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Como aumentar a lucratividade da sua loja virtual

por Fabiano Luiz Quarta-feira, 28 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 8 minutos

Criar uma loja virtual pode ser realmente simples, mas é preciso trabalho duro e dedicação para transformar seu negócio num campeão de vendas.

Lucrar é o objetivo de todo empreendedor, mas será que você está lucrando tudo que realmente poderia com a sua loja virtual?

Ao criar uma loja virtual, trabalhar a lucratividade dela se torna um desafio diário.  Pois é necessário o planejamento de uma grande estratégia, que não comprometa saúde financeira da sua e-commerce.

Existem muitos fatores que influenciam diretamente no aumento da lucratividade do e-commerce e aprender a gerenciá-los com eficiência é fundamental. Apesar de parecer complicado, existem atitudes bem simples que são capazes de te ajudas neste processo.

Separamos algumas dicas, para te ajudar a aumentar a lucratividade da sua loja virtual.

Público-alvo

Um dos principais pilares da lucratividade de um negócio são os consumidores. É importante estudar com cuidado na hora de identificar seu público-alvo e, junto a isso, o quanto eles podem ser lucrativos a longo prazo.

Esta segmentação permite que você trabalhe direcionando seus recursos para o lugar certo, sem que haja riscos desnecessários. Dessa forma, aumenta suas chances de vendas.

Publicidade diversificada

Os canais de divulgação de marketing digital crescem a cada dia. Em todos os aspectos é possível visualizar o quanto eles influenciam na decisão de compra do consumidor. Quando falamos de redes sociais, a influência atinge diretamente o resultado.

É importante lembrar que cada rede social possuiu um determinado público e necessita de um tipo de mensagem especifica. Esteja presente em todas as que puder e produza conteúdos relevantes para cada uma. Faça com que o seu cliente se identifique com o que você está oferecendo.

Ofereça canais de comunicação e interação com o cliente. Lembre-se que o foco do seu marketing precisa ser o seu cliente, sabemos que existem regras básicas de engajamento no google, yahoo e etc.Mas eles não podem interferir na maneira com que você conversa com o seu consumidor.

Canais de venda

Outra regra básica para aumentar a lucratividade do seu e-commerce é aumentando os seus canais de venda.

Criar uma loja virtual dinâmica e acessível é importante, mas busque se associar aos marketplaces. Esta estratégia te permite alcançar não apenas um novo público, mas também uma visibilidade muito maior.

Personalize sua vitrine virtual

A personalização da sua vitrine deve ser sua prioridade a partir do momento em que você decide criar uma loja virtual.

Enriqueça seu catalogo e as descrições dos seus produtos. Trabalhe suas fotos e invista na qualidade da sua personalização.

Aproveite para dinamizar a sua plataforma. A experiência de compra (e visita) do seu consumidor também está automaticamente ligada a lucratividade da sua loja virtual. Quanto mais ágil e simples for a navegação dentro da sua plataforma, menores são as chances do seu cliente encontrar problemas em localizar informações por exemplo, aumentando a possibilidade de ele retornar.

Crie promoções

Todo mundo sabe que se existe uma coisa capaz de chamar a atenção dos consumidores é uma promoção.

Ao criar promoções, você desperta não apenas o interesse do seu cliente, mas aumenta as chances de potencializar seus lucros.

Para colocar esta estratégia em pratica sem correr riscos, é preciso cuidado. Analise seu estoque e estude seus produtos. Encontre a brecha necessária para queimar do seu estoque, por exemplo, os produtos que estão parados há mais tempo. Mas lembre-se de que para uma promoção dar certo, é importante que as preferencias do seu público-alvo sejam levadas em consideração.

Fidelize clientes

Uma maneira eficiente de aumentar a sua lucratividade ao criar uma loja virtual é elaborando um programa de fidelidades.

Um programa de fidelidade eficiente é capaz de manter seus clientes ativos e motivados. Uma dica é: crie estratégias de premiação continua, ou seja, mantenha uma rotina. Com isso você consegue também traçar a movimentação dos clientes dentro da sua loja virtual, podendo criar estratégias diferenciadas para cada um.

Os programas podem envolver bonificações, como descontos, frete grátis, brindes, ou até mesmo acumulo de pontos para serem trocados posteriormente.

Fornecedores

Manter um bom relacionamento com os seus fornecedores pode te ajudar a longo prazo. te permitindo efetuar negociações vantajosas principalmente durante as datas sazonais, onde o fluxo de compras aumenta consideravelmente.

Poder negociar diretamente com o seu fornecedor te permite trabalhar a melhora do seu lucro, as formas de pagamento e também os prazos de entrega.

Quanto mais vantagens você puder oferecer ao seu cliente, maiores são as chances de você aumentar as taxas de conversão de venda da sua loja virtual.

Dicas

Além das estratégias que listamos acima, existem algumas coisas dicas capazes de te ajudar a aumentar a lucratividade da sua loja virtual.

Busque não pedir para o seu cliente nenhuma informação que você não irá utilizar. Nem peça fora de tempo. Por exemplo: exigindo login para simplesmente navegar na sua plataforma, evite burocracias desnecessárias.

Gerencie sua logística. Forneça ao seu cliente todas as informações possíveis a cerca do seu produto: quando será despachado, sua localização durante a movimentação da entrega, a data prevista de entrega e etc. Lembre-se que seu cliente precisa se sentir seguro durante toda a jornada de compra.

Seja sincero sempre. Disponibilize as informações de compra durante toda a navegação do seu cliente dentro da plataforma. Busque informar sempre o valor final da compra durante o processo de escolha, não deixe para informar somente na hora do pagamento.

Outra dica é: não apague os comentários da sua loja virtual, nem os positivos nem os negativos. A experiência de utilização do produto irá variar de um consumidor para o outro, e isso não deve ser motivo de vergonha. Preocupe-se quando os comentários negativos forem a respeito de um único ou mesmo produto, daí com certeza haverá algo de errado com ele.

Exponha as maneiras que seu cliente pode utilizar para fazer contato com você. Divulgue seus telefones, e-mails, páginas, chats online. Enfim, todos os canais de atendimento que você possuir precisam ser de fácil acesso. Seu cliente precisa se sentir seguro para realizar uma compra.

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