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Como a tecnologia pode ajudar a logística do e-commerce na pandemia

Por: Thaylon Nogueira

É Consultor de Otimização da FICO para a América Latina. Tem experiência no trabalho com soluções de Web e Analytics, sendo que já utilizou diferentes tecnologias e plataformas, principalmente Java, SQL e Javascript, além de C #, Python e NoSQL, aplicadas em diferentes áreas de negócios. É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

A pandemia do coronavírus irá trazer grandes impactos para a logística do comércio virtual. Eles podem ser sentidos de maneiras distintas por cada empresa, como dificuldade de escoamento de mercadorias devido a um certo nível de ociosidade observado, ou gargalos operacionais por conta do aumento repentino da demanda. Nesses dois cenários, seja em um processo para se determinar o nível mínimo de operação a ser mantido ou como melhor lidar com uma certa incapacidade de se atender todos os clientes num prazo satisfatório — incorrendo em uma possível escolha de priorização dos pedidos a serem atendidos —, utilizar ferramentas inteligentes que suportem a tomada de decisão é fundamental.

Ferramentas para a logística

Otimização e machine learning são técnicas que podem contribuir de forma decisiva para a logística das empresas que vendem produtos online — em especial durante essa crise atípica que estamos vivenciando. Essas tecnologias possibilitam maneiras de modelarmos as regras de negócio de um determinado problema e de um processo, e extrair uma resposta que provavelmente tem uma qualidade muito superior à que obteríamos se tentássemos realizar o mesmo exercício com outros tipos de ferramentas. Com isso, não somente podemos garantir processos mais consistentes e sustentáveis, como também sua maior transparência. E isso contribui à empresa entender os impactos e o alcance de cada decisão, muitas vezes potencializando os resultados desejados.

Além disso, é importante destacar que a automatização de processos pode gerar uma economia de tempo muito grande. Na prática, possibilita à empresa empregar seus funcionários de maneira mais inteligente e agregar mais à visão de seu negócio. Afinal, uma vez que tenha-se mapeado um problema por um modelo, fica muito mais fácil simular novos cenários e obter respostas para testes de hipóteses. Permite, inclusive, que planejadores analisem diversos aspectos antes de tomar uma decisão final — e que um operador decida rapidamente como executar uma ação de modo mais assertivo.

Conduzir de forma adequada um processo de otimização, fazendo o elo entre lojas e centros de distribuição, é cada vez mais essencial para um varejista. Isso pode alavancar ainda mais a redução de custos operacionais, seja pelo aumento do seu percentual de carga útil, alocação mais inteligente da sua frota ou, em caso de terceirizadas, da contratação mais eficiente delas. Em paralelo, também possibilita a descoberta de novas estratégias, onde IA e machine learning podem prover ideias ou sugestões de novas políticas de estoque a serem aplicadas, ou indicar quais que atualmente causam maior impacto financeiro e operacional.

Planejamento logístico

Já o planejamento da entrega é outra vertical importante em que a otimização pode atuar. De posse de informações como pedidos a serem entregues, localização dos clientes, frota disponível, restrições de acesso e horários de atendimento, pode-se elaborar todo um plano de entrega para se obter uma resposta precisa de qual a melhor maneira de se compor as cargas e quais clientes devem ser atendidos por quais veículos.

De uma maneira geral, a situação que a Covid-19 está impondo irá alavancar o processo de transformação digital das empresas. E quem não conseguir se adaptar e inovar provavelmente perderá espaço no mercado. A situação atual não vai se normalizar no curto prazo e toda a atividade econômica seguirá instável — da demanda dos consumidores até a capacidade de atendimento das empresas. Sendo assim, a aplicação de tecnologias como a otimização de recursos poderá contribuir de forma decisiva para aumentar a satisfação do cliente, trazendo um diferencial competitivo muito importante em relação aos concorrentes.