Como a inteligência artificial está transformando o setor de logística

por Anderson Benetti Quinta-feira, 26 de março de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

Você já parou para pensar como chega na tela do seu celular aquela sugestão de compra de um produto que você acabou de pesquisar? Ou quando você chega de viagem e logo vem aquela sugestão do restaurante ou comida que você gosta?

Então, por traz destas recomendações existem algoritmos que foram preparados para analisar o comportamento das pessoas durante a navegação na internet. Para os algoritmos, todas as informações são válidas: redes sociais, locais por onde você passou, estabelecimentos curtidos, etc. Todos esses dados auxiliam na criação de perfil de cada indivíduo. É a partir deste diagnóstico que a internet garante recomendações cada vez mais assertivas para cada pessoa conectada.

Até aqui sem muitas novidades. Afinal, isso é o dia a dia de empresas que desenvolvem produtos e serviços para comercio B2C.

No mundo corporativo, onde o foco das empresas está em desenvolver produtos e ofertar serviços para B2B, também tem sido cada vez mais comum o uso de sistemas inteligentes e chat bots para automação de processos, interações com clientes, uso de dados pra apoio na tomada de decisões e até mesmo tomar decisões sem interferência humana.

Logística estratégica

Em um cenário onde as compras online devem crescer entre 19% este ano, as questões logísticas não passam despercebidas — e a inteligência artificial entra como ferramenta essencial para um processo muito mais otimizado.

Por conta desta ascensão constante que o nosso e-commerce vive, manter uma excelente experiência de compra é algo determinante para o desempenho positivos das empresas. Por isso também o papel da logística passa a ser ainda mais estratégico.

Cresce então a exigência dos embarcadores pelo cumprimento dos prazos de coletas e entregas. Transportadoras e operadores logísticos estão buscando sistemas que vão além do convencional, os ajudando a gerir melhor seus ativos (veículos), e consequentemente aumentando a produtividade e ajudando a cumprir os SLA’s — compromissados com os contratantes dos serviços logísticos.

Cotidiano da logística

As questões administrativas do dia a dia dos setores de logísticas também são auxiliados todos os dias por meio de AI. Por exemplo na decisão de qual veículo e motorista irão atender determinada demanda. Essa decisão aparentemente simples, na realidade depende de uma série de informações. Como:

  • quais veículos têm capacidade em peso e volume, equipamentos, certificados;
  • qual veículo está mais próximo do local de coleta;
  • quais motoristas atendem as exigências para dirigir o veículo, disponibilidade, localização, entre outros pontos essenciais.

Toda essa análise do setor de logística pode levar horas pelo método tradicional. Todavia, com a ajuda de sistemas inteligentes pode ser realizado em segundos. Os algoritmos estão à disposição para apoiar na melhor decisão e tornar o processo muito mais eficiente.

Mais informação e comunicação

O monitoramento das operações de transporte é um desafio enorme, pois na maioria dos casos fica nas mãos do motorista informar o progresso da viagem. Como o avanço da capacidade computacional dos smartphones e ampliação da cobertura de rede 4G, 4,5G e — muito em breve — o 5G, esse monitoramento se torna muito mais eficiente a partir da coleta de dados via celular.

Com o uso de algoritmos na logística nos abastecemos de dados e, consequentemente, conseguimos prever se o progresso da viagem está em conformidade com o planejado. Podemos, inclusive, interagir com o motorista por meio de uma torre de controle ou centro de controle operacional de forma muito mais simples e dinâmica.

Estes são pequenos exemplos de como algoritmos inteligentes já vem ajudando às empresas de transporte e logística serem mais eficientes. Como pode notar, já estamos transformando negócios e digitalizando processos que até então sempre foram muito manuais. Com isso os profissionais do setor também ganham um novo rumo, e passam a assumir um papel menos operacional e ainda mais focado em gestão estratégica do business.

Mesmo com todos os avanços de AI e logística, a expectativa é de que as evoluções não parem por aqui. As plataformas que conectam oferta e demandas de serviço de transportes — que já existem com ótimas versões para o mercado — são uma parte importante no processo de digitalização do serviço de transporte. Elas passam por melhorias a cada ano, com o objetivo de atender às necessidades do setor e de todo o mercado.

Podemos então concluir que os algoritmos passaram a ter um papel decisivo em conectar a demanda de transporte com o ativo de veículos e motoristas — tornando o processo mais fluido e provendo informações das etapas do transporte para todos os participantes da cadeia de logística e transporte. Inteligência artificial já está na veia do sistema logístico!


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.