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Como aumentar a taxa de recompra no seu e-commerce?

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Atrair novos clientes para um e-commerce é muito importante. Porém, mais do que conquistar consumidores para o primeiro pedido, o sucesso do seu negócio depende da fidelização e da taxa de recompra que a sua empresa apresenta.

A boa notícia é: levar um cliente a comprar novamente no seu site é mais fácil do que conquistar alguém novo. Mesmo sabendo disso, muitas empresas de comércio eletrônico não investem no relacionamento com os clientes já existentes. E concentram-se em angariar novos, gerando um baixo retorno dos usuários atuantes.

Mas, como fazer com que os clientes consumam de novo após a primeira compra?

Invista no e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de construir e nutrir um relacionamento com seus clientes. Essa é uma ferramenta que oferece a possibilidade de se comunicar no tempo correto e ofertar produtos de forma personalizada.

Essas são algumas estratégias que envolvem o e-mail marketing e vão te auxiliar a aumentar sua taxa de recompra:

Lembrete de recompra

Se o produto comprado pelo cliente precisará ser reposto ou substituído após um determinado tempo, por que não aproveitar essa informação e enviar um e-mail lembrando que está na hora de comprar um novo produto?

Por exemplo, cosméticos são produtos que acabam e o cliente irá precisar de um novo em pouco tempo. Uma dica é enviar um cupom de desconto exclusivo para o cliente retornar a sua loja virtual e efetuar um novo pedido.

Sentimos sua falta

Para os clientes que não compram na sua loja virtual há muito tempo, esse e-mail de recompra é uma alternativa que pode reativar leads que tinham esquecido da sua marca.

O e-mail de lembrança também é uma forma de deixar sua empresa no imaginário do cliente. Aqui o cupom de desconto também pode funcionar muito bem, já que é um incentivo a mais para o cliente retornar ao seu site.

Personalize o e-mail

Ofereça um produto complementar, no estilo cross-sell. Se o cliente comprar um celular, logo ele precisará de uma capa de proteção ou de algum outro acessório para o dispositivo, por exemplo.

Antecipe-se a essa necessidade e envie a ele um e-mail oferecendo esses produtos que complementam a compra. Para os e-commerces de moda, a troca de estação é um momento propício para enviar uma oferta personalizada, baseada nos pedidos anteriores dos clientes. Além disso, com a chegada da nova estação, vem a necessidade de atualizar o guarda-roupa.

Ofereça conteúdos relevantes

Mais do que um espaço para compras, o cliente pode ver sua loja como uma referência no segmento, o qual oferta gratuitamente conteúdos de alta relevância sobre o assunto que ele tem interesse.

Um e-commerce de produtos de pesca e camping, por exemplo, pode trabalhar no e-mail marketing textos, vídeos e materiais variados voltados para o público que consome esses produtos. Quando o cliente precisar de um equipamento, com certeza vai lembrar da loja e visitá-la para adquirir o produto que está buscando.

Evite barreiras de registro

Se o cliente tiver que preencher todos os dados sempre que efetuar um pedido no seu site, é muito provável que ele desista. Por isso, peça para que ele se registre na primeira compra. Dessa forma, nas próximas visitas todos os dados serão carregados automaticamente, o que irá proporcionar mais rapidez na recompra.

Por outro lado, os clientes podem enxergar o registro como uma barreira desnecessária na hora de efetuar o primeiro pedido. Portanto, peça apenas as informações essenciais e deixe claro para o consumidor que aquele passo é importante para que ele tenha uma boa experiência em sua loja.

Investigue o motivo

Na prática, grande parte dos clientes que efetuam uma primeira compra não vão retornar ao seu site. No entanto, é preciso entender qual o motivo por trás desse comportamento para conseguir contorná-lo. Será que o cliente teve uma experiência ruim ou não gostou do produto?

Responder a esse tipo de questionamento deve te auxiliar nos próximos passos para aumentar a taxa de recompra. Portanto, mantenha uma estratégia de pós-venda bem estruturada e que vise a captação de avaliações sobre seu serviço e produto. Com o feedback dos consumidores, você poderá corrigir erros e conquistar clientes mais fiéis.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração são as ações dos seus concorrentes. Pode ser que você esteja perdendo por não contar com preços competitivos ou por não oferecer uma experiência positiva para os clientes. Ficar atento a esses fatores também te ajudará a melhorar os seus resultados.

Preocupe-se com as promessas

Apesar do feedback dos clientes, você ainda precisa fazer uma autoavaliação do seu negócio para evitar que erros prejudiquem os seus objetivos. Por isso, sempre cumpra as promessas que sua loja faz aos clientes.

Se o prazo de entrega atrasa, se o produto não se parece com a foto ou se o pagamento falha após o pedido, é bem provável que o cliente fique frustrado com o e-commerce e não volte a comprar. Esses pequenos deslizes podem custar a boa experiência do cliente e fazer com que você perca pontos diante da concorrência, acarretando na baixa taxa de recompra.

Contudo, quando o cliente percebe que você cumpriu todas as promessas e ultrapassou as expectativas que ele tinha sobre sua loja e seu produto, a confiança cresce, incentivando-o a comprar ainda mais.