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Como aplicar "SMO" no comércio eletrônico

Mas uma vez as siglas… Ô povo que gosta de inventar letrinhas! Vamos lá então!

Conceito (o bom e velho conceito acadêmico)

Social media optimization (SMO) é um conjunto de métodos para gerar publicidade através da mídia social, comunidades online e sites da comunidade.

Bom, e daí? A gente nem se acostumou ainda com SEO e SEM e lá vem mas uma forma de atingir o nosso cliente. Não podemos perder a onda (lembra do artigo Social-commerce na crista da onda?), existem várias ferramentas de que podemos lançar mão para otimizar nossa estratégia de mídia social:

  • Feeds RSS
  • Botões de Mídia Social
  • Blogs categorizados
  • User-generated content
  • e outros tantos.

Botões sociais

Botões sociais

Podemos focar na geração de visitas a partir de outras fontes que não sejam motores de busca. O SMO deve facilitar o boca-a-boca digital, servindo de base para que a mensagem se torne viral e sobreviva sozinha fora da sua estrutura. O ser humano sempre gostou de compartilhar as experiências e, com estas facilidades, o que você acha que está acontecendo? Já deu para perceber, não é? Afinal, nada se faz sem antes pesquisar a opinião das outras pessoas na sua comunidade ou no twitter.

Existe um movimento que irá englobar todas estas ações de otimização e marketing on-line, é o Search Engine Reputation Management (SERM). É uma estratégia de gestão focada na presença viva da marca no ambiente digital – esse assunto pode virar até uma tese!!! Saiu do forno agora, espero até que este artigo tenha bastante comentários pois estou ansioso para saber a opinião de todos.

Dois pontos para refletir

1. Algumas empresas ainda não permitem o acesso a redes sociais

Devemos lembrar que o funcionário é o cliente interno e várias ações de endomarketing, recursos humanos e de feedback podem ser estruturadas usando esta plataforma interativa e barata

2. As empresas no Brasil ainda estão engatinhando sobre este assunto

Tenho conhecimento que várias empresas ainda não possuem um sistema de CRM para acompanhar os clientes que se interessam pelo seu produto, então, na minha opinião, estas empresas devem começar por aí para iniciar uma estratégia digital bem sucedida.

Obrigado a todos que acompanham esta coluna e não se esqueçam de visitar o Jornal do E-Commerce.