O comércio eletrônico em épocas festivas: 6 dicas para aumentar a receita

por Burc Tanir Terça-feira, 18 de junho de 2019   Tempo de leitura: 12 minutos

Para os proprietários de lojas de comércio eletrônico, as épocas festivas não são apenas um período para descansar, passar tempo com a família e desfrutar das festividades. Este é o momento ideal para aumentar a receita e fazer lucro com a gestão de receita e planejamento.

Mas para fazer isso você precisa garantir que entende as complexidades de vender seus produtos durante as épocas festivas e as táticas que você pode usar para aumentar a sua chance de sucesso.

Neste artigo, vamos abordar 6 estratégias diferentes para aumentar sua receita durante as épocas festivas.

Ofereça promoções específicas da época festiva

O que as épocas festivas têm de especial é que todo o mundo está procurando por uma promoção específica. As pessoas estão prontas para gastar dinheiro, sim. Mas, ao mesmo tempo, elas também estão interessadas em procurar promoções específicas.

Quando se trata de preparar seus detalhes específicos da época festiva, é importante se antecipar. Você pode optar por escrever todos os seus emails previamente. Assim, quando estiver prestes a lançar sua campanha, tudo estará pronto e você poderá automatizar todo o processo.

Este kit de época festiva é de edição limitada e chama-se “Holiday Kit” e serve para informar o cliente que, quando acabar, acabou. Se você é um grande fã da marca Velour, provavelmente desejaria deitar as mãos a esse artigo de edição limitada.

Pense no tipo de cliente que você está segmentando em cada época festiva

Cada época festiva geralmente tem um tipo específico de cliente associado que está interessado em fazer compras. Por exemplo, se você estiver vendendo produtos na altura do Hanukkah, é mais provável que seus clientes sejam judeus.

Da mesma maneira, se você estiver criando campanhas no Dia dos Namorados, provavelmente seus clientes sejam pessoas que estão em relacionamentos. Cada época festiva tem suas próprias nuances e temas especiais.

Pense no feriado específico que você está tentando segmentar e considere os elementos especiais que você pode empregar para incentivar as pessoas a comprar.

Um ótimo exemplo é a Chubbies e suas ofertas da Cyber Monday. Agora, quando você pensa nas ofertas da Cyber Monday, na maioria das vezes, você pensa em pessoas que recebem ótimas promoções com produtos eletrônicos, como televisores, aparelhos de som etc.

No entanto, isso não significa que os vendedores de comércio eletrônico no espaço do vestuário também não possam fazer suas promoções.

A Chubbies tirou proveito do marketing para posicionar o lançamento de seu produto como “thighber Mondays”. Esse jogo de palavras inteligente não é apenas um uso engraçado de cópia, mas mostra que a marca conhece seus clientes e tem prazer em oferecer boas promoções durante as épocas festivas.

Facilite a compra

Se os seus clientes não conseguirem localizar, escolher e comprar seus produtos facilmente, é pouco provável que gastem dinheiro em sua loja. É por isso que, agora mais do que nunca, durante essas épocas festivas, é extremamente importante pensar nas maneiras de reduzir a compra para aumentar as chances de compra.

Pense na Black Friday, por exemplo. Nesse período, os clientes estão buscando ativamente promoções ótimas. Seu trabalho consiste em canalizar o maior número possível de clientes para sua loja e aumentar o número de conversões quando as pessoas acessam sua loja.

Você pode facilitar o trabalho aos clientes oferecendo frete grátis em todos os pedidos sem compra mínima. Ou talvez você possa trabalhar na noção de urgência e escassez. O uso de frases como “quando acabarem, acabam mesmo” ou “apenas X artigos restantes” incentiva os compradores a arriscar e comprar o artigo em que estão pensando.

Em sua campanha de Dia das Bruxas, a Koala usou um temporizador para informar os clientes do tempo que dispunham para tomar uma decisão.

Não temos acesso aos seus dados de vendas, mas seria interessante ver quantas vendas apressadas ocorreram pouco antes de o cronômetro terminar. Especialmente se você comercializar isso como uma oferta da Blick Friday, os clientes irão se questionar se alguma vez mais terão acesso a uma promoção tão boa.

Não esqueça o frete e os tempos de entrega

Talvez você esteja procurando uma maneira de aborrecer todos os seus clientes…Não receie, nós temos uma solução!

  • Passo um: Publicite previamente produtos legais e incríveis para uma época festiva nova
  • Passo dois: Não informe seus clientes sobre a última data que eles têm para fazer a encomenda
  • Passo três: Nenhuma das encomendas chega a tempo e seus clientes começam a ficar frustrados (provavelmente irados).

Isso é provavelmente algo que você deseja evitar, por isso saiba como proceder.

Contabilize seus próprios custos de frete e prazos e, em seguida, reitere-os aos seus clientes.

Coloque banners em todo o seu site dizendo: “Encomende antes da data X para receber sua encomenda por volta da data X”.

O que você não quer é que os clientes voltem para dizer para você: “Eu não sabia que havia uma data limite”. Ou pior: “Tentei procurar uma data limite, mas não a consegui encontrar”.

Por isso, coloque a data em sua página inicial, em sua página de categoria de época festiva e em sua página de finalização da compra.

A Asos tem uma página específica dedicada a informar seus clientes sobre os prazos de frete e entrega durante o Natal. Assim, se você comprar seus presentes antecipadamente e precisar de os devolver, não irá receber a mensagem “a data de devolução expirou”.

Mais uma vez, isso mostra que a Asos entende seus clientes e sabe que alguns podem querer comprar vestuário de Natal de suas lojas mais cedo e, se não servirem, ainda podem obter um reembolso total.

Use dados históricos

A melhor maneira de prever o futuro é olhar para o passado. As suas vendas em tempos de festividades não são diferentes. Se você realmente desejar conhecer os tipos de preços usados para vender seus produtos no passado, considere usar um aplicativo de rastreio de preços competitivos em sua loja.

Não só você pode analisar seus próprios preços, como você pode acompanhar os preços da concorrência. Não esqueça de usar uma ferramenta de comparação de preços de produtos.

Isso coloca você em uma posição realmente privilegiada, já que você pode prever a melhor maneira possível de atribuir preços a seus produtos para garantir que obtenha lucro suficiente durante esses períodos de grandes volumes de vendas.

Não esqueça que a maioria das épocas festivas servem para oferecer presentes – o mesmo se aplica a você

Quando se trata de épocas festivas, o que é que todas têm em comum?

Em sua essência, todas servem para oferecer, em vez de receber. É por isso que as pessoas dispendem tanto tempo (e dinheiro) procurando os presentes perfeitos para oferecer.

Mas essa natureza não deve se aplicar apenas aos clientes. Como varejistas de comércio eletrônico, você precisa dar a entender que está também oferecendo.

Leia também: Estudo mostra comportamento de consumidores em datas comemorativas

Você pode oferecer de várias maneiras. No exemplo acima, a Thursday boots decidiu oferecer $ 20 para caridade por cada par de botas que venderam durante o período da Black Friday. Essa é uma ótima maneira de ajudar os clientes a entender que as compras que estão fazendo  não são egoístas, mas na verdade dão retorno à comunidade.

Alternativamente, você também pode tirar proveito do fato de os clientes gostarem de receber coisas grátis de sua parte, portanto você pode oferecer o frete ou talvez um presente grátis por cada compra.

Seja qual for a abordagem usada, garanta que informa seus clientes através do uso de marketing inteligente em seu site. Lembre-se, se eles não tiverem conhecimento de suas ofertas da época festiva, como irão eles tirar o melhor proveito das mesmas?

Feliz época festiva de comércio eletrônico

As épocas festivas são um momento para os proprietários de comércio eletrônico em todo o mundo aumentarem suas vendas. No entanto, sem as dicas certas, você não conseguirá fazer vendas, irá incomodar seus clientes ou ficar com estoque ilimitado por vender.

Siga as dicas listadas acima para melhorar ainda mais a sua estratégia com um software de otimização de preços para garantir que as épocas festivas sejam um período próspero para você, seus clientes e suas relações!

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