Como a entrega rápida no e-commerce ajuda você vender mais

por Tiago Moraes Quarta-feira, 13 de outubro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

A entrega rápida no e-commerce é fundamental para que os consumidores tenham a sensação de que estão tendo uma excelente experiência de compra. E com uma experiência de compra melhor você pode fidelizar mais clientes transformando-os em fregueses.

Mas o que seria uma entrega rápida? Bem, de acordo com infográfico publicado pela Invesp, 96% dos clientes consideram que uma entrega é rápida quando a mesma é feita no mesmo dia ou em 24 horas.

As entregas feitas dentro desse prazo ou em prazos menores como em até 1 a 3 horas podem fazer uma enorme diferença para melhor no conceito que os consumidores dão à sua marca e-commerce. Pois confira em seguida alguns dados que demonstram isso.

Por que a entrega rápida no e-commerce faz a diferença?

A agilidade na entrega aumenta as chances de compra, evita abandonos de carrinho e aumenta a conversão. Os consumidores se sentem mais motivados a fazer uma compra quando um frete veloz está disponível, confira:

  • 49% dos consumidores afirmam que a entrega no mesmo dia aumenta a probabilidade deles comprarem no e-commerce (Invesp);
  • 80% dos compradores almejam a entrega de uma compra online no mesmo dia (Invesp);
  • 25% dos compradores podem abandonar um carrinho online se o envio no mesmo dia não estiver disponível (Invesp);
  • 54% dos consumidores com menos de 25 anos dizem que a principal motivação para as compras online é a entrega no mesmo dia (WalkerSands citado por Visible);
  • 62% maior é a conversão para pedidos com entrega em 1 hora quando comparada com 48 horas (Magalu citada por InfoMoney);
  • 53% dos consumidores não farão uma compra se não souberem quando ela será entregue (Narvar);
  • 41% dos consumidores estão dispostos a pagar uma taxa pela entrega no mesmo dia (PWC citada por Conveyco);
  • 24% dos compradores pagariam mais para receber seus pedidos em até 1 ou 2 horas depois da compra (PWC citada por Conveyco).

Apesar disso, só 38% dos varejistas se preocupam com a rapidez com que os consumidores esperam que seus pedidos sejam atendidos, de acordo com a Convey citada pelo ReadyCloud Suite. Bem, se você for um dos varejistas que não se preocupam com isso, espero que após ter lido estas estatísticas você tenha mudado de ideia. Continue lendo se esse for o seu caso!

Como oferecer entrega rápida na sua loja virtual

Uma das formas de se fazer entrega rápida no e-commerce é por meio do Same Day Delivery. Esse termo da Língua Inglesa significa literalmente “entrega no mesmo dia”. No Brasil, existem algumas empresas de logística que trabalham com esse conceito e você pode procura-las para terceirizar o serviço.

Outro jeito de oferecer agilidade na entrega é por meio dos motoboys ou até mesmo de ciclistas. Você pode ter a sua própria frota de motos e bicicletas para realizar esse serviço, se assim desejar. Mas se sentir que isso não é viável, então a solução é contratar empresas de frete que atuam nessas modalidades ou contratar entregadores autônomos.

Quando o frete é para outra cidade, a entrega no mesmo dia pode ficar comprometida, a menos que você tenha uma rede de lojas físicas que atuem como pequenos centros de distribuição locais. Daí, então, é possível enviar o produto a partir de cada loja ou transformar cada loja física em um ponto de retirada.

Para entregas em outras cidades também é possível contratar os serviços de entrega feitos por empresas de ônibus. Entre em contato com essas empresas a fim de saber se elas possuem serviços de entrega expressa. Conheça o planos e saiba se é possível integrá-las ao seu e-commerce. Assim, as entregas em cidades adjacentes poderão ser feitas em prazos curtos.

Além disso, o Correios conta com o serviço “SEDEX hoje”, que promete entregar no mesmo dia da postagem. Esta é a modalidade da empresa com o menor prazo de frete, mas está disponível somente para algumas localidades. O Correios conta também com o “SEDEX 10” e “SEDEX 12”, que entrega até às 10h e 12h do dia seguinte ao da postagem.

Seja como for, o frete rápido sem dúvida ajuda você a vender mais no e-commerce. Ele lhe permite conquistar novos clientes, lhe ajuda a transformar quem já é cliente em freguês e gera mais reviews positivos nas suas páginas de produtos. Isso, por sua vez, aumenta a credibilidade na sua marca, o que ajuda a sua empresa a crescer no mercado.

 

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