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E-commerce assistido: experiência de verdade em empresas digitais

Por: Felipe Martins

É especialista em E-commerce, Negócios Digitais e Marketing Digital. Ex-CEO da Dotstore, plataforma de e-commerce e fundador da Boigy, agência de marketing e tecnologia. Há mais de 20 anos ajuda pequenas e médias empresas a venderem pela internet lucrando, juntas, + de R$ 1 Bilhão.

Ter uma experiência de compra nada mais é do que vivenciar o consumo através dos sentidos existentes no ser humano. O e-commerce tem buscado esta qualidade de diversas formas, como no design, na apresentação e descrição dos produtos e mesmo no relacionamento através de e-mails.

De qualquer forma, o que mais aproxima o cliente a um atendimento personalizado e que desperte sensações únicas dentro do comércio eletrônico é o chat online. Mas, tudo indica que não será assim por muito tempo.

O evento Shop.org 2013 trouxe novos conceitos e tendências em relação ao varejo virtual e uma delas é justamente relacionada à experiência do cliente: o e-commerce assistido, já praticado por algumas empresas digitais americanas.

O e-commerce assistido consiste na assistência ao cliente, ao vivo, de um vendedor ou mesmo de um especialista no assunto. Isso pode ocorrer via webcam e o contato do cliente com a loja é direto e, com certeza, diminui qualquer tipo de ruído que possa haver na comunicação entre apenas o cliente e a interface.

Esta mudança pode ser muito construtiva para as lojas virtuais que pretendem aperfeiçoar seus serviços e se aproximar dos clientes. Este atendimento deve ser opcional, não abolindo a personalidade independente de um e-consumidor, e ainda soluciona alguns problemas como: não ter tempo para escolher e não ter certeza de qual escolher.

Começar com um especialista sobre os produtos no chat já é um bom início para as lojas virtuais que estão sempre em busca de inovação e de agradar seus clientes, que gostam de ver mudanças, inovações e experimentar novos serviços. Além disso, a proximidade entre experiências físicas e virtuais é muito positiva para o comércio, que consegue integrar o que há de melhor nas duas situações.