Como analisar a UX das páginas do seu e-commerce

por Felipe Bazon Quarta-feira, 28 de abril de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

A partir de maio, o Google medirá a experiência do usuário (UX) em uma página, por meio de 7 fatores. Além disso,  passará a utilizá-los no algoritmo de ranqueamento da pesquisa orgânica. Neste artigo você aprenderá como analisar cada um desses pontos.

Para saber mais sobre a atualização Google Page Experience leia o primeiro artigo desta série: Google Page Experience: seu e-commerce está preparado?

Segundo o Google, páginas que oferecem uma boa experiência ao usuário são seguras, rápidas, acessíveis, versáteis e interativas.

A imagem extraída do Google Search Central blog sumariza os pontos mencionados no parágrafo anterior.
sinais de experiência do usuário que irão compor o novo algoritmo do Google, o Page Experiencefonte: https://developers.google.com/search/blog/2020/11/timing-for-page-experience

Como medir a versatilidade das páginas de uma loja virtual?

Por versatilidade entendem-se a capacidade da página em se adaptar a diferentes tipos de tela. No tecniquês, se a página é mobile friendly ou não.

Para saber se uma página é mobile friendly ou não, utilize a ferramenta de teste do Google.

Entretanto, do ponto de vista do SEO é importante levar em consideração a forma como a versão mobile é construída.

  • Site Mobile: o famoso m.
  • Adaptativo: versão mobile não responsiva
  • Responsivo:  o queridinho do Google

Por que a versão mobile é tão importante?

Pelo fato de que é muito provável que sua loja virtual esteja no Mobile First Index do Google e que o Googlebot só “enxergue” suas páginas no mobile.

Na maioria das vezes, sites Mobile e adaptativos possuem déficits de otimização da versão desktop para mobile. E isso afeta diretamente o posicionamento orgânico.

Utilize essa ferramenta para testar se a versão mobile das páginas de um e-commerce é tão boa quanto a versão desktop.

Como saber se as páginas da minha loja virtual são seguras?

Para garantir uma navegação segura, você precisa de um certificado SSL, aquele que transforma o http em https e faz o cadeado aparecer na barra de navegação do seu navegador.
imagem demonstrando o cadeado de segurança na barra de navegação do navegador chrome
Além de garantir que todas as páginas estão em HTTPS, é preciso ter certeza que os recursos externos também são seguros e utilizam o SSL.

Uma das melhores ferramentas para esse tipo de análise é o Site Audit da Semrush, pois ele oferece uma visão completa sobre a segurança do site como um todo. Da validade do certificado às páginas que apontam links para páginas HTTPS.
análise de segurança HTTPS com site audit da semrush
Para complementar teste o site no Google Safe Browsing.

Como medir a acessibilidade das páginas de um e-commerce?

Do ponto de vista do SEO, a ferramenta recomendada para avaliar a acessibilidade de uma página é Lighthouse que pode ser acessado de 3 maneiras:

Para garantir uma boa acessibilidade também é necessário avaliar se a plataforma de e-commerce segue os padrões do W3C e do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines).

Como medir a velocidade das páginas de um e-commerce?

Atualmente existem várias ferramentas que medem a velocidade de carregamento de uma página. GTMetrix, WebPageTest.org e Google PageSpeed Insights são as mais populares.

Entretanto, independentemente da ferramenta, o mais importante é medir corretamente e como nosso foco é otimizar a página para chegar ao topo do Google o que importa é o tempo de carregamento de uma página em um smartphone numa conexão 3G.

Razão pela qual minha ferramenta preferida é o ChromeDev Tools. Além de permitir configurar a medição para mobile e conexão 3G os dados são de campo. Outro critério utilizado pelo nosso querido Googlebot-SmartPhone.

Agora que você já sabe como medir a UX das páginas da sua loja virtual é hora de começar a otimizar.

No terceiro e último artigo dessa série vou mostrar como otimizar a experiência do usuário nas páginas do seu e-commerce para deixá-lo preparado para a Google Page Experience Update que vem por aí em maio.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.