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Vai começar um e-commerce? Você precisa saber disso primeiro

Por: Natanael Pantoja

Filho de professores, amo ensinar o que tenho aprendido nesses 15 anos de trabalho no mundo digital. Background de programador, front de negócios. Ajudo empresas a entender o que é essa tal de jornada de transformação digital, combinando tecnologia e estratégia. Atualmente, Executivo de Contas na Salesforce.

O que devo saber antes de começar um e-commerce? Essa é a pergunta que mais ouço de pequenos e médios negócios no meu dia a dia. O que uma pequena/média empresa tem que saber antes de iniciar uma loja online?

Aqui vão algumas dicas:

1 — Comece pelo seu catálogo

Antes de começar um e-commerce, pense no que vai vender. Você precisa entender a diferença de catálogo de uma loja física para uma loja online. Na loja online, seu vendedor é a página de detalhes do seu produto.

Leia também: Estratégias para conquistar uma boa gestão de catálogo de produtos

Dentro de catálogo existem alguns pontos que merecem destaque. Eles são a base de qualquer catálogo e podem variar de plataforma para plataforma. Na grande maioria delas, você terá o necessário para fazer boas vendas.

Imagens

São importantíssimas na sua indexação.

Existem padrões de imagens (tamanho, por exemplo 1000 x 1000 px) que você precisa entender para não errar quando quiser colocar seus produtos em um marketplace ou no Google Shop.

Variância

Uma camisa poder ser P, M ou G. A maioria das plataformas trabalha bem com variância e isso influencia tanto a indexação, quando a pesquisa do seu site. Tem empresas que decidem tratar a camisa P como um SKU (Código do Produto) e M como outro SKU. As plataformas mais robustas tratam a variância das duas formas e conseguem trabalhar com os dois modelos ao mesmo tempo. Entender o que é variância é importante para a definição de um catálogo.

Conteúdo

Todo catálogo de produto é composto por imagens, características do produto e o conteúdo. O conteúdo é a explicação do que você vai cobrar. Sempre digo que, na internet, não tem um vendedor para falar com o seu cliente.

Ter um descritivo assertivo, então, é fundamental. Se seu cliente tiver dúvida no que está comprando, ele vai abandonar a loja e dificilmente vai voltar. Invista (gaste tempo mesmo) em um bom conteúdo com todas as informações possíveis sobre seu produto.

Categoria

A categoria vai dividir seus produtos em áreas dentro do seu e-commerce. Mas a categoria não serve somente para isso. Ela é a base de uma integração do seu catálogo com o marketplace. Você vai precisar combinar suas categorias com as categorias dos marketplaces. Então, pense nisso logo no início.

2 — Meio de Pagamento

Lembre-se que na internet você vai precisar de uma “maquininha” igual na sua loja física. A diferença é que no mundo online você precisa de um antifraude. Não se vive na internet sem checar as fraudes que podem acontecer.

A maioria dos meios de pagamento já tem essa checagem, mas com isso as taxas vão ser bem diferentes dos acordos que a maioria dos lojistas têm com seus provedores de máquina de cartão de crédito. Com a evolução do seu negócio online, você pode pensar em ter integração com seu banco e um serviço antifraude. Uma solução como essa faz sentido quando você começa a ter um volume considerável de vendas e precisa melhorar a sua margem.

3 — Processo de Checkout (Checkout Process)

O processo de checkout é o processo que antecede o momento que o seu cliente vai clicar em comprar. Porque isso é importante antes de começar um e-commerce? É nesse momento que você vai coletar as informações para emissão de nota fiscal e algum consentimento, caso seja necessário.

Aqui fica o alerta: algumas plataformas estrangeiras, que não estão preparadas para o mercado brasileiro, podem exigir modificações nessa tela. Dessa forma, você corre o risco de atrasar seu projeto e aumentar o custo do lançamento da sua loja online.

4 — Processo de preenchimento do pedido (Fulfilment Process)

Esse é um processo extremamente importante para começar um e-commerce. Ele define o que precisa ser feito do momento da compra até o momento da entrega. Ele vai ser o processo que vai atualizar o rastreio do seu pedido. Aqui eu enfatizo apenas uma coisa: quanto mais pedidos você terá, mais automatizado esse processo tem que ser, se não você correrá o risco de não conseguir atender todos os pedidos e de deixar seu cliente sem as informações necessárias. Na internet, cliente sem informação não volta e ainda vai fazer reclamações.

5 — Processo de Cancelamento do pedido

Na lei do Brasil, qualquer cliente pode cancelar um pedido que não saiu para entrega. O processo de cancelamento deve estar habilitado até o momento que você altera o status do pedido para “em trânsito”.

6 — Processo de devolução do pedido

Seu cliente também tem o direito de devolver o produto com o prazo de 1 semana, contando do dia do recebimento. Os custos de devolução devem ser arcados pelo vendedor. Esse processo só estará habilitado quando o pedido já tiver sido entregue. O cliente não pode pedir uma devolução de algo que está “em trânsito”.

7 — Política de Privacidade e Política de Segurança

Muita gente não se preocupa com isso no momento que está pensando em colocar uma loja online, mas privacidade e segurança se tornaram lei e devem ser encarados com muito rigor. Dúvidas em relação a essa lei? Procure entender o que significa (LGPD — Lei geral de proteção de dados). Se você não entender o impacto dessa lei na sua automação de marketing, você poderá ter problemas bem sérios.

8 — Layout da Loja

Ouço muita gente investindo bastante no layout da loja. Esse deveria ser o menor dos esforços quando se está pensando em entrar na internet. A maioria das plataformas já tem layouts prontos que não necessitam de nenhuma mudança. Foque nos processos que você tem que seguir, e quando tudo estiver funcionando bem, volte para o layout e garanta que na sua loja tem uma navegação amigável, onde o consumidor encontra facilmente o produto que procura.

Lembre-se que, na internet, existem duas formas de dar errado: começar um e-commerce e não vender nada ou entrar online, vender muito e não ter como atender. Bons negócios!