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Como aumentar a conversão do e-commerce de drogarias

No ano passado um dos principais infográficos divulgados no mundo sobre o perfil de compra na internet demonstrou que um dos principais fatores de compra não é apenas o preço. Ao contrário do que muitos pensam, resultados apontam que fatores relacionados à comodidade, como a conveniência (24h online) e a fácil comparação de produtos, vieram respectivamente em 2º e 3º lugares. Esses dois pontos totalizaram quase 70% do fatores que motivam a compra online.

Na mão da comodidade, o relatório da WebShoppers mostrou que a categoria de cosméticos e perfumaria (cuidados pessoais e saúde) alcançou a terceira posição de mais vendidos (12,2%). Só perdeu para moda (12,3%) e eletrônicos (13,7%), com uma pequena diferença. Portanto é nítido que existe uma grande oportunidade em explorar mercados que aliam a conveniência e grande crescimento. Um desses mercados é o de drogarias.

Porém, atuar com o mercado de drogarias não é tão simples. Alguns fatores são cruciais para o sucesso da loja virtual. Nesse artigo, vamos explorar 5 desses fatores que farão com que a sua loja aumenta a conversão e se torne mais lucrativo. Veja:

1) Produtos permitidos e não permitidos para venda online:

Existem produtos que são permitidos para serem vendidos na internet, enquanto outros possuem restrição, como os medicamentos com receita obrigatória e outros que não podem nem ser comercializados como é caso dos remédios controlados (de tarja preta). Para complicar ainda mais, na categoria de medicamentos, não é permitida a sugestão de produtos similares.

Portanto, fique atento se a sua plataforma tem a capacidade de se adaptar às regras de cada um desses produtos. Avalie se ela permite que, quando o produto não for um medicamento e sim um cosmético, por exemplo, ela possa fazer sugestões e comentários ao cliente. Verifique ainda se ela permite mostrar os produtos de tarja preta, porém sem dar a opção de comprar online, apenas indicando um telefone para contato.

2) Checkout rápido e recorrente:

Muitos medicamentos e produtos de cosméticos e beleza possuem uma alta taxa de recompra. Avalie com detalhes se o seu sistema possui funcionalidades como armazenamento de dados de cartão e lista para recomprar os produtos a cada X dias. Assim, você facilitará a muito a recompra do cliente e com certeza ele priorizará sua loja virtual pelo fator comodidade. Você economizará no investimento em marketing, tornando a operação mais lucrativa.

3) Diferentes formas de entrega com retirada de receita:

Possibilitar promoções como “Compre até às 12h e receba no mesmo dia” são fundamentais, afinal, o cliente não pode esperar 2 dias úteis para receber uma aspirina para dor de cabeça. Porém, para outros produtos como shampoo, ele pode esperar.

Ter a flexibilidade de configurar as regras de entrega com prazos diferentes para os produtos é uma grande vantagem competitiva. Se você ainda possui lojas físicas em alguma região, é interessante utilizar funcionalidades de multi-centros de distribuição para usar o próprio estoque e prazo de envio das lojas para o cliente final. Assim, você aumentará suas vendas, diminuirá seu prazo de envio e diminuirá o custo de estoque no centro de distribuição principal.

Atente que, se a sua plataforma não disponbiliza o upload da receita diretamente no site para validar se pode ou não comprar o produto, uma das estratégias é, ao entregar o produto via motoboy, retirar a receita.

4) Formas de pagamento:

Os clientes do mercado de drogarias estão acostumados a pagar o item somente quando recebem a mercadoria pagarem pelo pedido. Portanto, uma das principais formas que a sua loja deve disponibilizar é o pagamento por dinheiro. Lembrando que para conseguir operacionalizar esse forma de pagamento é importante que ela só seja disponibilizada quando a entrega for feita por motoboys.

Aumentando o leque de formas de pagamento, provavelmente a sua taxa de conversão poderá aumentar consideravelmente. Assim, a loja faturará mais.

5) Pré autorização de cartão de crédito:

Em um mesmo pedido de uma loja de drogaria pode haver mais de 10 itens. Como o controle de estoque de pequenos itens, como aspirina são extremamente complicados é necessário que a loja possua um sistema de pré-autorização do pedido.

Com esse sistema, a loja irá primeiro reservar o valor total da compra do cliente e, caso haja no pedido realizado por ele, alguma quebra de estoque, a compra como um todo ou somente uma parte dela, poderá ser cancelada. Com isso, em vez do lojista ter o trabalho de ligar para sua operadora para estornar o valor do cartão do cliente e gerar desconforto para o cliente pois só em 30 dias o dinheiro retornará para sua conta, a reserva simplesmente cairá não gerando trabalho e insatisfação do cliente.