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Como blogs influenciam compras e recomendações

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Blogueiros, do hobby à profissão, frequentemente escrevem sobre marcas. Sua crescente influência deveria fazer representantes de marcas reavaliarem o relacionamento que possuem com essas pessoas.

A maioria dos blogueiros escreve sobre marcas de uma forma ou outra. De acordo com um estudo do site Technorati, 38% de todos os blogueiros postam sobre marcas que amam ou odeiam e 34% escreve críticas de produtos ou serviços. Blogueiros profissionais full time ou de meio período, que escrevem como uma forma de complementar a renda, estão mais propensos a falar sobre marcas do que blogueiros por hobby, corporativos ou empreendedores.

Blogueiros continuam a ganhar influência sobre leitores e outros blogueiros. No estudo da Technorati do ano passado, 29% dos blogueiros disseram ser influenciados por outros blogs que leem. Este ano, o número pulou para 68%.

É muito importante que haja um bom relacionamento entre os representantes das marcas e os blogueiros. Quase metade dos blogueiros (49%) caracterizou sua interação com os representantes como sendo boa ou muito favorável. Apenas 3% disse que suas interações não eram nem um pouco favoráveis. Entretanto, 40% dos blogueiros disseram que não saberiam caracterizar sua interação com esses representantes de marcas.

Essa grande parte dos indecisos poderia ter uma opinião não tão favorável em relação à marca. De todos os blogueiros, 17% disse que representantes de marca haviam pedido coisas que comprometeriam a credibilidade ou conteúdo padrão de seus blogs. Isso é praticamente o mesmo número que disse que os representantes entendiam sobre o conteúdo de seus blogs (14%), estão genuinamente interessados em construir um relacionamento (16%) e oferecer informações valiosas aos leitores (23%).

Os dados comprovam que é mais do que necessário ter um ótimo relacionamento com esses blogueiros, já que sua influência sobre o público é cada vez maior.

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