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Como a implementação Lean pode ajudar seu e-commerce a vender mais

Por: Guilherme da Luz

É especialista em Organic Search pela Quinstreet Brasil (Nasdaq: QNST). Com 15 anos de experiência de mercado, já trabalhou com algumas das maiores marcas que atuam online e offline, incluindo Google, Microsoft, Benetton, BBC, Avon, Heineken, Mars, Jaguar, Sotheby’s, entre outras. Tem contribuído na adaptação de campanhas publicitárias internacionais para o Brasil (Transcreation), além de estar sempre encontrando oportunidades para atrair, envolver e converter público-alvos por meio da busca orgânica. Seguroauto.org, Planodesaude.net e Emprestimo.org são alguns de seus trabalhos que se destacam no topo das pesquisas no Google, em mercados extremamente competitivos.

O Lean é uma metodologia que pode ajudar várias empresas a terem melhores resultados. Incluindo seu e-commerce, já que esse negócio, mesmo online, precisa ter um processo bem definido.

É isso que o Lean faz: trabalha um processo de gerenciamento de mudanças. Seu objetivo principal é que essas mudanças eliminem desperdícios e também aumentem a eficiência da operação.

Como resultado, seu e-commerce vai passar o mínimo de recursos possível, mas com uma eficiência menor. Assim, seus clientes vão poder contar com melhor qualidade na entrega.

O que é importante para o método Lean?

No método Lean princípios básicos, eles precisam ser bem trabalhados para que o e-commerce tenha benefícios.

Para começar, é preciso contar com o envolvimento de todos que trabalham na loja virtual. Desde os gestores até quem faz a logística de entrega. Portanto, o espírito de equipe é fundamental.

Nas empresas, as metas compartilhadas já são comuns. Porém, os setores geralmente têm suas próprias metas. Então, os colaboradores acabam por trabalhar por essa meta mais próxima, mas sem pensar muito na meta principal.

Isso pode desmotivar os indivíduos, pois não há a sensação de que sua participação é mesmo relevante. O que é ruim, uma vez que isso tende a diminuir a produtividade das pessoas e afeta os resultados.

Assim, a metodologia pressupõe que é importante criar um ambiente em que todos os colaboradores se sintam motivados. Não apenas buscando as metas predefinidas, mas entendendo que erros podem ser cometidos. Então, se eles acontecerem, não devem ser punidos, mas servir como aprendizado.

Quanto mais envolvidos os colaboradores estiverem, melhor. Assim, eles terão mais facilidade de adotar novos métodos, e vão trabalhar por uma meta comum. É algo que tende a favorecer bons resultados para qualquer negócio, incluindo seu e-commerce.

Outro dos princípios do Lean é a melhoria constante, como falamos antes. Não é porque a sua loja online tem um bom processo e resultados hoje, que esses dois aspectos não podem ser melhorados.

Portanto, mesmo quando os números finais estão atraentes, dá para parar, avaliar e pensar novas formas de fazer mais eficientes.

Como princípios desse método também podemos citar: a padronização de tarefas, a definição de um processo claro, a autonomia e a redução de tempo para executar o trabalho necessário no negócio.

Como fazer a implementação Lean no seu e-commerce?

Implementar o Lean no seu e-commerce requer alguns passos, que devem ser seguidos etapa após etapa, com cuidado e atenção. Assim, você não vai deixar nada passar e vai conseguir fazer a melhoria que espera ao adotar essa metodologia.

Para começar, você precisa entender que seu maior resultado vai ser diminuir desperdícios e custos da sua empresa. Assim, o primeiro passo para implementação do Lean é entender quais são esses desperdícios e custos que podem ser reduzidos.

Neste momento, também é essencial entender o que é importante para o seu cliente. Cortar algo que seu cliente valoriza pode trazer efeitos contrários ao que você espera.

Por exemplo: seu diferencial hoje é a entrega em até três dias úteis. Porém, esse tipo de frete é mais caro para você, e seria menos custoso aumentar o prazo de entrega. Só que o que seu cliente valoriza no seu negócio é a entrega rápida. Então, a mudança não seria uma melhoria, mas sim algo que prejudicaria a experiência do seu consumidor. Logo, não é uma alteração recomendada, concorda?

Depois de entender tudo isso, crie um plano de ação para atualizar os processos do seu e-commerce. As mudanças podem acontecer principalmente na entrega, no que chamamos de Lean Logístico.

Até porque, por ser uma loja online, seus demais processos já devem ser bem enxutos. Claro que eles também merecem uma análise, mas a logística costuma ser o mais aprimorado neste tipo de negócio.

Com as mudanças implementadas, faça a análise dos resultados e veja se as melhorias foram eficazes. Caso não, você poderá pensar em novas formas de atuar para diminuir os custos e desperdícios na sua loja virtual.