Como a inteligência artificial está impactando as vendas no comércio eletrônico

por Rodrigo Schiavini Sexta-feira, 18 de setembro de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no nosso dia a dia e com o comércio eletrônico não é diferente. Essa tecnologia tem garantido uma melhora na experiência de compra online. Isso vale tanto pela assertividade e velocidade nos processos — para lojistas e consumidores —, quanto pela capacidade de personalização dessa experiência.

A personalização é possível, porque a inteligência artificial procura imitar o funcionamento do cérebro humano em máquinas, fazendo com que respondam às interações de forma menos linear e constante.

Dessa forma, a IA une a rapidez e a agilidade das máquinas à uma inteligência semelhante à do ser humano. Ou seja, além de toda a sua eficiência e precisão, as máquinas se tornam capazes de raciocinar, aprender e deduzir. E é isso que faz com que as interações com os usuários sejam diferentes e personalizadas. Basicamente, é como faria, por exemplo, um vendedor dentro de uma loja física.

A grande diferença (e até vantagem) é que com a inteligência artificial, conhecer o perfil e os gostos do consumidor e oferecer o que é mais relevante para ele acaba se tornando ainda mais assertivo e rápido do que faria o próprio ser humano.

São muitas as aplicações da IA no e-commerce. Muitas vezes o consumidor nem percebe isso, de tão natural que é. Mas elas estão ali, melhorando a cada dia a experiência de compra dele. Conheças algumas delas.

Vitrines de recomendação autônomas

Os sistemas de recomendação mais eficientes utilizam inteligência artificial para analisar em tempo real o perfil de cada consumidor e recomendar os produtos com maiores chances de compra em vitrines de recomendação, como “Quem comprou, levou também”, “Recomendado pra você” etc.

Essa tecnologia também possibilita que as vitrines sejam autônomas. Dessa forma, são capazes de identificar a melhor posição e se organizarem sozinhas de modo automático, sem a necessidade de configurações manuais.

Além disso, o uso da inteligência artificial faz com que até as vitrines de “lançamentos” e “compre junto” sejam personalizadas para cada cliente, sendo que, normalmente, elas são fixas e mostram os mesmos produtos para todos.

Busca inteligente

Um sistema de busca inteligente, baseado em inteligência artificial, tem atributos essenciais para melhorar a experiência de compra e as vendas online, como:

  • Velocidade: mostra os resultados em milissegundos, conforme digitação.
  • Similaridade fonética: reconhece o som das letras e mostra o resultado independentemente de erros de digitação ou ortográficos.
  • Busca por cor com reconhecimento de imagem: facilita o trabalho interno da equipe, que não precisa cadastrar manualmente a cor de cada item.
  • Busca comportamental: com as análises comportamentais de navegação, a busca consegue priorizar os resultados mais relevantes para cada usuário.

A Busca por voz e a busca por imagem

A Amazon e o eBay têm seus próprios sistemas de busca inteligente, que já são capazes de realizar busca por imagem. Assim, o consumidor pode tirar uma foto ou enviar uma imagem do produto que está procurando. O eBay possui também a busca por voz, com a qual o cliente pode buscar um produto de forma simples, apenas falando ao microfone.

Essas duas características são tendências cada vez mais fortes no mercado e também uma demanda do usuário. Por isso, em breve serão uma realidade nos sistemas de busca inteligente para diversos tipos de loja virtual.

Atendimento por chatbot

Com os chatbots, o atendimento online fica muito mais rápido e personalizado, fazendo com que todo e qualquer usuário seja atendido rapidamente, sem ter que ficar esperando por horas.

Com isso, o próprio robô, muitas vezes, consegue solucionar a dúvida ou problema do cliente. Em situações mais complexas, ele identifica as informações necessárias e direciona o cliente para o setor responsável, acelerando e agilizando o atendimento.

Essas medidas impactam diretamente na experiência do consumidor e otimizam o trabalho da equipe, que pode focar em questões mais estratégicas e delicadas.

Recuperação de carrinho por e-mail marketing

A recuperação de carrinhos abandonados por meio do envio de e-mail marketing também já pode ser feita com o uso de inteligência artificial.

Nesse caso, a inteligência identifica o abandono de carrinho, coleta os dados do usuário, verifica o perfil de compra e analisa a navegação dele na loja. A partir dessas informações, é possível detectar o melhor tipo de conteúdo personalizado a ser enviado para aquele consumidor por e-mail, de modo automatizado.

A inteligência artificial é uma ferramenta cada vez mais presente no e-commerce, muito importante para elevar a experiência de compra online e, por isso, uma estratégia certeira para aumentar as vendas.

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