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Como analisar o desempenho de sua loja virtual em diferentes marketplaces

Por: Lucas Vidal

Gerente de Novos Negócios da SkyHub, empresa especialista em integração com os principais marketplaces do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela UFRGS com Mestrado pela Ecole Centrale Marseille, na França. Na SkyHub é responsável pela área comercial, bem como a manutenção das parceiras com os diferentes marketplaces que a SkyHub integra

Você entrou no B2W Marketplace, depois no Walmart, CNova, Mercado Livre e quando viu tinha muitos resultados, mas pouco tempo para administrar todos os dados de gestão de cada um destes canais de marketplace onde está presente. Já aconteceu algo assim com você?

A cena é comum porque depois de integrar a um canal fica fácil e atraente vender seus produtos em outros. De certa forma, basta replicar algumas ações como preenchimento cadastral, integração e catalogação de produtos, ajustes de texto e imagem para então começar a vender.

O desafio está na gestão das vendas realizadas nesses canais, já que entrar em cada um dos canais pode tomar tempo da gestão do negócio. Mas acredite, é possível simplificar o controle de desempenho de sua loja virtual, mesmo que você esteja em muitos canais diferentes. A forma para fazer isso é usando as integradoras de marketplace, ou seja, softwares que tanto ajudam a integrar sua loja aos marketplaces quanto integram as informações de diferentes frentes em um único dashboard.

Mas, como analisar o desempenho de minha loja virtual em diferentes marketplaces usando uma integradora?

A integradora indexa os dados e consegue apresentar, entre outros fatores, o número de pedidos e status de entrega de cada canal de marketplace. Como o dashboard reúne todos os dados, é possível comparar o número de pedidos que você recebeu no B2W Marketplace, Walmart, CNova, Mercado Livre… e entender como é a venda de seus produtos, o público de qual canal compra mais itens que você vende, entre outras métricas. Você pode inclusive pausar as campanhas de canais com baixo índice de pedidos e centralizar seu estoque apenas naquele (ou naqueles) que venderem mais. Tudo depende de sua estratégia de venda.

Outro dado relevante que você pode coletar na análise de desempenho é a região que mais fez pedidos de seus produtos, quais produtos foram vendidos e de quais categorias. Com isso, você consegue melhorar sua estratégia de frete, por exemplo, negociando melhor com seus fornecedores e gerando ainda mais resultados onde sabe que seu potencial de vendas é maior.

É possível fazer esse controle sem usar uma integradora?

Sim: se você tiver uma equipe dedicada a coletar, analisar e comparar dados é possível fazer esse controle sem uma integradora. Em geral, esse processo costuma ser mais caro, já que envolve a contratação de determinados colaboradores que devem se dedicar, exclusivamente, para esta função.

Fora isso, o processo pode não ser tão preciso assim, já que pode envolver falha humana na coleta e isso acabará interferindo nos resultados de seu negócio. E, se sua empresa for uma startup com pouca verba e uma cartela de produtos pequena, você pode começar a coletar alguns dados manualmente e compará-los via Excel. Conforme você for crescendo e integrando seus produtos a mais marketplaces, vale avaliar a automação da gestão para focar mais em estratégias e menos no operacional.

Dicas para fazer a análise dos dados coletados

  • Separe a gestão em duas etapas: uma para a consolidação e outra para a interpretação dos dados;
  • Toda a análise precisa ser acionável, ou seja, os dados devem ser capazes de acionar uma ação sua para a melhoria do desempenho nas vendas no marketplace;
  • Considere critérios como a sazonalidade das vendas e datas comemorativas para analisar picos ou quedas bruscas no número de pedidos;
  • Muitos cancelamentos de pedidos podem indicar a necessidade de fortalecer outras formas de pagamento, melhorar prazos de entrega ou o valor do frete, conforme o caso;
  • A dúvida do consumidor em concluir o pagamento deve ser observada para identificar em que etapa o processo de compra é interrompido e quais as melhorias possíveis;
  • Baixo número de pedidos em um canal pode indicar, entre outros: que o público-alvo é incoerente com seu ramo; que as ofertas estão pouco atraentes naquele canal; que a categorização foi feita de forma errada e seus produtos não são encontrados pelo cliente.

Lembre-se:

Há muitos cenários que podem ser analisados quando você compara o desempenho entre canais. O que pode parecer um mercado desfavorável à primeira vista, pode gerar outra percepção quando você identifica um mercado consumidor muito ativo na outra ponta.

Isso ajuda você a estudar os acertos feitos no canal que tem a melhor performance e aplicá-los em cada marketplace onde você vende. Lembre-se, um parceiro irá ajudar muito nessas análises.