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Como a hierarquia de categorias vai aumentar seu potencial de vendas

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

O layout deve ser pensado como a arquitetura da loja virtual. Assim como ele, todo detalhe deve ser levado em conta na hora de desenvolver o seu e-commerce. A forma de categorizar os produtos da sua loja pode não ser o fator primordial ao criá-la, no entanto, deveria. A visão que seu cliente tem do e-commerce pode facilitar ou dificultar a compra. Por isso, a hierarquia de categorias deve ser elencada como estratégia.

A categoria é uma maneira de simplificar a navegação dentro do e-commerce, como um filtro de pesquisa. A categorização classifica os produtos oferecidos por uma loja virtual, norteando e ajudando o seu cliente a encontrar, mais rápido, o que procura. É fundamental pensar na categoria como uma oportunidade estratégica de comunicação online. Quando pensamos em um menu bem organizado e estratégico, devemos estar atentos à hierarquia das categorias. 

As categorias podem ser pensadas como se fossem as placas de corredores dos supermercados. O e-commerce não possui as facilidades que o ambiente físico disponibiliza, por isso, o menu deve ser intuitivo para facilitar e conduzir o seu cliente até a compra. Num supermercado, você é guiado pelos departamentos, como padaria, açougue, bebidas, produtos de limpeza, pet, entre outros. O supermercado mostra a hierarquia dos produtos de acordo com o alto ou baixo fluxo de compras, dessa forma, o consumidor sabe onde encontrar o produto de seu interesse. Diferentemente, na loja virtual, os departamentos ficam no menu, normalmente abaixo do logo e da busca.

Para facilitar a escolha do cliente, o ideal é trabalhar com a seguinte ordem: Da categoria que você mais vende pra que menos você vende, ou seja organizando de acordo com a taxa de conversão da sua loja virtual. Utilize a curva A,B,C para organizar as suas categorias.


Além de elencar de acordo com a relevância dos pedidos, como sugeri no último parágrafo, é importante acompanhar as
estratégias de SEO, que podem fazer com que sua loja seja referência no ramo. Por exemplo, para escolher os nomes das categorias, use palavras com termos mais buscados, que possuem grande número de pesquisas. Essas palavras-chave podem ser pesquisadas no Google Trends para garantir maior volume de buscas.

Existem diversas maneiras de listar as categorias da sua loja virtual. Não existe uma regra, mas existem as tendências de busca, que podem auxiliar na conversão de clientes. 

Na imagem a seguir, a loja Meu Salão utilizou uma estratégia de busca que é muito apropriada para eles: a pesquisa por marcas. Na maioria dos nichos, essa forma de categorização não funcionaria muito bem, no entanto, no segmento de cosméticos, essa estratégia se torna muito eficiente, convertendo maior volume de clientes.

Como organizar as categorias do meu e-commerce?

Além de organizar conforme os acessos e as buscas, é importante analisar as particularidades do seu ramo para nivelar as categorias do seu e-commerce. Dessa forma, atente-se ao seu público-alvo, que deve ser muito bem definido para que as outras etapas sejam bem planejadas. Este tópico leva em conta a tendência do seu cliente, por isso, pense como a sua persona deve se comportar ao entrar no seu e-commerce. Para, assim, pular para a próxima etapa.

O mapa de calor do seu e-commerce também pode ajudar na missão de elencar as categorias, pois ele entende o comportamento e as ideias do seu cliente, criando uma rota para conhecer o usuário e guiar estratégias do empreendedor. Isso ajuda a identificar as áreas atrativas e as ignoradas da sua loja. Através do mapa de calor, pode-se ver quais áreas estão recebendo muitos cliques, e as que estão em desvantagem.

A atenção do usuário tende a diminuir conforme a rolagem da página, por isso, o conteúdo mais importante deve estar no início. Organizar a hierarquia de categorias de forma atrativa para o seu cliente gera muito mais chances de conversão. A relevância de itens deve ser medida principalmente de acordo com a regularidade de procura de um produto/serviço. Lembre-se que essas são estratégias facilitadoras para achar o modelo ideal de elencar as categorias do seu e-commerce, no entanto, atente-se às especificidades encontradas na sua loja virtual.