Como aumentar as vendas no varejo usando Beacons

por Laryssa Gabellini Quarta-feira, 19 de abril de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Beacon é uma das tecnologias estrangeiras que mais ganha espaço no mercado brasileiro de vendas. Desde 2013 cerca de 6 a 7 milhões de beacons foram implementados em ambientes comerciais. A previsão é que esse número chegue a 500 milhões até 2020, de acordo com a ABI Research.

Nesse artigo vamos te ensinar, com algumas dicas, como aumentar as vendas no varejo usando Beacons. Com essa trajetória promissora, os Beacons podem ser responsáveis por amplificar a potência do seu negócio.

Como aumentar as vendas no varejo com beacons

Tenha seu aplicativo

A primeira medida que deve ser tomada para usar o beacon no varejo e começar a ter resultados é produzir um aplicativo da empresa, produto ou comércio com o qual você trabalha.

Para que o funcionamento do beacon seja completo é necessário que seu negócio tenha um aplicativo próprio. Porém, esse investimento trará mais vantagens que apenas a utilização do mecanismo.

Com um aplicativo sua empresa pode amplificar o número de vendas, além de oferecer mais facilidade para o cliente na hora da compra. Segundo uma pesquisa da revista Exame, 41% dos brasileiros que possuem smartphone já realizaram alguma aquisição pela internet. E 45% fazem compras apenas por aplicativos.

Implantando o mecanismo seu público pode receber notificações de promoções, obter notícias sobre as novidades da empresa, melhorar a interação entre cliente – produto e empresa para uma sensação de aproximar o público para o seu negócio. E efetuar as compras dos materiais pela plataforma, o que gera praticidade, economiza tempo e gera resultados.

Com um aplicativo você pode usar beacons para campanhas específicas baseadas em geolocalização indoor. Por exemplo, pode ser lançada uma promoção específica aos clientes que são fiéis ao seu negócio.

Ao passar em frente do seu estabelecimento o cliente que possui o aplicativo recebe um código de desconto de 10% para compra de um produto, ou um desconto no próximo orçamento. As possibilidades são infinitas.

Obter um aplicativo para sua empresa deve ser pensado como uma forma de investimento. Pois o mecanismo é sinônimo de qualidade, praticidade e te oferece a oportunidade de investir em outras tecnologias que são sucesso no mercado internacional e nacional, como os beacons. Além de representar um passo à frente da concorrência.

Melhore seu relacionamento com o cliente

O beacon é um ótimo recurso para fazer a junção do mundo digital com o mundo real. Já que ele é dependente desses dois referencias para sua completa funcionalidade. Com o mecanismo é possível amplificar a experiência do cliente no interior da sua loja.

O beacon consegue identificar se consumidor está entrando no estabelecimento, pelo uso do bluetooth em parceria com o aplicativo, e coleta as principais preferências e ações que esse indivíduo realiza.

Essas informações interligadas traçam uma linha dos comportamentos que o cliente tem no interior da loja. Quais seções ele mais frequenta, que tipo de produto ele normalmente compra, quanto tempo ele permanece na loja, por exemplo.  

Dessa forma, baseado na identificação dos hábitos de consumo e do perfil do seu público é possível pensar em mensagens, notificações, alertas específicos para cada cliente e que aproximem e incentivem a comunicação do estabelecimento com o cliente que ali está.

Ofereça promoções de um modo inovador

Os smart beacons transmitem ofertas e informações exclusivas sobre os produtos enquanto o cliente está passando por eles. Essa ação faz diferença na hora de converter uma venda. É um método de fazer propaganda, lançar promoções porém de forma que não atrapalhe ou incomode a experiência do seu cliente na loja.

Por vezes o cliente pode estar distraído, ou até mesmo não pensando em comprar. Mas a partir do momento que o beacon envia uma notificação ao seu celular, esse alerta funcionará como lembrete da ação e pode ser considerado como um incentivo a compra.

Já imaginou? Você está andando no shopping, e passa na frente da sua loja de roupas preferida. Por gostar muito da loja, você para em frente a vitrine para ver o que tem de novidades.

Neste instante você recebe uma notificação no seu telefone falando que ganhou um desconto exclusivo por usar o aplicativo da loja. Caso não estivesse pensando em comprar naquele momento, uma promoção exclusiva pode mudar isso. E como você já estará em frente a loja, sua motivação será ainda maior.

Agora, vamos pensar como um comerciante. Imagine o quanto a instalação de um beacon irá aumentar as vendas no varejo do seu negócio. As pessoas querem comprar, só precisam de um incentivo. Com os beacons você pode oferecer esse incentivo de uma forma completamente inovadora no momento mais oportuno possível.

Aposte na customização

Existe a possibilidade de integrar o aplicativo do varejo com outras funcionalidades, como lista de compras, para oferecer ofertas customizadas. A utilização do beacon é um forte aliado para essa ação.

Com o uso do mecanismo é formado uma linha de ação em que o consumidor é mais interessado, criando um perfil do cliente, como já explicamos.

Assim, customizar uma melhor experiência no interior da loja fica mais fácil. Por exemplo, se o consumidor tem uma lista de compras no seu smartphone e passa em frente à loja, os beacons podem reconhecer a existência dessa lista e oferecer um desconto especial nos produtos contidos nela. Isso aproxima o comércio do cliente e gera engajamento.

De acordo com a comScore, a influência do beacon no método das compras em lojas físicas dos Estados Unidos ficou em torno de US$ 14,5 bilhões (cerca de R$ 49 bilhões), estabelecendo um recorde de uso na última campanha de black friday, em 2016.

A tecnologia dos beacons é usada em vários setores do comércio, mas tem ganhado destaque no varejo por oferecer interação com o público dentro do estabelecimento. Isso permite uma melhor dinâmica de compras e relação com os indivíduos que frequentam a loja.

Sendo assim investir em ter um mecanismo desses em sua loja pode aumentar suas capacidades de vendas no varejo. Além de preencher a lacuna que existe entre o comércio digital e físico através da coleta de dados. Você está esperando o que para implementar em seu negócio?

Já teve uma ideia de promover seu negócio com o beacon? Ou sua empresa trabalha com beacon? Conte para a gente nos comentários.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.