de marketing digital, analisou mais de 8 mil sites de comércio eletrônico populares, em mais de 8 países (incluindo o Brasil), para mapear as melhores práticas deste mercado. A partir disso, elaborou uma lista que, considerando os inúmeros desafios enfrentados pelas empresas no ambiente digital, propõe estratégias para ajudar a determinar onde os esforços devem ser medidos e quais iniciativas devem ser tomadas para alcançar os melhores resultados.

Fortaleça o SEO usando uma abordagem estratégica

SEO (Search Engine Optimization) ainda é muito importante para a estratégia digital, pois melhora a visibilidade da marca nos mecanismos de busca. Um dos pontos de destaque para a estratégia são as fontes mais eficazes de tráfego. De acordo com o estudo, o tráfego direto (quando um usuário digita diretamente o nome do site) e o tráfego de pesquisa (quando um usuário é direcionado para o site via mecanismo de pesquisa) representam 42% e 40% de tráfego de sites de e-commerce.

Mude para a versão segura do site (HTTPS)

É essencial mudar para HTTPS para ter uma versão segura do seu site, principalmente porque o Google destaca os sites HTTPS nos resultados de pesquisa. Observando estatísticas, percebe-se que a primeira página de resultados contém principalmente os sites seguros: 60,19% dos sites analisados usam a versão HTTPS, enquanto 39,81% deles ainda têm a versão HTTP. Para entender melhor a situação, também foram analisados os 50 principais sites de comércio eletrônico no mundo. Com base nessa análise, verifica-se que 76,92% deles usam a versão HTTPS.

Faça otimização para dispositivos móveis sem reduzir a presença nos desktops

O uso de celular é uma tendência muito forte, especialmente na área de marketing digital. Um estudo realizado em 2017 sobre e-commerce mostrou em números gerais há mais tráfego via mobile do que desktop. No entanto, também revela que o desktop gera tráfego superior ao do mobile na busca orgânica para sites de comércio eletrônico.

Esses números são facilmente explicados: as pessoas realizam pesquisas preliminares via dispositivo móvel, mas ainda optam por uma busca minuciosa e a conclusão da compra pelo desktop. Como nem todos os sites têm uma versão para celular, sempre existem pequenas inconveniências na navegação, como o zoom ou um formulário que não funciona corretamente. Portanto, os especialistas de e-commerce devem manter a versão desktop de seus sites mesmo no mundo mobile.

É válido repensar campanhas de CPC (Custo por Clique)

Para atrair clientes, é preciso de uma forte campanha publicitária baseada em budget. Uma análise de dados sobre o valor gasto pelo comércio eletrônico no Google AdWords revelou que 50% dos e-business pesquisados investem US$ 1 mil ou menos em publicidade paga por mês. Já setores nichados podem ter uma realidade bem diferente — e mais cara: o setor de vestuário, por exemplo, é o que mais gasta em anúncios, chegando a direcionar de US$ 10.000 a US$ 50.000 por mês.

Use gatilhos emocionais poderosos em seus anúncios

Como é de conhecimento geral, é importante apostar em gatilhos emocionais certeiros em anúncios de comércio eletrônico. Ao fazer isso, pode-se atrair melhor a atenção do público-alvo e aumentar as conversões. E como escolher as frases certas para anúncios? Os termos que os maiores sites de comércio eletrônico usam em seus anúncios são: “frete grátis” (mais popular no Brasil), “sem juros” e “melhor preço”.

Confira a pesquisa na íntegra acessando aqui.

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