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Como anda o ciclo de vida do seu cliente das redes sociais?

Por: Nayara Mendes

Nayara Mendes é publicitária de formação e coordenadora de marketing do Bling. Em mais de 10 anos atuando na área de marketing e tecnologia, Nayara passou por diversos desafios e cargos, inclusive palestrando e prestando consultoria para mais de 500 empreendedores de todo Brasil. Apesar disso, ela nunca deixou de ter tempo para continuar aprendendo e se especializando em diferentes áreas como PNL, linguagem de programação e desenvolvimento de produto em busca de agregar mais conhecimentos a sua caixa de ferramentas pessoal.

A jornada de consumo online começa bem antes da finalização de compra. Os consumidores de e-commerce têm por característica pesquisar os produtos, procurar conhecer os canais de venda e analisar as vantagens de cada canal antes de realizar a compra em si.

Neste artigo, vamos entender como construir estratégias eficazes para as etapas de relacionamento entre empresas e clientes na jornada de consumo online. Confira!

Entenda como construir estratégias eficazes para as etapas de relacionamento entre empresas e clientes na jornada de consumo online.

O que é o ciclo de vida do cliente?

O ciclo de vida do cliente online vai desde a segmentação da loja, a aquisição do produto, a rentabilização do processo de venda, a retenção do cliente até a estratégia de recuperação desse consumidor.

O ciclo de vida não olha somente para a jornada de consumo, mas sim para todo o processo. Nas redes sociais, esse ciclo também pode ser observado a fim de entender como o seu produto está sendo apresentado de modo a manter esse cliente próximo em uma possível nova aquisição.

Além da venda

Como citado, o ciclo de vida online analisa não somente o processo da venda, mas também como o cliente chegou ao seu produto e como é possível oferecer uma nova compra para manter o cliente ativo. Nas redes sociais, através do marketing de conteúdo, é possível atingir os seguidores com novidades, promoções e atrativos para novas compras, mas são necessárias boas estratégias, oferecendo valor real e preocupação com o sucesso do cliente, mostrando como aquele produto oferece vantagens ao seu dia a dia e gerar experiências genuínas.

<p>O cliente não procura somente o preço quando está em busca de um produto para comprar. Ele busca também conhecer os valores da marca, as possibilidades que aquele produto trará para a sua vida e espera receber atenção do lojista, recebendo novidades e sendo impactado por conteúdos e anúncios.

Estratégias para manter um bom ciclo de vida do cliente

O lojista deve estar atento ao ciclo de vida do seu cliente nas redes sociais criando estratégia de atendimento, seja por chat ou contato aberto, otimizando a experiência do cliente quando está consumindo conteúdo online e buscando compras. Ou seja, algumas estratégias são fundamentais nesse caminho:

  • bom atendimento;
  • conteúdo relevante e de qualidade;
  • relacionamento constante (redes sociais, e-mail marketing, cupom de desconto, entre outras).

Experiência de compra integrada

A retenção de clientes é um processo complexo para o lojista, mas que quando acontece gera uma receita maior ao negócio, e mais chances de esse mesmo cliente ser um disseminador de informações e ajudar a conquistar novos clientes.

Contar com uma gestão integrada oferece uma melhor experiência de compra ao cliente, agilizando o processo da venda e da entrega. Através de um ERP é possível integrar o catálogo de produtos ao Facebook e gerenciar as vendas com mais facilidade, dando ao cliente a possibilidade de realizar a compra diretamente pela rede social.

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