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Como aumentar a taxa de clique no e-mail marketing

por Wesley Dias Segunda-feira, 14 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

O e-mail marketing morreu ou não? Tem-se discutido muito sobre isso nos últimos anos.

A verdade é que ele continua mais vivo do que nunca. Entretanto, saber utilizá-lo de forma estratégica é fundamental.

Uma das maiores dificuldades quando se fala em e-mail marketing é: como aumentar a taxa de clique?

Neste artigo, eu vou te apresentar algumas dicas simples e fáceis para aumentar a taxa de cliques em seus e-mails. Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre a taxa de clique.

O que é taxa de clique no e-mail marketing?

A taxa de clique é a quantidade de pessoas que clicaram em seu e-mail marketing dividido pela quantidade de pessoas que abriram o e-mail, simples assim.

Por exemplo: se 100 pessoas abriram seu e-mail e apenas 10 clicaram, sua taxa de clique é de 10%.

Qual a taxa de cliques ideal?

Alguns profissionais de e-mail Marketing defendem que uma boa taxa de clique varia de 3 a 5%. Eu considero que uma boa taxa de clique fica acima de 10%. Evidentemente que quanto maior sua lista de e-mails, maior desafio para aumentar a taxa de clique.

Estratégias simples para aumentar a taxa de clique:

Vejamos algumas estratégias para aumentar a taxa de clique em seu e-mail Marketing:

1 – Tenha um objetivo:

A primeira coisa que você precisa fazer é definir um objetivo claro para seu e-mail.

Por exemplo: você deseja que a pessoa abra o e-mail, clique e vá para uma página de vendas (produto)? Ou para um conteúdo específico? Ou ainda, para um artigo no seu blog?

Ou você deseja que a pessoa leia todo o conteúdo no corpo do e-mail mesmo e depois clique para uma próxima etapa no funil de vendas?

Definir o objetivo do seu e-mail é indispensável!

2 – Chamada para ação

Apesar dessa dica ser muito simples, muitos esquecem de fazer a chamada para ação dentro do e-mail Marketing.

Não basta apenas informar ou chamar atenção da pessoa que abriu e-mail, você precisa fazer com que ela tome uma ação após a leitura.

E não precisa de muita coisa, quanto mais simples o e-mail e mais parecido como uma pessoa “de verdade” entrando em contato, mais fácil será conseguir o clique.

3 – Personalize sua mensagem

Você deve segmentar a sua lista, pois se você sabe que, quem vai abrir e-mail é uma mulher, por exemplo, você pode utilizar uma linguagem mais emocional.

Se você sabe que a sua lista é composta de um público masculino você pode usar um tom mais objetivo e prático.

Nos meus testes, essa estratégia funciona!

Fazendo isso, você vai atrair mais clientes, pois a personalização começa na segmentação.

4 – Crie templates mais simples

Como você percebeu nos pontos anteriores, eu não sou muito fã de e-mails com muitas imagens, com o cabeçalho cheio de detalhes, etc.

Eu prefiro e tenho visto mais resultados nos e-mails mais simples, onde você escreve como se fosse um e-mail “real” mesmo, que não tem “cara” de e-mail marketing. Tente deixar seu e-mail Marketing parecido com uma conversa mais próxima do dia-a-dia das pessoas.

5 – Use gatilhos mentais

Utilizar gatilhos mentais dentro do próprio corpo do e-mail é importante, pois a taxa de clique pode aumentar significativamente.

Se a pessoa entender que, uma determinada oferta é só até amanhã (escassez) ou existe autoridade por parte do remetente do e-mail, a probabilidade do clique cresce bastante.

6 – Reenvie e-mail para quem não abriu

Essa é uma estratégia pouco utilizada. Existem ferramentas que facilitam sua vida, pois já tem o reenvio automático para quem não abriu.

Existem outras que permitem o envio para aquelas pessoas que não abriram de forma muito simples, em apenas 1 clique.

Basta modificar o assunto e reenviar o e-mail 24 horas depois, segmentando para as pessoas que não abriram.

7 – Limpe sua lista

Esse também é um aspecto muito importante que vai fazer sua taxa de clique aumentar expressivamente.

Limpe a sua lista de e-mails pelo menos uma vez por mês. Exclua contatos que não abriram os e-mails nos últimos três meses.

Para ser mais “higiênico” na sua limpeza, você pode excluir, a cada 30 dias, as pessoas que não abriram nenhum e-mail nesse período.

Uma estratégia interessante também é criar uma automação para o público que não abriu os últimos 3 e-mails. Esses e-mails entrariam numa lista diferente que você pode “reativar” posteriormente.

Pronto, agora que você já sabe como aumentar a sua taxa de cliques no e-mail Marketing, basta colocar em prática e desfrutar dos resultados.

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