Como as carteiras digitais vão impactar o varejo online em 2020

por Lucca Rossi Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

O brasileiro está ávido por testar novas formas de pagamento, e o varejo precisa correr para se adaptar às mudanças.
Pesquisa recém divulgada pelo Capterra, plataforma de busca e comparação de softwares, aponta que quase metade (47%) dos consumidores que compraram pela Internet em 2019 usou ao menos uma vez carteiras digitais para o pagamento, como Google Pay e Apple Pay; um de cada quatro testou o código QR (que usa a câmera do celular).

Para o varejista online, o grande alerta do estudo, no entanto, aparece quando olhamos para o que dizem os consumidores sobre sua experiência ao utilizar essas novas tecnologias no e-commerce. A desaprovação é quase unânime: 95% dos entrevistados consideram que as lojas virtuais (e também as físicas) deveriam estar mais bem preparadas e/ou equipadas para processar esse tipo de pagamento.

Cedo ou tarde, como mostram os números, o varejo não terá como fugir dessa tendência. Outros números apontam na mesma direção. No mês passado, a bandeira de cartões Mastercard anunciou um crescimento de quase dez vezes no volume de pagamentos por aproximação (o que inclui os realizados com cartões contactless e os feitos com carteiras digitais) entre janeiro e novembro de 2019.

O salto foi de 1,4 milhão a 13 milhões de acessos. A outra gigante dos cartões, a Visa, já havia divulgado no ano passado um crescimento de mais de 600% nesse tipo de transação em comparação com 2018 na cidade de São Paulo.
Podemos, portanto, estar no início de um ano que poderá ser lembrado como aquele do grande salto das novas formas de pagamento.

Benefícios do uso das carteiras digitais no e-commerce

Mas e no varejo online? Veremos também um aumento desses tipos de transações nas lojas virtuais? Segundo especialistas, o movimento no e-commerce será mais lento, já que os pagamentos digitais nesses tipos de plataforma trazem consigo algumas complicações tecnológicas extras.

Os benefícios, no entanto, também serão muitos. Para aqueles que ainda conhecem pouco essas novas formas de pagamento, selecionamos algumas das vantagens que elas podem trazer:

1. Segurança

Sem dúvida, trata-se de um dos principais benefícios para o e-commerce. Segundo o especialista em pagamentos Frederico Trevisan, fundador da Conectre, que promove cursos sobre o tema, “o grande benefício do QR Code e da tokenização, tecnologia utilizada pelas carteiras digitais, é possibilitar a autenticação do usuário, similar ao que o chip e a senha foram para as maquininhas”.

“Isso já está despertando o interesse dos lojistas, que têm muitos problemas com fraudes e taxas de aprovação nos seus checkouts”, destaca Trevisan.

Por fim, Trevisan destaca que esses meios abrirão as portas para outras novidades, como o pagamento com cartão de débito na Internet.

2. Agilidade

Os usuários de Internet têm pouca paciência e desistem da compra se perdem muito tempo na página. Dados de gigantes do comércio eletrônico como a Amazon apontam que a lentidão de carregamento das páginas representam perdas na casa dos bilhões de dólares.

Para os pequenos empresários que investem nas vendas online, cada cliente vale ouro. As carteiras digitais ajudam nessa questão, já que os compradores economizam tempo ao não terem de preencher todos os dados do cartão para a cobrança. Menos abandonos representarão uma maior taxa de conversão.

3. Pioneirismo

Os consumidores gostam de testar novidades. Pensando nisso, os varejistas online podem usar a aposta por novas tecnologias de pagamento como um diferencial.

Dica importante: é preciso testar as ferramentas antes de colocá-las em prática para certificar-se do seu bom funcionamento. Uma novidade mal implementada pode acabar espantando os clientes.

4. Novos clientes

A modernização dos meios de pagamento também pode ser uma forma de atrair aqueles clientes que estão por dentro das últimas tendências tecnológicas e que dão preferência a lojas que ofereçam as experiências mais modernas disponíveis no mercado.

Conseguir atrair tais clientes, em geral muito exigentes, pode representar um ganho competitivo da marca ou produto na web. Sempre vale lembrar que cada empresa tem suas particularidades e que qualquer estratégia de investimento deve passar por uma planejamento minucioso das necessidades do negócio e dos clientes.

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