Acesso rápido

Como as fast fashion impactam no e-commerce de vestuário?

por Carlos Alves Terça-feira, 25 de junho de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Com coleções trocadas com frequência e peças mais baratas, o mercado de fast fashion não para de crescer. De acordo com dados do relatório “The Fashion and Apparel Industry Report”, esse setor deve passar de US$ $481,2 bilhões em 2018 para uma projeção de US$ 712,9 bilhões em 2022. O poder de compra deve aumentar, assim como o número de consumidores em potencial — pode passar de 1,2 bilhões em 2020, sendo a maior parte nas faixas etárias de 16 a 24 anos e 25 a 34 anos.

Esses dados refletem diretamente no e-commerce desse setor. Afinal, caminham em paralelo à uma massificação do acesso a telefones celulares com internet e hábitos crescentes de compra online. O relatório levanta também alguns desafios ao crescimento do fast fashion:

  • a morte da fidelidade absoluta às marcas devido a fragmentação cada vez maior do mercado;
  • custos das altas taxas de devolução de produtos: podem chegar a 50%, a característica do fast fashion de captar tendências no ar e transformá-las em produtos muito rapidamente;
  • a pressão dos consumidores de que essa moda seja mais ética e sustentável — o grande calcanhar de Aquiles do setor.

Algumas marcas têm se expandido online com uma estratégia pensada para vender fast fashion na internet. Estão renovando a linha de roupas mensalmente, com designs exclusivos para cada coleção. Trata-se de um controle de qualidade rígido, bem como valores menores que o das concorrentes. Outras inovações são vídeos para mostrar o caimento das peças e políticas diferenciadas de entrega e devolução.

Todavia, tanto veteranos quanto recém-chegados estão se mexendo para não perder esse mercado. A gigante Amazon tem 18 marcas próprias de vestuário. Marcas de nicho, como as plus size Dia & Co e Eloquii, estão aproveitando para abocanhar mercados subatendidos e carentes no varejo tradicional.

Novos modelos surgem

As varejistas eletrônicas infantis Kidbox e Mac & Mia oferecem assinaturas. São voltadas para famílias com pouco tempo para comprar roupas, com o apelo adicional da curadoria de estilo. Tem dado tão certo que o conceito está sendo adotado também por varejistas como a Gap, tradicionalmente ancorada em lojas físicas.

Um dos grandes desafios é trabalhar com tabelas e referências confiáveis para que o consumidor consiga escolher a numeração sem surpresas. O mercado de vestuário online certamente continuará a crescer à medida em que mais pessoas se sintam confortáveis comprando roupas, sapatos e acessórios na web.

Nesse sentido, as operações baseadas em lojas físicas, como Macy’s, The Children’sPlace e Gap, estão investindo em tecnologia omnichannel e ferramentas conectadas. No caminho inverso, a já citada Amaro criou uma conceptstore: a Guide Shop. Pode ajudar a criar uma referência positiva com o consumidor, que quer conhecer acabamentos e provar a peça antes de comprar online.

Cada vez mais os consumidores consideram o comércio eletrônico apenas mais uma forma de comprar coisas. Eles esperam que smartphones, computadores e lojas funcionem entre si sem atrito. Com novas tecnologias e integração do omnichannel, o passeio no shopping de sábado à tarde pode converter vendas em plena quarta à noite.

Dessa mesma forma, quem foge de lojas pode não precisar pisar em uma nunca mais — com a ajuda de novas tecnologias de smart fitting, como a Virtusize. A ferramenta ajuda a comparar peças do seu próprio guarda-roupa que te vestem bem com o que você está vendo na tela e imaginando como ficaria em você.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.