Como a embalagem de seus produtos pode ajudar a fidelizar os consumidores

por Lívia Freitas Quinta-feira, 09 de abril de 2015

Você já se deu conta que as embalagens são o primeiro ponto de contato físico do consumidor com o seu e-commerce? Isso significa que elas podem causar uma boa ou má impressão no primeiro encontro. Por isso, você deve usar essa oportunidade para trabalhar o seu marketing e melhorar a experiência do cliente com a sua marca.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela empresa de logística Dotcom Distribution mostrou que 52% das pessoas pensariam em comprar novamente em uma loja virtual que entrega uma embalagem Premium com os seus produtos. Outro dado interessante é que nove em 10 entrevistados disseram reutilizar caixas ou sacolas das marcas que compram e ainda 35% dos clientes revelaram já terem descoberto uma nova empresa após ver alguém utilizando embalagens dela.

Esses dados comprovam que as embalagens que você entrega aos seus compradores podem trabalhar a favor (ou contra) a proposta de valor da sua marca e ainda ser um diferencial do seu negócio em relação aos seus concorrentes. Ficou curioso para descobrir como ganhar seu e-consumidor pelas embalagens? Então continue lendo.

O que é experiência de marca pela embalagem?

Quando você passa a se preocupar com o design do pacote que vai ser entregue aos seus consumidores e deixa para trás aquela caixa de papelão marrom lisa, você cria a oportunidade de agregar valor ao seu negócio.

No mundo do comércio eletrônico, essa estratégia é importante, pois a sua loja virtual não tem nenhum contato físico com os clientes até o momento da entrega. Ao contrário de um comércio na vida real que tem diversas ferramentas para impressionar e ganhar o cliente de seus competidores.

Qualquer chance de agradar e surpreender o comprador é válida para destacar sua marca no seu segmento. Além disso, essa iniciativa ajuda na fidelização dos consumidores que vão se sentir especiais, consequentemente você conseguirá economizar com os esforços para conquistar novos clientes, pois terá uma renda sustentável.

A mesma pesquisa da Dotcom Distribution encontrou outro dado relevante sobre as embalagens na divulgação da sua marca. Segundo o estudo, quatro em cada 10 consumidores compartilhariam uma foto da embalagem Premium nas redes sociais. O que significa uma excelente exposição da sua marca sem precisar investir nenhum dinheiro.

Como surpreender pela embalagem?

Para você não perder essa oportunidade de contato valiosa com o seu consumidor, listamos três dicas que vão ajudar a transformar a experiência do cliente com a embalagem inesquecível.

1 – Invista no design

Você não precisa investir muita grana para garantir um pacote especial. Adicione um desenho junto com o logo da sua marca na parte exterior ou aposte em cores, tudo vai depender do seu segmento de atuação. É possível ainda usar a criatividade e tentar sair do formato padrão quadrado.

Se você tiver um orçamento mais flexível, procure embalagens que tenham um material de acabamento melhor e que, claro, garantam a proteção dos itens durante o deslocamento.

Preocupe-se também com a aparência dos produtos que vão dentro, você pode organizá-los de forma elegante com um papel de proteção mais refinado. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica.

2 – Dê um toque pessoal

Como dissemos anteriormente, as embalagens como ferramenta de marketing podem ajudar as suas vendas e fidelizar consumidores. Por isso é importante que você as deixe com um toque personalizado para cada cliente.

Sabemos que muitas vezes com tantos pedidos fica difícil encontrar tempo, sendo assim você pode oferecer o “mimo” apenas àqueles consumidores que fazem parte de um Programa de Vantagens, por exemplo.

Mas considere a possibilidade de adicionar um cartão escrito à mão direcionado ao consumidor, você pode agradecer pela compra, dizer que ele pode encontrar dicas de como aproveitar ao máximo o produto em seu site e assinar.

Outra forma de surpreender seu consumidor é inserir um elemento surpresa, pode ser uma lembrancinha, uma amostra grátis, um bombom ou qualquer coisa que seja relevante para o seu público. Aproveite esse contato também para informar sobre novidades e produtos complementares ao que ele comprou.

3 – Seja sustentável

Uma ótima forma de incentivar que as pessoas usem sua embalagem para outros fins e divulguem assim a sua marca é optar por um material reciclável e que possa ser reutilizado. Voltando à pesquisa da Dotcom Distribution, 63% dos consumidores disseram que as embalagens dos comerciantes serem sustentáveis é muito importante.

Se você nunca pensou em investir em suas embalagens, aproveite esses dados e dicas para começar agora e fidelizar, assim, mais clientes.

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