Como usar anúncios patrocinados para atrair clientes pelo frete barato?

por Paulo Henrique Dias Segunda-feira, 19 de julho de 2021   Tempo de leitura: 9 minutos

Segundo o índice Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro cresceu 75% entre janeiro e dezembro de 2020, em comparação a 2019. O relatório Webshoppers apontou que foram feitos mais de 194 milhões de pedidos no período, recorde histórico!

Se destacar em um ambiente em franco crescimento e atrair clientes é uma tarefa que exige bastante dedicação. Quanto mais o comércio eletrônico cresce no país, mais o lojista precisa conhecer ferramentas que o ajudem a conquistar os consumidores.

O frete barato é, sem dúvidas, um dos maiores atrativos que podem fazer com que o cliente decida dar uma chance para sua loja virtual. Quando essa estratégia é combinada a ações de marketing digital, como os anúncios patrocinados, o empreendedor começa a elevar suas táticas em busca de clientes no meio eletrônico.

Mas como fazer isso? Como criar anúncios pagos que atraiam clientes em busca de um frete mais barato? A seguir analisaremos as possibilidades!

Frete barato atrai mais clientes

Tem dúvidas de que o frete barato é um chamativo para os clientes? Uma pesquisa realizada pelo Moosend aponta que o preço do frete é o principal fator que leva ao abandono de carrinho, sendo responsável por 60% das desistências de compra no e-commerce brasileiro.

O relatório Webshoppers 2021 traçou um paralelo entre o preço do frete e a satisfação dos clientes. O resultado mostrou que quanto mais caro o valor da entrega, maior é a taxa de reclamações dos clientes. Da mesma maneira, quanto mais barato é o frete, mais satisfeito o consumidor tende a ficar.

Desse modo, oferecer um frete barato desponta como uma das principais estratégias de atração de clientes e pode ser o diferencial que fará com que o cliente finalize ou não a compra em uma loja virtual.

Sabendo disso, o lojista pode executar uma série de estratégias de frete que vão desde o frete grátis até o oferecimento de preços fixos ou promocionais para as entregas. Também pode contar com a ajuda de uma plataforma de cotação de frete, que oferece variedade de opções e preços mais competitivos.

Para tornar tais estratégias de frete barato ainda mais efetivas, também é possível investir em anúncios pagos configurados de modo a atrair determinados públicos. A seguir, entenda como fazer isso.

O que são anúncios patrocinados e onde configurar eles?

Anúncios patrocinados, também conhecidos como anúncios pagos ou links patrocinados, são peças publicitárias em texto, imagem e/ou vídeo que podem ser configuradas e impulsionadas em redes sociais, ferramentas de busca e outras plataformas destinadas a isso.

Esses anúncios são pagos, mas a grande vantagem é que o criador tem total controle sobre o orçamento da campanha e pode destinar o valor que desejar para essa estratégia. Quanto mais dinheiro investido, maior o alcance.

É possível criar e veicular campanhas de anúncios patrocinados em todas as redes sociais, cabendo ao lojista estudar em quais delas as chances de atingir o público-alvo são mais significativas.

Fora das mídias digitais, um dos maiores canais de criação e divulgação de anúncios e links pagos é o Google. O buscador é responsável por 94% das pesquisas globais na internet e possui uma ferramenta de criação, análise e acompanhamento de publicidade digital que permite a veiculação de anúncios tanto nos resultados de busca quanto na rede de sites, blogs e plataformas parceiras.

Seja nas mídias digitais ou nos buscadores, é possível começar anunciando com um baixo orçamento, interromper a veiculação de anúncios a qualquer momento e ajustar as configurações dos anúncios (como público-alvo, região, idade, etc) sempre que necessário.

Anúncios pagos para atrair clientes em busca de frete mais barato

Agora que você já entendeu a importância do frete mais barato, onde e como criar anúncios patrocinados, chegou o momento de compreender como esses dois assuntos podem ser combinados em uma estratégia logística.

Diversos fatores impactam no valor do frete. Um dos mais relevantes é o endereço de destino: quanto mais longa é a distância entre o remetente e o destinatário, mais caro tende a ser o valor do envio.

Sendo assim, o lojista pode configurar os anúncios patrocinados que criar para aparecerem para o público da região ou estado em que o seu e-commerce está localizado. Dessa maneira, o custo do frete calculado pelo cliente antes de fechar o pedido será mais barato em sua loja virtual do que nos e-commerces que ficam mais distantes daquele público-alvo.

Esse mesmo princípio de segmentação demográfica pode ser aplicado a anúncios pagos que buscam trazer tráfego para campanhas de frete. Ao atrair um público previamente filtrado pela localização geográfica, o lojista consegue oferecer benefícios como frete fixo, tendo uma noção mais clara de quanto gastará na ação.

Outra maneira de atrair clientes por meio de anúncios pagos e convertê-los com um frete barato é patrocinando anúncios de produtos pequenos e leves. Afinal, o peso e as dimensões da embalagem também são critérios que impactam no custo do envio. Ao promover produtos menores, as chances do cliente se decepcionar com o preço da entrega e abandonar o carrinho são mais baixas.

📌 Dica extra: há uma ferramenta chamada remarketing que permite a veiculação de anúncios a usuários que já passaram pela sua loja virtual. Usando essa função, é possível exibir anúncios para essa pessoa com base no que ela estava buscando, aumentando as chances de conversão.

Percebeu como pensar no cliente que está em busca de frete barato ao criar anúncios patrocinados pode aumentar as vendas da sua loja virtual? Elaborar esse tipo de estratégia pode fazer com que o investimento feito em campanhas de mídia digital seja rapidamente convertido em vendas.

Quanto mais analítico e estratégico se torna o lojista no meio virtual, mais vendas ele consegue realizar e melhor se torna a administração de seus recursos, fomentando o crescimento sólido de seu negócio.

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