Acesso rápido

Porque os clubes de assinatura estão revolucionando o e-commerce?

por Vitoria Valentim Quarta-feira, 12 de setembro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Os clubes de assinatura são um modelo de negócio que atuam no comércio de produtos ou serviços de forma recorrente. No caso, os clientes interessados podem assinar mensalmente, semestralmente ou anualmente pelos produtos ou serviços. Este modelo funciona para diversos segmentos, como cosméticos, comidas, bebidas, higiene e muitos outros.

Apesar da recente ascensão dos clubes de assinatura, esse modelo de negócio já podia ser visto anteriormente em jornais e/ou revistas, onde pagava-se mensalmente para receber (diariamente) os jornais em casa. Então, qual poderia ser o motivo do reaparecimento dos clubes de assinatura?

Fato é que os clubes de assinatura estão revolucionando o e-commerce. Nos Estados Unidos, por exemplo, já existe um mercado maduro e no último ano no Brasil houve um faturamento de cerca de 400 milhões (segundo O Globo). Os clubes de assinatura unem curadoria de conteúdo, preços especiais — algumas vezes abaixo do que é visto no varejo — e a comodidade de recebê-los em casa.

Vejamos alguns exemplos na prática:

Gazeta

Podemos dizer que é o “modelo Netflix” chegando à imprensa brasileira. Trata-se de um clube de assinatura mensal dos conteúdos Gazeta Online, onde o assinante conta com 3 tipos de planos e os preços variam entre R$ 1,00 e R$ 5,99 nos três primeiros meses. Os planos podem contar com acesso digital à revista Gazeta, Newsletter, Clube do Assinante (que proporciona descontos em redes parceiras) e revistas especiais, dependendo do plano escolhido.

Pets do Bem

O Pets do Bem é um clube de assinatura para pets no qual você pode comprar ração, petiscos e acessórios para seu bichinho com a periodicidade que preferir. Além disso, a cada 10 kg de ração, 1 kg é doado para cães e gatos em ONGs de proteção animal. Os preços variam de acordo com cada pedido e sua frequência.

Fora da Caixola

Diferente das empresas tradicionais, o Fora da Caixola inova com produtos da Faber Castell. É um Clube de Assinaturas que tem como foco o desenvolvimento da criatividade infantil. São disponibilizados três tipos diferentes de planos (com preços que variam de R$ 59,90 a R$ 69,90 por mês). E os kits são entregues da seguinte forma: frete grátis + prazo de 20 a 25 dias na primeira entrega e, a partir do segundo kit, com uma periodicidade mensal.

BoxViva

A partir da aplicação da conveniência no recente e promissor mercado de alimentação saudável, o BoxViva é um clube de assinaturas que oferta diversos produtos saudáveis nas suas caixinhas. Estes são disponibilizadas em dois tamanhos e preços diferentes (que variam de R$59,90 a R$79,90 por mês). No plano mais barato, a caixa contém de 8 a 12 produtos, enquanto que no plano mais caro a caixa contém de 12 a 18 produtos. Independentemente do pacote escolhido, as caixas são entregues mensalmente para o assinante.

Como observamos, há diversos segmentos que podem ser explorados para criar um Clube de Assinatura, que pode ser criado até mesmo a partir de um e-commerce já existente. Sendo assim, essa modalidade pode ser uma forma de complementar o faturamento utilizando de forma positiva a fidelidade do consumidor pela marca.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.