Acesso rápido

Como a busca personalizada influencia a decisão de compra no e-commerce

por Alan Prando Sexta-feira, 11 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Aumentar o mix de produtos no e-commerce nem sempre garante que o consumidor compre mais. Na internet, a sobrecarga de escolha pode ser um problema, pois o cliente online, além de ser exigente, quer agilidade para encontrar o que procura. Caso contrário, ele vai para o concorrente.

Como a sobrecarga de escolha pode prejudicar o seu e-commerce?

A explicação é psicológica. Diante de milhares de alternativas de produtos para comprar na loja virtual, o consumidor pode se sentir perdido, até paralisado — e, assim, a conversão não acontece. O nome que se dá ao processo ocasionado por uma grande quantidade de opções é choice overload (ou sobrecarga de escolha). Isso significa que, a partir de um determinado número de itens, a pessoa pode ficar impaciente e se sentir incapacitada para tomar uma decisão.

Oferecer um portfólio amplo é essencial para atender clientes com gostos e necessidades diferentes, mas também um desafio. Imagine, por exemplo, uma pessoa que está procurando um notebook. Atualmente, existem vários modelos, das mais diversas marcas, e todos são muito parecidos. Difícil fazer a escolha certa, não? E quando as opções são semelhantes, a decisão fica ainda mais complexa.

Por que a busca personalizada aumenta as conversões do e-commerce?

Quando o visitante acessa uma loja virtual em busca de um produto, ele visualiza várias opções — muitas das quais não têm nada a ver com o que ele está procurando. Para ir direto ao ponto, muitos utilizam o recurso da pesquisa interna do site.

Mesmo assim, ao digitar um termo de busca, geralmente várias sugestões são apresentadas, fator que pode fazer o usuário desistir da compra, já que não está conseguindo encontrar facilmente o que deseja.

Por isso, é fundamental investir na experiência do cliente, fazendo com que ele se sinta único, exclusivo. A proposta é diminuir estrategicamente as alternativas, por meio da busca personalizada.

Esse recurso traz benefícios, como:

  • Reduz o esforço para encontrar os produtos e tomar a decisão de compra;
  • Apresenta apenas o que é relevante para o consumidor;
  • Proporciona uma experiência positiva;
  • Atinge clientes mais maduros.

Com esse tipo de ferramenta, ao fazer uma pesquisa no site, o consumidor não recebe apenas resultados relacionados aos termos digitados. O e-commerce também faz a recomendação de produtos, com base no perfil, histórico de navegação e interesses do usuário – dados que o sistema já rastreou e armazenou anteriormente.

Desta forma, os resultados da busca são totalmente personalizados para cada pessoa e as opções se limitam aos produtos que ele está mais propenso a adquirir. Tudo isso facilita a escolha e aumenta as chances de conversão.

Clientes que utilizam a pesquisa interna do e-commerce geralmente estão mais maduros para comprar, pois já sabem o que estão buscando. Eles apenas precisam comparar e avaliar as alternativas que a loja oferece. Por isso, a experiência da busca personalizada é tão determinante para garantir a satisfação e gerar a conversão.

Portanto, não perca a chance de converter esse visitante! Ele já está propenso a comprar — tudo o que você precisa é oferecer uma experiência positiva, apresentando as sugestões certas para ele. Assim, em vez de uma desistência, você terá mais uma venda para contabilizar!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.