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Como calcular o lucro de um e-commerce

por Sabrina Carvalho Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Gerir um negócio requer o acompanhamento de uma série de números. Entender esses dados é fundamental para compreender como anda a saúde da empresa. É por meio dessa análise, como de despesas e lucro de um e-commerce, que o empreendedor vai saber, por exemplo, quando ou onde precisa atuar para melhorar os resultados da empresa e, principalmente, evitar prejuízos.

Um dos dados mais importantes e que causam mais dúvidas nos empreendedores é o cálculo de lucros. Como o objetivo final de todo negócio é justamente lucrar, essa variável deve ser bem precisa. Além disso, este levantamento demanda a inclusão de outros números que precisam ser determinados anteriormente.

Outro fator importante é que o lucro pode ser dividido em dois tipos, o bruto e o líquido. Mas antes de conhecer essas variáveis e saber como calculá-las, é fundamental estar por dentro de dois conceitos.

Custo fixo X custo variável

Os custos de um negócio são classificados de diferentes maneiras. Essa separação permite uma melhor avaliação da destinação do seu dinheiro e das formas de economizar. Para medir a saúde financeira de uma empresa, um dos primeiros passos ao qual você deve ter atenção é o custo fixo. Esse tipo de despesa permanece constante, independente do volume de produção, e está ligado à manutenção estrutural e operacional do negócio. Entram aqui gastos como aluguel, serviços de segurança e limpeza, pagamento de funcionários, entre outros.

Já os custos variáveis mudam de acordo com o aumento ou diminuição da produção. No caso de empresas de serviços, elas dependem da demanda, abrangendo desde a matéria-prima e energia elétrica até as comissões por vendas realizadas.

Ambos os conceitos são essenciais para elaborar o planejamento financeiro e para o cálculo do lucro.

Lucro bruto

Para calcular esse tipo de lucro é preciso conhecer a receita bruta, que representa as receitas de vendas de produtos ou serviços. Com esse número calculado, é preciso subtrair os custos de produção do produto ou serviço, ou seja, os custos variáveis.

Esse cálculo é representado pela seguinte equação: lucro bruto = receitas totais – custos variáveis. Este é um importante dado para você conhecer a viabilidade do seu negócio.

Lucro líquido

A partir do lucro bruto é possível calcular o lucro líquido. Para isso, deve-se retirar desse valor todas as despesas operacionais, financeiras e administrativas. Isso inclui os custos fixos, como contas de água, luz, internet, pagamento de funcionários e despesas com os tributos.

A equação do cálculo é: lucro líquido = lucro bruto – custos fixos.

Como aumentar o lucro de um e-commerce?

Depois de calcular o lucro bruto e o lucro líquido da sua empresa, uma pergunta pode surgir em sua mente: como aumentar o lucro do meu e-commerce? A verdade é que não existe uma fórmula mágica aplicável a todos os negócios. No entanto, algumas dicas podem ajudar a encontrar um caminho a ser seguido.

O primeiro e mais importante passo é manter um acompanhamento rígido dos números da sua empresa. São eles que vão dizer o que está indo mal e o que pode melhorar. Outra ação fundamental é manter-se atualizado em seu segmento.

Hoje, com a tecnologia, as novidades são rápidas e, obviamente, o cliente está atrás de bons produtos. Por isso, esteja sempre por dentro do que seu público espera. Isso, com certeza, vai alavancar suas vendas. Nesse quesito, é fundamental manter um site navegável, com layout profissional e escalável, capaz de atender um grande número de consumidores ao mesmo tempo.

Por fim, não esqueça de dar a devida atenção ao marketing. As pessoas precisam conhecer seu negócio e as vantagens que ele oferece. Hoje, o marketing digital proporciona inúmeras possibilidades e, muitas delas, com baixo custo e de forma segmentada. Mas lembre-se: você precisa entregar aquilo que promete. Afinal, não é só a prospecção de clientes que importa, mas também a sua fidelização.

Agora que você já sabe como calcular os lucros do e-commerce e conferiu algumas dicas para aumentar as vendas, é hora de colocar a mão na massa. O sucesso do seu empreendimento depende de você.

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