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Como a conciliação de meios de pagamento afetam seu negócio?

Por: Giulia Fischer

É formada em Propaganda e Marketing, com cursos na área de produção de marketing de conteúdo Analista de Marketing do TrackCash.

Atualmente é impossível imaginar o mundo de pagamentos sem os cartões de crédito. Afinal, os meios de pagamento revolucionaram e impulsionaram o mundo do e-commerce.

O estabelecimento que oferece várias opções de pagamento garante aos clientes poder de compra — e, de quebra, aumenta a possibilidade de lucrar mais ainda com seu negócio.

Segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o mercado de meios de pagamento movimentou cerca de R$416 bilhões e cresceu por volta de 17% no ano de 2019.

Com esse crescimento, a necessidade de controlar esses dados e de realizar análises se torna ainda mais importante. Por isso, vou explicar neste artigo quais as vantagens da conciliação de meios de pagamento.

Por que conciliar meios de pagamento?

Com a conciliação de cartões, o processo de controle de cobranças indevidas ou compras fraudulentas é mais efetivo. Neste caso, permite que eventuais operações indevidas sejam descobertas em menos tempo, minimizando (ou mesmo revertendo) os prejuízos financeiros.

Também é normal encontrar casos de cancelamento de alguma compra que já foi entregue. Por isso, conhecer suas taxas de chargebacks e entender por que eles ocorrem é fundamental para tomar medidas que reduzam o problema.

Conforme o volume de venda aumenta, a conciliação manual se torna cada vez mais impraticável. Por isso vale utilizar um sistema de conciliação de cartão para automatizar todos esses processos. Lembro ainda que ele é capaz de identificar eventuais divergências de forma imediata.

Também há taxas que são cobradas de forma diferente, bem como valores e datas que variam de acordo com cada caso. Com um sistema automatizado, toda e qualquer transação de antecipação passa a ser conferida de forma automática, assim como números relacionados (taxas e datas).

A conciliação de crédito é capaz de confrontar e auditar todos os problemas com precisão. Quando o processo de controle financeiro é realizado manualmente, são recorrentes as falhas humanas nos relatórios de conferência das vendas com cartão.

Dessa forma, sua empresa mantém o controle real de todos os dados relacionados a sua operação de meios de pagamento, o que é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.

Também é essencial para o controle dos chargebacks. É uma ocorrência corriqueira quando falamos de vendas por cartão ou vouchers. Ter uma plataforma onde todos esses detalhes são compilados te ajuda a manter controle de seu financeiro.

Além de chargebacks, os cancelamentos podem atrapalhar muito sua operação. Afinal, trata-se de um dos fatores que podem indicar fraude em sua empresa. Isso, sem falar que também pode impactar significativamente os lucros de sua empresa caso não seja bem conciliado.

Outro ponto importante são as cobranças indevidas que podem acontecer por parte de adquirentes, seja por mudanças inesperadas em seus valores ou pela cobrança intencional de taxas abusivas.

Ao conciliar as compras dos clientes com as várias adquirentes de cartões, a automatização permite que os valores sejam certificados nos respectivos lançamentos do fluxo de caixa. Ou seja, a empresa terá acesso às datas informadas para o recebimento, que serão indicadas pelo adquirente. Consequentemente, isso contribui para uma visão mais ampla do gestor sobre o que entra e o que sai do negócio.