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Como aproveitar as comunidades de conteúdo para expandir o alcance

“O conteúdo é rei!”

Ah, a maravilhosa e tão usada declaração que me faz querer jogar meu monitor na parede e depois pendurar minha cabeça de vergonha, por ser realmente uma verdade. Sinto que posso assumir, com segurança, que todos podem concordar com a crescente importância de conteúdos impressionantes. Recentemente, parece que todo mundo está incentivando as empresas a evoluirem na forma como elas criam conteúdo (por exemplo, a estratégia da Coca-Cola de “conteúdo 2020”. Se você ainda não assistiu esses vídeos, eu recomendo que o faça, para poder ver como as grandes marcas estão mudando seu pensamento sobre uma estratégia de marketing coesa). Aqui no escritório da Distilled, em Nova York, estou cercada por Tom Critchlow e John Doherty, que estão, em uma só tacada, levando as empresas a ter um conteúdo inspirador e mudando a mentalidade dos comerciantes.

Isso é ótimo e tudo mais, e vou deixá-los, meninos, mas mudar a mentalidade das empresas e criar peças inspiradoras é difícil!

Nota: Não estou, de maneira alguma, sugerindo que não nos esforçamos para conseguir isso. Devemos sempre tentar mudar e produzir conteúdo eficiente. Eu estou apenas mostrando o fato óbvio de que estas estratégias de conteúdo são um jogo de longo prazo.

Além dos benefícios óbvios do SEO ter conteúdo exclusivo, engajar materiais também ajudaam seus clientes a lembrar da sua marca. Então, ter coisas interessantes em seu site, aumenta a probabilidade das pessoas voltarem. Mas e se você não é a Coca-Cola e não tem uma base enorme de fãs/clientes para contar, junto com um orçamento de marketing que possui um monte de zeros?

Todo esse conteúdo incrível que você está produzindo não está servindo de nada. É claro que você provavelmente vai lançar mão de todos os canais sociais para publicar seu conteúdo. E assim, você espera ganhar certa atenção; mas desta vez vai atingir principalmente as pessoas que já conhecem a sua marca.

Então, como você pode criar excelentes peças de conteúdo que atraem um novo público e aumenta o alcance da sua marca?

Bem, se você é uma empresa que não tem tempo ou recursos para investir pesado em divulgação, então, um você pode criar um conteúdo específico para cada comunidades e seus respectivos nichos. Normalmente, antes de começar a trabalhar em uma peça criativa,  dar início ao linkbuilding ou produzir qualquer forma de conteúdo para um cliente, eu penso duas coisas:

  • Quem gostaria de ler/ ver/ ouvir isso?
  • Quais são os cinco sites que poderiam se linkar a isso?

Fazendo isso, eu tenho uma compreensão clara do motivo de produzir este conteúdo. Assim, por meio da criação de conteúdo específico para determinadas comunidades, você está mirando em um novo público e que tem interesse em uma forma específica.

Abaixo vou descrever algumas comunidades de conteúdo para onde você deveria estar mirando, tanto para criar conteúdo, quanto para colocar conteúdo inspirador pré-existente!

Porque eu escolhi estas comunidades

Nota: esta não é uma lista detalhada. Meu objetivo era reunir uma lista de plataformas de ação, nas quais  você pode realmente colocar o seu conteúdo.

Não formei uma lista completa para cada nicho específico. No entanto, escolhi as plataformas onde você pode enviar o seu próprio conteúdo exclusivo (menos o Longreads). Ao fazer isso eu tentei poupar tempo e permitir que sua marca ganhe visibilidade.

Vídeo

O conteúdo de vídeo é como o novo “pão de forma”. Onde estávamos antes dele? O conteúdo de vídeo está se tornando cada vez mais importante por meio de pesquisas combinadas e permite que marcas rompam as paredes do texto. No entanto, quando me refiro ao conteúdo de vídeo eu não estou me referindo ao conteúdo de vídeo básico ou a depoimentos. Estou sugerindo que você crie conteúdo de vídeo não-promocional e que seja esteticamente criativo. A chave para as comunidades de vídeo (e o porquê a maioria falha) é que eles são muito auto-suficientes e impulsionam as marca. Resista ao desejo!

Quem faz isso bem: The Desperados Experience

  • Youtube Eu não poderia falar sobre comunidades de vídeo sem incluir o Youtube! Se você tem qualquer tipo de vídeo, certifique-se de criar um canal da sua marca e fazer o upload de todos os seus vídeos lá.

Visualização de dados

Embora infográficos sejam ótimos quando você possui uma história para contar (essa é a chave! Mas tenha algo a dizer, ou seu infográfico será um lixo.) Vou focar na visualização de dados. Se você tiver dados de mercado/ cliente à sua disposição, transforme-o em alguma coisa! Independente de ser estático, animado ou interativo, você deve voltar toda a pesquisa para a utilização adequada e conseguir isso na frente de uma platéia que ama dados.

Quem faz isso muito bem: Uber

 

Imagens

Grandes imagens de alta resolução são a última moda e eu tenho que dizer, sou fã! Vi alguns sites de comércio eletrônico e blogs que mudaram suas imagens – de miniatura passaram para imagens enormes – e ganharam algum destaque acima da média. Se você quiser que as pessoas falem, linkem e compartilhem suas imagens, invista em fotografia.

Quem faz isso muito bem: Fab

 

Textos longos

O que aconteceu com o bom e velho tempo em que você sentava com o papel e lia (do começo ao fim) uma obra de várias páginas? Embora esses casos estejam se tornando poucos e distantes, o ressurgimento de conteúdo de formulário longo está em ascensão. As pessoas podem gostar de chegar ao ponto rapidamente, mas se uma história merece um mergulho profundo, não tenha medo de ir lá e mergulhar.

Quem faz isso muito bem: The New Yorker

 

Principais conclusões

  1. Encontre um público específico para o seu conteúdo, fora do seu site – Ao olhar para públicos-alvo diferentes e para um determinado tipo de conteúdo, você está forçando ativamente a exposição da sua marca e não se acomodando sobre o que você já tem. A fim de conquistar novos clientes, você precisa pensar em novas oportunidades e como você pode entrar em mercados diferentes. Para isso, criar material de conteúdos específicos é fundamental.
  2. Crie conteúdo que forneça valor para aquela comunidade – Depois de identificar um novo mercado (como todas as formas de linkbuilding), você deve criar algo de valor. Se os seus materiais oferecem pouco valor para aquela comunidade, você irá queimar uma chance. Dica de profissional: produzir algo que as pessoas realmente se preocupam!
  3. Divirta-se com isso! – Nem tudo deveria (ou deve ser) um discurso de vendas. Verifique se o seu conteúdo está em consonância com  a ideia do conteúdo postado anteriormente. Se ele se destaca como uma ferida no polegar, provavelmente você não vai obter qualquer atenção. Apesar de você ter a vontade de colocar o nome da sua empresa em todos os lugares, não faça. Fazer muita propaganda vai parecer que você está tentando tirar algo disso.
  4. Não faça de qualquer jeito Se o seu conteúdo é, me perdoe a palavra, porco e você o apresenta a uma comunidade que é apaixonada por textos mais longos, eles vão desafiar você e não é esse tipo de atenção que você deseja. Você deve estar confiante e orgulhoso do que está apresentando. Se não está, volte e tente mais.
  5. Não descanse sobre os louros das suas marcas – Leve seu conteúdo para fora das contas do Twitter e do Facebook da sua empresa e não dependa delas para fazer todo o trabalho. Se você quiser aumentar o seu público e sua marca, então mude mais do que você normalmente faz. Sua marca é tão forte quanto você faz com que ela seja.

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/leveraging-content-communities